Delicioso arroz com frango e verduras

Esta deliciosa receita de arroz com frango e verduras mostra como preparar um prato completo, delicioso e perfeito para uma dieta saudável. Siga estas orientações e experimente!

Este prato de arroz com frango e verduras integra vários dos alimentos recomendados em uma dieta saudável e equilibrada. Por isso, é perfeito para degustar a qualquer momento e, além disso, é extremamente fácil de preparar.

Além disso, esta receita de arroz é uma das mais comuns nas cozinhas da Espanha e da América Latina, por isso é um alimento muito popular que tende a se personalizar de acordo com as preferências de cada casa. Nesteprato sempre conseguimos combinar muito bem as proteínas vegetais e animais. 

Ingredientes do arroz com frango e verduras

O preparo deste prato não é muito diferente de uma paella espanhola, ainda que conte com outros ingredientes. Quando chegarmos na preparação, você notará as semelhanças e as diferenças com detalhes. Agora, com relação aos ingredientes, precisaremos das seguintes quantidades:

  • 2 tomates (80 g).
  • Azeite de oliva.
  • 1 cebola (60 g).
  • Sal e pimenta-do-reino.
  • 1 xícara de arroz (240 g).
  • 2 dentes de alho (6 g).
  • 3 peitos de frango (300 g).
  • 1 xícara de ervilhas (150 g).
  • 5 fios de açafrão (1 g).
  • 1/2 pimentão verde ou vermelho (40 g).
  • 1 tablete de caldo de frango.
Tomates lavados

Modo de Preparo

Preparo das verduras

Na hora de preparar nosso arroz com frango e verduras, primeiramente devemos colocar um pouco de azeite para aquecer em fogo médio em uma panela que seja bastante larga. Enquanto o azeite esquenta, pique a cebola, os pimentões e os dentes de alho em pedaços bastante pequenos e jogue-os sobre o azeite.

Depois de refogar levemente estes ingredientes, acrescente uma pitada de sal e pimenta a gosto e mexa toda a mistura durante uns 5 minutos. As verduras ficarão prontas quando estiverem bastante macias, a ponto de serem cortadas com uma colher de madeira sem exercer muita força.

Leia também: Receita de arroz chinês com frango e mel

Preparação do frango

Em uma tábua, corte os peitos de frango em pedaços pequenos ou em tiras finas e, uma vez prontas as verduras, adicione o frango na panela. De acordo com o gosto de cada um, também poderemos usar coxas de frango ao invés de peito, separando cuidadosamente a carne do osso para aproveitá-la ao máximo.

Peitos de frango

Quando adicionar o frango sobre as verduras, aumente a chama do fogo levemente, sem deixar que chegue ao máximo, e siga cozinhando e mexendo durante uns 5 minutos. Esse passo estará pronto quando o frango adquirir uma certa cor, sem chegar a ser desfazer por completo.

Enquanto isso, descasque os tomates e corte-os em pedaços pequenos, assim como o restante das verduras. Assim que o frango tiver alcançado seu ponto, adicione o tomate na mistura e continue mexendo durante outros 5 minutos.

Preparo do arroz

Em uma panela a parte, coloque água para ferver e, assim que começar, adicione o arroz junto com o tablete de caldo. Deixe que o arroz cozinhe durante alguns minutos, sem que chegue a ficar muito macio. Uns 4 ou 5 minutos devem bastar.

Depois desse tempo, será o momento de escorrer o arroz e colocá-lo na mistura de frango e verduras. Devemos continuar mexendo e integrando bem todos os componentes em uma mistura homogênea.

Junto com o arroz, adicione os fios de açafrão para dar um toque de distinção no sabor e na cor do prato. No caso de não ter o açafrão, outra opção é usar corante alimentar, ainda que as tonalidades finais do prato não sejam as mesmas.

Depois do arroz, coloque as ervilhas na mistura e adicione sal e pimenta a gosto. O caldo desta mistura terá um sabor intenso, muito agradável, e permitirá que o arroz absorva todo o sabor do resto dos ingredientes. Por isso, é importante não exagerar no sal.

Finalização da receita

Para terminar a receita, mexa toda a mistura durante uns dois minutos, de modo que tanto o frango quanto o arroz terminem de cozinhar. Para aumentar ainda mais o sabor, podemos adicionar algumas colheres do caldo no qual cozinhamos o arroz, deixando ferver depois e reduzir até o ponto desejado, de acordo com a nossa preferência ao fazer arroz, com mais ou menos caldo.

Assim que o arroz tiver absorvido o caldo, desligue o fogo. Com um pano limpo, cubra a panela e deixe repousar durante 5 minutos. Dessa forma, nos asseguraremos de que o arroz tenha um sabor agradável e esteja “ao dente”.

Com esta receita, podemos preparar arroz com frango e verduras para umas 3 ou 4 pessoas. Será um prato muito completo, próprio da cozinha tradicional e com um sabor delicioso. 

Categorias: Receitas Tags:
Recomendados para você