Delicioso arroz com frango e vegetais

Essa deliciosa receita de arroz com frango e verduras mostra como preparar um prato completo, delicioso e perfeito para uma dieta saudável. Siga as dicas!
Delicioso arroz com frango e vegetais

Última atualização: 11 Janeiro, 2021

Esse prato de arroz com frango e vegetais inclui vários dos alimentos recomendados em uma dieta saudável e equilibrada. Por isso, é perfeito para saborear a qualquer momento e, além disso, é extremamente fácil de preparar.

Além disso, essa receita de arroz é uma das mais comuns nas cozinhas da Espanha e da América Latina. Por isso, é um alimento muito popular que tende a ser personalizado de acordo com as preferências de cada lar. No entanto, nesse prato sempre conseguimos combinar muito bem as proteínas vegetais e animais. 

Receita de arroz com frango e vegetais

Tanto o frango como os vegetais e o arroz são alimentos inevitáveis nos planos alimentares. O frango é uma fonte interessante de proteína e, conforme compilado por um estudo publicado na Food & Nutrition Research, também contém vitaminas, minerais e outros nutrientes essenciais.

Por outro lado, os vegetais foram listados como parte dos alimentos mais saudáveis. Como destaca uma publicação através da revista médica Advances in Nutrition, são uma importante fonte de fibras alimentares, vitaminas, minerais, fitoquímicos, proteínas e carboidratos que favorecem a prevenção de doenças.

O preparo desse prato não é muito diferente da paella espanhola, embora use outros ingredientes. Quando chegarmos ao modo de preparo, você vai notar as semelhanças e diferenças em detalhes. Agora, quanto aos ingredientes, precisaremos das seguintes quantidades:

  • 2 tomates (80 g).
  • Azeite de oliva.
  • 1 cebola (60 g).
  • Sal e pimenta-do-reino.
  • 1 xícara de arroz (240 g).
  • 2 dentes de alho (6 g).
  • 3 peitos de frango (300 g).
  • 1 xícara de ervilhas (150 g).
  • 5 fios de açafrão (1 g).
  • 1/2 pimentão verde ou vermelho (40 g).
  • 1 tablete de caldo de frango.

Modo de Preparo

Preparo das verduras

  • Na hora de preparar nosso arroz com frango e verduras, primeiramente devemos colocar um pouco de azeite para aquecer em fogo médio em uma panela que seja bastante larga, do tamanho aproximado de uma paella.
  • Enquanto o azeite esquenta, pique a cebola, os pimentões e os dentes de alho em pedaços bem pequenos e jogue-os no azeite.
  • Depois de refogar levemente esses ingredientes, acrescente uma pitada de sal e pimenta a gosto. Em seguida, mexa toda a mistura durante uns 5 minutos. As verduras ficarão prontas quando estiverem bastante macias, a ponto de serem cortadas com uma colher de madeira sem exigir muita força.

Leia também: Receita de arroz chinês com frango e mel

Preparo do frango

  • Em uma tábua, corte os peitos de frango em pedaços pequenos ou em tiras finas. Uma vez prontas as verduras, adicione o frango na panela. De acordo com o gosto de cada um, também podemos usar coxas de frango em vez de peito, separando cuidadosamente a carne do osso para aproveitá-la ao máximo.

  • Quando adicionar o frango às verduras, aumente a chama levemente, sem deixar que chegue ao máximo. Continue cozinhando e mexendo durante uns 5 minutos. Esse passo estará pronto quando o frango adquirir uma certa cor, sem chegar a se desfazer por completo.
  • Enquanto isso, descasque os tomates e corte-os em pedaços pequenos, assim como o restante das verduras. Quando o frango estiver no ponto, adicione o tomate à mistura e continue mexendo durante outros 5 minutos.

Preparo do arroz com frango e legumes

Em uma panela a parte, coloque água para ferver e, assim que começar, adicione o arroz junto com o tablete de caldo. Deixe que o arroz cozinhe durante alguns minutos, sem que chegue a ficar muito macio. Uns 4 ou 5 minutos devem bastar.

Depois desse tempo, será o momento de escorrer o arroz e colocá-lo na mistura de frango e verduras. Devemos continuar mexendo e integrando bem todos os componentes em uma mistura homogênea.

Junto com o arroz, adicione os fios de açafrão para dar um toque de distinção no sabor e na cor do prato. No caso de não ter açafrão, outra opção é usar corante alimentar, ainda que as tonalidades finais do prato não sejam as mesmas.

Depois do arroz, coloque as ervilhas na mistura e adicione sal e pimenta a gosto. O caldo dessa mistura terá um sabor intenso, muito agradável. Ademais, permitirá que o arroz absorva todo o sabor do resto dos ingredientes. Por isso, é importante não exagerar no sal.

Veja também: Receita de arroz chinês com frango e mel

Finalização da receita

  • Para terminar a receita, mexa toda a mistura durante uns dois minutos, de modo que tanto o frango quanto o arroz terminem de cozinhar.
  • Para aumentar ainda mais o sabor, podemos adicionar algumas colheres do caldo no qual cozinhamos o arroz, deixando ferver depois e reduzir até o ponto desejado, de acordo com a nossa preferência ao fazer arroz, com mais ou menos caldo.
  • Assim que o arroz tiver absorvido o caldo, desligue o fogo. Com um pano limpo, cubra a panela e deixe repousar durante 5 minutos. Dessa forma, garantimos que o arroz vai adquirir um sabor agradável e fique “ao dente”.

Com essa receita, podemos preparar arroz com frango e verduras para umas 3 ou 4 pessoas. Será um prato muito completo, próprio da cozinha tradicional e com um sabor delicioso. 

Pode interessar a você...
Melhor Com SaúdeLeia em Melhor Com Saúde
3 deliciosas receitas com arroz

Conheça 3 receitas com arroz que você não pode perder, especialmente se gosta de comer esse alimento com frequência. Não deixe de conferir!



  • Sun, L., Ranawana, D. V., Leow, M. K. S., & Henry, C. J. (2014). Effect of chicken, fat and vegetable on glycaemia and insulinaemia to a white rice-based meal in healthy adults. European Journal of Nutrition53(8), 1719–1726. https://doi.org/10.1007/s00394-014-0678-z
  • Slavin JL, Lloyd B. Health benefits of fruits and vegetables. Adv Nutr. 2012;3(4):506–516. Published 2012 Jul 1. doi:10.3945/an.112.002154
  • Marangoni F, Corsello G, Cricelli C, et al. Role of poultry meat in a balanced diet aimed at maintaining health and wellbeing: an Italian consensus document. Food Nutr Res. 2015;59:27606. Published 2015 Jun 9. doi:10.3402/fnr.v59.27606
  • Locke, A., Schneiderhan, J., & Zick, S. M. (2018). Diets for health: Goals and guidelines. American Family Physician97(11), 721–728.