Receita deliciosa de arroz chinês

· 21 de abril de 2018
Quer aproveitar alguns restos de verduras? Tem vontade de algo salgado, fora da rotina? Então precisa revisar a seguinte receita de arroz chinês.

O arroz chinês é um dos pratos mais conhecidos e mais requisitados na cozinha oriental. Tem sua origem nos preparos dos imigrantes chineses que chegaram a trabalhar em São Francisco no final do século XIX. Eles inventaram esta receita para reutilizar as sobras de carnes e vegetais e tirar o maior proveito possível deles misturando-os com arroz.

Este prato de origem chinesa se instalou na cozinha de muitos países que o adotaram como próprio, por isso foram incorporados ao seu preparo alguns ingredientes locais.

Um clássico da cozinha diária

O arroz chinês, também conhecido como arroz frito, transformou-se em um prato caseiro integrante da cozinha diária de muitos lares. Isso acontece principalmente porque é uma receita fácil de preparar e muito econômica, já que se pode aproveitar as sobras de dias anteriores.

Os ingredientes que se usam nesta receita são variados. A base é o arroz, mas pode-se adicionar só verduras ou também carnes, frango ou camarões; costuma-se adicionar também ovo.

O arroz chinês pode ser servido como acompanhamento ou como prato principal. Ambas as opções são excelentes para satisfazer a mais de duas pessoas, por isso se trata de uma comida ideal para ser compartilhada.

A base: o arroz, as verduras, o ovo e as carnes

Para preparar uma deliciosa receita de arroz chinês, a primeira coisa necessária é arroz branco cozido. O ideal é que seja arroz preparado previamente, se o tiver feito no dia anterior será muito melhor, mas é preciso que esteja gelado.

Além do arroz, deve-se escolher as verduras e as carnes que se queira pôr na receita. O mais comum é usar cebola, cenoura, ervilhas e brotos de soja; se há sobras do dia anterior na geladeira, como abóbora ou feijão, também são boas escolhas.

Quanto às carnes, costuma-se incluir frango, carne de vaca ou de porco. Também pode-se adicionar embutidos como o chouriço ou linguiça. Para uma versão mais sortida, é muito comum usar camarões para conseguir um preparo mais gourmet.

Quase sempre se usa ovo chinês também, com muitas técnicas diferentes. O melhor é preparar ovos mexidos em uma panela separada e reservá-los para depois misturar ao prato final.

Gengibre e molho de soja

Um ingrediente que não pode faltar no preparo de uma receita deliciosa de arroz chinês é o gengibre. Junto com o molho de soja, são indispensáveis para dar esse sabor oriental tão característico.

Molho para arroz chinês

Se possível, é muito melhor usar gengibre fresco e refogá-lo antes dos outros ingredientes para que eles se impregnem com seu sabor. Porém, é preciso ter muito cuidado porque o gengibre queima muito rápido.

Os segredos do cozimento do arroz chinês

Para preparar este prato, é muito importante ter todos os ingredientes prontos, previamente cozidos e picados; o cozimento deve ser rápido em fogo alto. O ideal é preparar o arroz chinês em uma panela wok, mas também se pode fazer em uma frigideira profunda.

É indispensável usar algum tipo de gordura para refogar cada um dos ingredientes. Nos restaurantes muitas vezes se usa manteiga de porco para dar mais sabor; mas caso se queira realizar um preparo mais saudável, é melhor usar azeite de oliva ou óleo vegetal.

Deve-se esquentar a panela ao máximo, colocar a gordura ou o óleo e refogar cada ingrediente separadamente, no máximo de 3 a 4 minutos. As verduras não devem ser muito cozidas, por isso esse tempo será o suficiente para deixá-las no ponto perfeito.

Receita deliciosa de arroz chinês com camarões

Arroz chinês com verduras

Ingredientes

  • 2 ovos mexidos (50 g).
  • 1 punhado de brotos de soja (30 g).
  • Gengibre fresco finamente picado.
  • 2 ou 3 cebolas finamente picadas (60 g).
  • 1 talo de salsão finamente picado (20 g).
  • 1 pimentão verde picado em dados pequenos (30 g).
  • 1 xícara de camarões fresco sem casca (150 g).
  • 2 xícaras de arroz branco previamente cozido (400 g).
  • 1/2 xícara de verduras congeladas: cenouras, milho e ervilhas.
  • Óleo vegetal, sal, pimenta, molho de soja (a gosto).

Preparo

  1. Em uma panela do tipo wok muito quente, coloque um fio de azeite. Refogue brevemente o gengibre e reserve.
  2. Frite os camarões durante dois minutos (ou até que mudem de cor) e reserve.
  3. Refogue todas as verduras durante 4 minutos.
  4. Adicione o molho de soja, o gengibre e o arroz. Mexa.
  5. Incorpore os camarões e os ovos mexidos.
  6. Mexa constantemente até que tudo esteja bem misturado e sirva.