Mau hálito: combata-o com salsa e cravo-da-índia

· 3 de janeiro de 2019
O mau hálito não tem apenas a má higiene bucal como uma das suas causas. Também pode ser um sinal de problemas estomacais que requerem atenção médica.

Ter halitose ou mau hálito é um pesadelo que ninguém quer viver. Além de coibir seu relacionamento com os outros, ou deixar uma impressão desagradável, a halitose pode esconder problemas de higiene e até mesmo doenças.

O mau odor bucal não é uma afecção estranha. Todos nós o sofremos em algum momento de nossas vidas, seja após longas horas de sono, pela ingestão de alimentos, ou por alguma infecção. Por ser tão comum, é importante saber por que aparece, e com que mudança em nossos hábitos podemos combater a halitose.

Por que eu tenho mau hálito?

Mulher com mau hálito

As pessoas com halitose geralmente apresentam problemas de higiene bucal. O mau hálito é uma condição causada pelas bactérias que fazem presença em nossa boca devido aos restos de comida, saliva ou sangue.

Nossos dentes também podem causar mau hálito. Restos de comida e saliva podem permanecer neles por causa da má escovação. Também é muito comum que bactérias na boca aumentem devido a dentes quebrados ou com cáries, gengivas inflamadas, e outras condições dentárias.

No entanto, algumas pessoas sofrem de mau hálito mesmo tendo um ótimo controle odontológico e sejam muito higiênicas. Nestes casos, a causa pode ser mais grave. Doenças (que variam de gastrite ao câncer) podem se manifestar com sintomas como a halitose. Por isso é vital visitar um médico que possa determinar a causa real dessa condição.

Não perca: Dê adeus ao tártaro, à gengivite e ao mau hálito com este óleo comestível

Recomendações para combater a halitose

  • Beba bastante água: a baixa produção de saliva pode causar halitose. Por isso, recomenda-se ingerir entre um ou dois litros de água por dia. Fazendo isso você manterá sua boca hidratada e assim evitará o mau cheiro.
  • Escove os dentes após cada refeição: escove os dentes e a língua, pelo menos após cada refeição, e antes de ir para a cama. Esta será uma boa maneira de controlar o desenvolvimento de maus odores na boca.
  • Use fita ou fio dental: embora a sua escovação seja boa, os restos de comida podem se esconder nos pequenos espaços entre os dentes. O uso do fio dental é ideal para chegar até aqueles lugares difíceis, e limpar bem toda a boca.
  • Faça um exame odontológico: muitas vezes, um dente quebrado ou a presença de tártaro na dentição é responsável pelo aumento da halitose. Esses são cenários ideais para que mais bactérias apareçam. Visite seu dentista regularmente para evitar as cáries, a placa bacteriana, e o tártaro; e monitore as boas condições de suas gengivas e dentes.
  • Não consuma alimentos que causam mau hálito: se você tiver tendência a desenvolver halitose, é melhor ficar longe de alimentos com sabor muito intenso, como o alho e a cebola. Você também deve evitar o consumo de álcool, café e tabaco.

Da mesma forma, você pode combater o mau hálito com gomas de mascar sem açúcar entre as refeições, pois elas são uma maneira de manter uma produção constante de saliva. Verifique isso com seu médico, pois há tipos de goma especialmente criados para manter a boca livre de bactérias, e mau odor.

Remédios com cravo-da-índia e salsa para combater o mau hálito

Remédios para combater o mau hálito com cravo-da-índia e salsa

Se além de seguir estas recomendações você quiser melhorar seu hálito com alternativas naturais, existem remédios naturais para isso. Você pode usá-los para enxaguar a boca e eliminar as bactérias que causam a halitose. Estes podem ser usados ​​especialmente em casos em que o mau hálito aparece pelo consumo de alimentos com um forte cheiro e sabor.

A salsa e o cravo-da-índia, por suas propriedades aromáticas, são ideais para preparar um enxaguante bucal, que ajuda a melhorar o seu hálito naturalmente. Preparar este remédio é bastante simples, e nós lhe diremos como fazê-lo.

Leia também: 13 razões pelas quais as gengivas sangram quando você escova os dentes

Ingredientes

  • 1 ramo de salsa
  • 2 cravos-da-índia
  • 2 xícaras de água (500 ml)

Preparação

  • Em uma panela, ferva as duas xícaras de água junto com a salsa e os cravinhos.
  • Quando estiver pronto, deixe esfriar, e coe a mistura.
  • Com o líquido resultante da preparação, faça gargarejos, e enxágue a boca duas vezes ao dia.

Sugestões

Você deve acompanhar este tratamento com uma boa higiene bucal para torná-lo mais eficaz. Evite comer com muita frequência alimentos que causam mau hálito.

Lembre-se que se você não conseguir combater a halitose com as recomendações que lhe damos aqui, é possível que a causa do seu problema não seja a higiene.

Nesse caso, recomendamos que visite seu médico de confiança para saber a causa.