Sangramento nas gengivas: o que é e por que ocorre?

01 Março, 2020
Para evitar o sangramento nas gengivas, é importante que você cuide da sua higiene bucal e vá ao dentista regularmente.

Quase todo mundo já teve sangramento nas gengivas enquanto escovava os dentes em algum momento da vida. Todos provavelmente pensaram que o sangue era decorrente da escovação ou que era algo temporário. No entanto, essa não costuma ser uma situação normal.

O sangramento nas gengivas é um sinal mais importante do que parece. Ele pode ser um sintoma precoce de alguma doença na gengiva. Portanto, mesmo que aconteça esporadicamente, não devemos ignorá-lo.

Neste artigo, explicaremos o que é e quais são suas causas e sintomas.

Em que consiste o sangramento nas gengivas?

O sangramento nas gengivas é um sinal de inflamação das mesmas. Geralmente, o sangramento é acompanhado de vermelhidão e, embora surja durante a escovação, pode ser um indicativo de uma doença gengival, como a gengivite e a periodontite.

Gengivite

É uma forma muito comum de doença nas gengivas. Não é grave, embora possa acabar levando à periodontite. Causa irritação e inflamação nas gengivas, causando inchaço e vermelhidão. Afeta principalmente a base dos dentes.

A gengivite é causada principalmente pela falta de higiene bucal. Portanto, é necessário adotar bons hábitos para evitá-la. É recomendável escovar os dentes duas vezes ao dia e usar fio dental diariamente. Além disso, é preciso ir ao dentista regularmente.

Mulher com a gengiva inflamada

Periodontite

É uma infecção gengival grave. Faz com que o osso que prende os dentes seja destruído. Portanto, pode acabar causando a queda dos dentes. É uma doença relativamente comum.

A periodontite também tem sido associada à falta de higiene bucal. No entanto, outros fatores de risco também foram identificados; inúmeros estudos associam o cigarro a uma maior incidência de periodontite. 

Outras causas

Também é importante saber que o sangramento pode ser devido a outras situações. Escovar os dentes com muita força, usar uma escova de dentes nova, uma nova rotina de uso do fio dental e alguns medicamentos também podem causar sangramento nas gengivas.

Leia também: Produtos naturais para clarear os dentes

Qual é a causa do sangramento nas gengivas?

A boca é colonizada por um grande número de bactérias que formam continuamente uma “placa” pegajosa que é depositada nos dentes, e que também se deve às mucosidades e partículas de restos de comida.

Essa placa pode ser removida com uma escovação adequada dos dentes e com o uso frequente do fio dental. Se não for removida, endurece e acaba formando tártaro, que se acumula ao redor dos dentes e entre eles. Isso faz com que as gengivas se irritem, inflamem e sangrem.

Mulher escovando os dentes
Escovar os dentes todos os dias impedirá a formação da placa bacteriana, que causa tártaro e outros problemas de saúde bucal.

Você pode gostar de ler: 3 tratamentos caseiros para remover o tártaro dos dentes

Como evitar o sangramento nas gengivas?

A primeira coisa que você deve fazer é consultar um dentista. Ele fará uma limpeza dental para remover o tártaro e estabelecerá o tratamento mais adequado.

Independentemente da causa, existem algumas etapas simples para evitar ou reduzir o sangramento nas gengivas. Essas dicas devem ser seguidas diariamente, mesmo se você não sofre de nenhuma patologia gengival:

  • Escove os dentes diariamente. Tente fazê-lo duas ou três vezes ao dia. Idealmente, faça-o com cuidado, por pelo menos dois minutos. Tente focar nas áreas mais difíceis de alcançar com a escova.
  • Alguns especialistas recomendam o uso de escovas elétricas. É melhor que estas tenham cerdas macias e arredondadas. Tenha cuidado ao escovar a linha da gengiva.
  • Use fio dental todos os dias. Isso ajudará a evitar a formação de tártaro entre os dentes. Você também deve usar enxaguante bucal.
  • Como mencionamos, você deve fazer visitas regulares ao dentista. Idealmente, vá a cada seis meses.
  • Pare de fumar e evite o consumo de álcool.

Você também deve prestar atenção à sua dieta. Uma dieta completa deve incluir frutas e legumes que ofereçam todas as vitaminas necessárias para que suas gengivas e dentes estejam sempre saudáveis.

É importante que você também evite alimentos muito ricos em açúcar, pois estes podem danificar os seus dentes.

Conclusão

O sangramento nas gengivas pode ser um sinal de alguma patologia. Portanto, você deve consultar o seu dentista o mais rápido possível. Além disso, tente manter uma higiene bucal adequada para evitar maiores problemas.

  • Tratamientos, Sí. (n.d.). Enfermedad de las encías o enfermedad periodontal – Causas, sÍntomas y tratamiento. Retrieved from https://www.nidcr.nih.gov/sites/default/files/2018-01/enfermedad-encias-enfermedad-periodontal_3.pdf
  • Causas y soluciones del sangrado de encías | Blog Dentix. (n.d.). Retrieved July 29, 2019, from https://www.dentix.com/es-es/blog/causas-y-soluciones-del-sangrado-de-encias
  • Sangrado de encías | parodontax. (n.d.). Retrieved July 29, 2019, from https://www.parodontax.es/sobre-enfermedad-gingival/sintomas/sangrado-encias/
  • ¿Por qué me sangran las encías? (n.d.). Retrieved July 29, 2019, from https://cuidateplus.marca.com/bienestar/2018/11/22/-sangran-encias-168209.html