7 erros comuns ao fazer dieta para perder peso

Ao fazer uma dieta para emagrecer, você pode cometer erros que o impedem de obter bons resultados. Conheça alguns desses erros e tente evitá-los.
7 erros comuns ao fazer dieta para perder peso

Última atualização: 14 Agosto, 2021

Sabemos que uma dieta balanceada e a prática regular de exercícios físicos são as chaves para perder peso e mantê-lo estável, mas na busca por resultados rápidos, algumas pessoas cometem erros que acabam se tornando um obstáculo para alcançar seus objetivos. É sobre eles que falaremos neste artigo.

Erros comuns ao fazer dieta

Erros comuns ao fazer dieta

Entender que um corpo magro e definido não pode ser alcançado da noite para o dia é fundamental para tomar as decisões certas. Por isso, compartilhamos aqui 7 erros que você deve evitar quando quiser perder peso por meio de uma alimentação saudável.

1. Fazer dietas hipocalóricas restritivas

As dietas restritivas ou “milagrosas” costumam proporcionar resultados notáveis em poucos dias. No entanto, é fundamental observar que elas tendem a apresentar déficit de nutrientes que podem afetar a saúde.

Como consequência, podem surgir distúrbios metabólicos que levarão à recuperação fácil e rápida do peso perdido. Além disso, como carecem de nutrientes essenciais, a massa muscular pode ser comprometida, assim como o sistema esquelético.

2. Fazer muitas refeições

Embora a ideia de fazer 5 refeições por dia tenha sido promovida por muitos anos, a verdade é que os protocolos de jejum intermitente têm se mostrado muito eficazes na melhoria da composição corporal.

Também há evidências de que eles ajudam a garantir uma boa saúde. Por este motivo, não recomendamos comer se você não estiver com fome. De qualquer forma, antes de pensar em um jejum, é importante conversar com um nutricionista.

3. Confiar demais nos alimentos light

Baseie a dieta em alimentos leves e integrais

A indústria de alimentos sabe que as embalagens com rótulos “light” são muito atraentes para os consumidores que estão tentando perder peso.

Embora muitos dos alimentos “light” contenham menos calorias do que suas apresentações normais, o fato de terem esse tipo de rótulo não significa que sejam mais saudáveis. É importante entender que eles também fornecem calorias e contêm aditivos alimentares que podem ser prejudiciais para o organismo.

O mais preocupante é que alguns tendem a consumi-los em excesso por acreditarem que, por serem “light”, não fornecem calorias e não são prejudiciais. É importante ler os rótulos dos alimentos, mesmo quando eles são anunciados como “mais saudáveis”.

4. Cortar as fontes de gordura

Alimentos ricos em gordura são os principais culpados pelo sobrepeso, obesidade e outros distúrbios metabólicos que afetam a saúde. No entanto, o corpo precisa de uma certa quantidade dessas substâncias para funcionar.

Portanto, você deve aprender a diferenciar as gorduras boas das ruins. É preferível comer ácidos graxos insaturados que são encontrados, entre outros, nos seguintes alimentos:

  • Azeite de oliva.
  • Linhaça.
  • Abacate.
  • Peixes oleosos.
  • Sementes de girassol.

As gorduras trans são as que realmente prejudicam a saúde, de acordo com um estudo publicado na Diabetes & Metabolic Syndrome.

5. Consumir muito sal

Teor de sal na dieta

O sal em si não adiciona calorias à dieta, mas pode causar um aumento no peso corporal devido à retenção de líquidos. Por sua vez, a retenção de líquidos sobrecarrega órgãos como o coração e os rins, causando problemas de saúde. Por isso, moderar a ingestão de sal faz parte dos conselhos para manter uma alimentação saudável.

Embora o sódio contido no sal seja necessário no corpo, é aconselhável moderar a sua ingestão para cuidar do funcionamento normal do corpo.

6. Não beber água suficiente

A água é um componente fundamental do corpo e do metabolismo. As reações metabólicas no corpo usam e liberam água. Portanto, a hidratação é essencial para manter uma taxa metabólica correta. Além disso, ela potencializa os processos responsáveis pela desintoxicação do corpo.

7. Comer poucos vegetais

Verduras

Vegetais frescos e crus costumam ser os melhores aliados em todos os planos de refeições para perder peso. Eles são ricos em antioxidantes, vitaminas e minerais que favorecem o metabolismo e a perda de gordura.

Sua alta qualidade nutricional e baixo teor calórico os tornam um complemento essencial para qualquer dieta.

Evite esses erros na dieta para perder peso com saúde

Agora que você identificou alguns erros alimentares, tente evitá-los para não falhar em seu plano de atingir o peso ideal. Lembre-se também de que a prática regular de exercício físico será essencial para conseguir uma perda de peso eficiente. Desta forma, você manterá uma composição corporal ideal que reduzirá o risco de desenvolver patologias a médio e longo prazo.

Por fim, não se esqueça de que o repouso também influencia todos esses parâmetros. A qualidade do sono é um fator a ser considerado.

Pode interessar a você...
7 estratégias para perder peso sem fazer dietas restritivas
Melhor Com SaúdeLeia em Melhor Com Saúde
7 estratégias para perder peso sem fazer dietas restritivas

Se você costuma fazer dietas restritivas para perder peso, sabe que a longo prazo elas não costumam funcionar. Qual é a solução?



  • Malinowski B, Zalewska K, Węsierska A, Sokołowska MM, Socha M, Liczner G, Pawlak-Osińska K, Wiciński M. Intermittent Fasting in Cardiovascular Disorders-An Overview. Nutrients. 2019 Mar 20;11(3):673.
  • Rynders CA, Thomas EA, Zaman A, Pan Z, Catenacci VA, Melanson EL. Effectiveness of Intermittent Fasting and Time-Restricted Feeding Compared to Continuous Energy Restriction for Weight Loss. Nutrients. 2019
  • Islam MA, Amin MN, Siddiqui SA, Hossain MP, Sultana F, Kabir MR. Trans fatty acids and lipid profile: A serious risk factor to cardiovascular disease, cancer and diabetes. Diabetes Metab Syndr. 2019 Mar-Apr;13(2):1643-1647.