Dicas simples para acabar com a celulite

· 24 de janeiro de 2019
Além de prevenir e eliminar a celulite, o exercício também garante o bom funcionamento dos órgãos. Também são importantes uma boa alimentação e hidratação.

A celulite se forma devido a uma obstrução do sangue nos vasos sanguíneos, isso dificulta a oxigenação dos tecidos e a eliminação das toxinas. Geralmente ocorre nos joelhos, pernas, braços, abdômen, cintura e glúteos.

Existem três tipos de celulite. São elas:

  • A incipiente, que é superficial e pode ser combatida com mais facilidade;
  • A flácida, que é um pouco mais difícil de corrigir e eliminar;
  • A edematosa, mais grave, pois causa dor e inchaço e deve ser combatida através de tratamento médico.

Causas da celulite

Mudanças de hábitos para combater a celulite

Combater a celulite

Na hora de comer

O primeiro passo para acabar com a celulite é eliminar as gorduras ruins, o consumo de álcool e de bebidas gasosas  e ao mesmo tempo aumentar o consumo de frutas e verduras.

Na hora de vestir

Mesmo que não prestemos muita atenção, as roupas que usamos podem ser responsáveis por boa parte das celulites que surgem no corpo; assim, é recomendável eliminar roupas muito apertadas e muito elásticas do guarda-roupa, pois dificultam a boa circulação do sangue.

Ou seja, na lista de roupas que podem prejudicar se encontram calças, cintos, roupas íntimas com costuras e elásticos, tudo que seja mais apertado.

Pratique exercícios

Praticar exercícios aeróbicos pelo menos três vezes por semana será fundamental para atingir esse objetivo.

Também é indispensável buscar por atividades tais como correr, nadar ou andar de bicicleta. A prática de exercícios não é boa apenas para a prevenção e eliminação da celulite, mas também para garantir o bom funcionamento dos órgãos do corpo.

Faça massagens nas regiões mais afetadas

A finalidade disso é estimular a boa circulação do sangue nos vasos sanguíneos. Assim, faça círculos com leves batidinhas, como se estivesse amassando a região.

Saiba mais: Benefícios das massagens no corpo

Cuide do peso

Lembre-se que a celulite se forma graças a gordura e a má circulação; logo, se ganhar muito peso a incidência de celulite será maior.

Do contrário, se perder peso, será mais fácil combatê-las com exercícios, cremes e uma boa alimentação.

Também é preciso se lembrar que os problemas que o excesso de peso pode trazer ao corpo e a saúde são muitos, por isso é preciso manter uma alimentação saudável e com bons hábitos de exercício.

Afaste-se do sal

O sal faz com que o organismo retenha líquidos, assim as toxinas ficam por mais tempo no corpo causando problemas como celulite, prisão de ventre, dentre outros.

Leia mais: O sal marinho é realmente benéfico?

Remédios caseiros para a celulite

Sabão de aveia e algas marinhas

Esses produtos podem ser facilmente encontrados em lojas de produtos naturais. Para utilizá-los basta banhar as regiões afetadas com o sabão de aveia, enxaguar e depois usar o sabão de algas marinhas.

Passe os dois fazendo movimentos circulares para estimular o bom funcionamento dos vasos sanguíneos.

Mamão

Amasse meio mamão e adicione aproximadamente quatro colheres de sopa de açúcar mascavo. Esse açúcar será essencial para hidratar e esfoliar a pele.

Em seguida, mexa tudo muito bem até obter uma pasta homogênea e aplique nas áreas afetadas pela celulite. O mamão ajudará a eliminar as células mortas e manter a pele mais firme.

Chá verde

Seremos bem breves ao mencionar os benefícios do chá verde. Nesse sentido, ele será vital para eliminar a celulite por ser antioxidante e diurético.

Dente de leão

A infusão de dente de leão é uma das mais recomendadas, pois melhora a circulação sanguínea e ajuda a eliminar os líquidos e rejeitos do corpo.

Também purifica os rins, o que é recomendável em casos de retenção de líquidos e infecções urinárias. Por fim, essa infusão funciona como laxante suave, por isso alivia a prisão de ventre e os transtornos gástricos.

Limão

Limão no combate das celulites

Além disso, é possível fazer uma simples infusão de limão para perder peso e eliminar a celulite. O limão ajuda a depurar o corpo e a eliminar a gordura concentrada.

  • Afonso, J. M., Paulo, J., Cardoso de Mello Tucunduva, T., Bussamara Pinheiro, M. V., & Bagatin, E. (2010). Celulite: artigo de revisão. Surgical & Cosmetic Dermatology2(3).
  • Klein, P. N. (2012). Nutrição na Prevenção e no Tratamento da Celulite. Trabalho de conclusão de curso de especialização lato sensu em estética–Faculdade Redentor, 4.