10 dicas para manter os pés saudáveis
Escrito e verificado por a Doutora Karla Henríquez
A região de nossos pés é uma das mais importantes em nosso corpo, mesmo que os consideremos muito fortes, os pés merecem muito cuidado e dedicação. Pensando nisso, hoje falaremos sobre 10 dicas para manter os pés saudáveis.
O ato de cuidar dos pés se traduz em melhor resistência ante as atividades cotidianas, em melhor resposta à agitação diária e em maior conforto.
Muitas pessoas se esquecem de massagear os pés, esquecem de ter estratégias caseiras que ofereçam comodidade tanto para os pés quanto para o corpo.
Por isso, e considerando a importância de estar em equilíbrio, ao reconhecer o valor de cada parte de nosso corpo, é necessário adotar métodos simples e práticos que proporcionem uma nova perspectiva à nossa vida, começando por nossa base: os pés.
É importante lembrar que não somente o cansaço do dia afeta os nossos pés. Condições como escuridão, roçamento com as bordas do sapato, umidade causada por ter o pé coberto e pela falta de transpiração correta da pele e das unhas também podem fazê-lo.
Estas situações podem causar pequenas lesões, fungos ou transtornos e ocorrem com mais facilidade, especialmente, em pessoas com mais de 50 anos.
O que fazer para manter os pés saudáveis?
A estratégia que hoje utilizaremos será a dos dez mandamentos para cuidar dos pés. Um manual com 10 pontos fundamentais que podemos praticar com facilidade em casa e trarão benefícios notáveis.
Para a aplicação dos dez mandamentos é necessário dedicação e paciência, assim como pensar sempre no bem-estar e se sentir bem.
Os 10 mandamentos
1. Proteja-se do calor e do frio para manter os pés saudáveis
Neste ponto, evite caminhar descalço pela praia ou por superfícies quentes (piscina, saunas, spas ou mesmo sua casa). Se pela noite os pés esfriam, use meias.
Não use bolsas de água quente ou mantas elétricas para esquentar os pés, tampouco utilize gelo para esfriá-los.
2. Lave seus pés diariamente com suavidade
Para que seus pés mantenham a firmeza necessária e a temperatura natural, lave-os diariamente com água morna e com sabão neutro e suave.
Ao lavar os pés, tente não demorar mais de 10 minutos. Quando terminar, seque bem.
3. Cuide da hidratação para manter os pés saudáveis
Evite que os pés fiquem muito úmidos ou muito secos. O que você deve fazer é optar sempre por ter a pele hidratada, com a suavidade necessária. Um creme hidratante natural pode ajudar.
Leia também: 5 erros de hidratação mais comuns
4. Cuide das unhas
Neste passo, recomendamos lixar as unhas no lugar de cortá-las. Você pode fazê-lo semanalmente ou com mais frequência, se for necessário. A melhor forma para as unhas é a linha reta, faça isso com uma lixa de papelão.
Além disso, é conveniente dedicar um tempo para observar as unhas com frequência, para detectar qualquer tipo de mudança, seja de cor ou de textura ou para evidenciar a aparição de rugosidades.
Por outro lado, evite sempre compartilhar seus utensílios de higiene podológica.
5. O calçado
Utilize sapatos adequados, tanto para sair como para ficar em casa. Se você tem sapatos novos, não os utilize de imediato com muita freqüência, use-os gradualmente.
É importante se sentir cômodo com os sapatos, que não fiquem muito justos, mas também não precisam ficar muito largos.
6. Cuidado com os agentes irritantes para manter os pés saudáveis
Para conservar a saúde dos pés, evite utilizar agentes irritantes que possam ocasionar muitos problemas. Alguns deles: álcool, água salgada, lâminas de barbear ou iodo. Se for usar um esparadrapo, utilize um que seja hipoalérgico.
7. Observe os pés
Não se descuide, observe os pés diariamente. Ao fazer a revisão, concentre-se principalmente na presença de feridas, cortes, calos, bolhas ou áreas inchadas ou avermelhadas.
Se tiver alguns destes sinais, busque possíveis soluções para devolver a natureza firme ao seu pé.
8. Caminhe para manter os pés saudáveis
Caminhe todos os dias, sempre calçado. Tente fazer caminhadas tranquilas durante 45 minutos ou 1 hora. Para exercitar os pés, eleve as pernas e os joelhos para cima e traga-os para baixo, repita o processo por 5 minutos umas 2 ou 3 vezes ao dia.
Além de caminhar, é também muito útil e fundamental praticar esportes e evitar fumar e beber.
9. Controle a glicose para manter os pés saudáveis
Tente sempre conservar os seus níveis de açúcares estáveis. Tente ter também uma dieta saudável com proporção adequada de açúcares e amidos.
Pode ser complicado às vezes, mas você verá que o seu corpo e pés agradecerão.
10. Consulte
No caso de presenciar alguma lesão ou uma anormalidade que seja nociva e difícil de solucionar por seus próprios meios, o mais adequado é consultar um podólogo.
Os passos funcionam?
Somente depende de você para essas dicas funcionarem. Estes pontos são essenciais para o bom estado dos pés e funcionam se forem feitos constantemente e se as indicações básicas não forem esquecidas.
Recomendações
O mais importante é que o cuidado com os pés seja constante, não importa o lugar onde estejamos. Não se esquecer de observá-los, massageá-los e reconhecê-los como parte do nosso corpo.
Não coloque produtos químicos ou produtos estranhos sobre os pés. Por último, lembre-se de estabelecer uma dieta balanceada porque, ainda que pareça longe dos pés, cuidar da questão dos alimentos é cuidar do corpo por completo, sem exceções.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Ramamoorthy, E. N., & Kleiber, B. (2015). The foot. In Common Musculoskeletal Problems: A Handbook, Second Edition. https://doi.org/10.1007/978-3-319-16157-0_11
- Kirkham, S., Lam, S., Nester, C., & Hashmi, F. (2014). The effect of hydration on the risk of friction blister formation on the heel of the foot. Skin Research and Technology. https://doi.org/10.1111/srt.12136
- Menz, H. B., & Morris, M. E. (2005). Footwear characteristics and foot problems in older people. Gerontology. https://doi.org/10.1159/000086373
- Suh, H. S., & Hong, J. P. (2015). Diabetic foot ulcer. Journal of the Korean Medical Association. https://doi.org/10.5124/jkma.2015.58.9.795
- Flint, W. W., & Cain, J. D. (2014). Nail and skin disorders of the foot. Medical Clinics of North America. https://doi.org/10.1016/j.mcna.2013.11.002
- Journal of Traditional and Complementary Medicine. Volume 9, Issue 1, January 2019, Pages 5-14. In vitro anti-inflammatory and skin protective properties of Virgin coconut oil. https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S2225411017300871
- Functional Dietary Lipids. Food Formulation, Consumer Issues and Innovation for Health. A volume in Woodhead Publishing Series in Food Science, Technology and Nutrition. (2016). Almond. https://www.sciencedirect.com/book/9781782422471/functional-dietary-lipids
- Gait & Posture. Volume 42, Issue 3, September 2015, Pages 230-239. Barefoot vs common footwear: A systematic review of the kinematic, kinetic and muscle activity differences during walking. https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0966636215004993
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.