Delicioso sorvete de canela com pouca gordura

23 de abril de 2019
Sim, é possível combinar o melhor dos ingredientes baixos em gordura com uma receita tão tradicional como a do sorvete de canela. Comprove na seguinte receita.

Não franza a testa, não estamos mostrando nenhuma invenção que te fará arrepender de fazer esta receita de sorvete de canela com ingredientes com pouca gordura. De fato, pelo contrário, também aprenderá a importância e as diferenças dos tipos de sorvetes frutais e cremosos, e como afetam o organismo. Prepare-se para o melhor que pode imaginar entre sabor, nutrição e informação.

Sorvete de canela com ingredientes com pouca gordura

Em muitos casos, as sobremesas ou preparações com açúcar têm uma série de mitos. Para esta receita de sorvete de canela, aprenderá que nem tudo é negativo, mas sim benéfico.

Ingredientes

  • 2 xícaras de leite de aveia (500 ml)
  • 3 xícaras de creme de leite desnatado (360 g)
  • 2 colheres de extrato de baunilha (30 ml)
  • 8 gemas de ovo
  • 1/2 xícara de açúcar mascavo (60 g)
  • 4 colheres de canela em pó (60 g)
  • 2 palitos ou ramos de canela (8 g)

Também recomendamos ler: 4 maneiras de deixar de comer açúcar refinado

Modo de preparo

  1. Em primeiro lugar, misture o leite de aveia, o creme, os palitos ou ramos de canela e a canela em pó dentro de uma panela. Coloque em fogo baixo e esquente.
  2. Em segundo lugar, bata as gemas dos ovos, adicione o açúcar e escalde toda a mistura.
  3. Além disso, adicione um toque a mais de creme de leite desnatado.
  4. Assim que cumprir o tempo de cozimento na panela, retire-a e coloque-a em repouso.
  5. Logo depois, adicione a mistura das gemas e volte a cozinhar. Desta vez durante 5 minutos.
  6. Por fim, retire os ramos de canela e deixe esfriar a temperatura ambiente para poder levá-lo à geladeira.
  7. Guarde dentro do congelador durante pelo menos 4 horas antes de poder consumi-lo. Assim terá terminado a receita de sorvete de canela com excelentes ingredientes baixos em gordura.

Sorvete de canela, banana e limão

Sorvete de canela, banana e limão

É possível aproveitar o sabor doce das frutas para preparar sorvetes saudáveis.

Outro aspecto que não pode deixar de lado é o efeito do açúcar no corpo. E, ainda mais, quando se trata de sobremesas e doces. Em muitos casos, grande parte do que consumimos comercialmente está carregado de açúcares. Para quebrar um pouco com esse círculo vicioso com relação aos sorvetes, conheça esta alternativa saudável.

Também pode te interessar: Sobremesas sem açúcar para você experimentar

Ingredientes

  • 3 bananas (800 g)
  • 1 lata de leite de coco (370 g)
  • 2 colheres de óleo de coco virgem (30 ml)
  • 2 colheres de canela em pó (30 g)
  • 1/2 colher de raspas de limão (8 g)

Modo de preparo

  1. Inicie esta receita preferivelmente na noite anterior para degustá-la.
  2. Primeiramente, descasque e corte as bananas em rodelas circulares e reserve-as em uma embalagem hermética antes de guardá-las no congelador.
  3. Logo em seguida, guarde a lata de leite de coco dentro da geladeira por toda a noite.
  4. Assim que terminar os passos anteriores, no dia seguinte, abra a lata de leite de coco e extraia a polpa com uma colher. Tenha cuidado para não a empapar com a água para não retirar a cremosidade.
  5. Depois, coloque a polpa do coco dentro de uma batedeira até conseguir a textura característica do sorvete.
  6. Agora, faça o mesmo com as bananas, o óleo de coco, a canela e as raspas de limão.
  7. Bata até conseguir a consistência típica do sorvete, somente resta servi-lo em uma taça de vidro ou no copo que preferir.
  8. Por fim, se devido a potência da batedeira tenha perdido um pouco de consistência, não se preocupe. Guarde tudo em um recipiente e leve para refrigerar por 30 minutos antes de desfrutá-lo.
  • Esquivel-Solís, V, Gómez-Salas, G. Implicaciones metabólicas del consumo excesivo de fructosa. Acta Médica Costarricense [Internet]. 2007;49(4):198-202. Recuperado de: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=43449405
  • Palacios Anselmo, Durán Maritza, Obregón Oswaldo. Factores de riesgo para el desarrollo de diabetes tipo 2 y síndrome metabólico. Rev. Venez. Endocrinol. Metab.  [Internet]. 2012  Oct [citado  2018  Nov  25] ;  10( Suppl 1 ): 34-40. Disponible en: http://www.scielo.org.ve/scielo.php?script=sci_arttext&;pid=S1690-31102012000400006&lng=es.
  • Zare, R., Nadjarzadeh, A., Zarshenas, M. M., Shams, M., & Heydari, M. (2018). Efficacy of cinnamon in patients with type II diabetes mellitus: A randomized controlled clinical trial. Clinical Nutrition. https://doi.org/10.1016/j.clnu.2018.03.003