Receita de bolo de morango com creme sem açúcar

Se desejar, você pode substituir a estévia do bolo de morango com creme por mel, embora a quantidade deva ser maior e as calorias também aumentem.
Receita de bolo de morango com creme sem açúcar

Última atualização: 10 Fevereiro, 2021

A maioria das pessoas sempre espera ansiosamente a parte mais deliciosa das refeições: as sobremesas. No entanto, a maioria delas é carregada de açúcares artificiais, calorias e carboidratos que são prejudiciais para o organismo. Neste artigo, você vai conhecer uma receita de bolo de morango com creme sem açúcar.

As receitas sem açúcar se popularizaram como uma opção saudável para as pessoas que sofrem de diabetes, sobrepeso ou obesidade. Embora muitos ignorem este fato, o consumo regular desta substância está associado a problemas de saúde.

Por este motivo, tanto as padarias como a indústria alimentícia como um todo alteraram muitos de seus produtos, eliminando este elemento. Além disso, muitas receitas caseiras foram modificadas para não incluir mais este ingrediente. Hoje, compartilhamos um delicioso bolo de morangos livre de açúcar.

Bolo de morango com creme sem açúcar

Bolo de morango com creme sem açúcar

Uma pesquisa publicada na revista Nutrition afirma que o morango é um alimento com um alto teor de nutrientes essenciais e fitoquímicos benéficos que, aparentemente, exercem uma atividade biológica importante sobre a saúde humana. Especificamente, essa fruta fornece:

  • Vitamina C
  • Potássio
  • Ácido fólico
  • Manganês
  • Fibras dietéticas
  • Vitamina E
  • Magnésio

Além disso, um estudo publicado na revista Critical Reviews in Food Science and Nutrition destaca seu teor de fitoquímicos como ácido elágico, antocianinas, quercetina e catequina, que também favorecem a saúde.

Apesar disso, é preciso considerar que a disponibilidade destes nutrientes pode variar de acordo com a forma de consumo do alimento. Portanto, ela não será a mesma nesta receita. Ainda assim, esta é uma opção saudável para quem quiser saborear uma sobremesa e cuidar da saúde ao mesmo tempo.

No entanto, sugerimos consultar um nutricionista antes de introduzir estas sobremesas na dieta, especialmente em casos de diabetes ou condições especiais. Além disso, recomendamos que o consumo seja moderado para não exceder a ingestão calórica diária.

Ingredientes

  • 3 ovos
  • Meia xícara de estévia (75 g)
  • Meia xícara de manteiga (100 g)
  • Uma xícara de morangos (150 g)
  • 3 colheres de sopa de geleia de morango sem açúcar (60 g)
  • Meia xícara de chantili sem açúcar (125 ml)
  • Meia xícara de farinha de trigo (60 g)
  • Duas colheres de sopa de essência de baunilha (30 ml)
  • Uma assadeira

Modo de preparo do bolo

  1. Em primeiro lugar, pré-aqueça o forno a cerca de 200 °C.
  2. Em seguida, espalhe um pouco de manteiga e farinha na assadeira para que a mistura não grude ao assar.
  3. Depois, coloque em uma tigela o restante da manteiga e, com a ajuda de um batedor elétrico, faça um creme. Adicione o adoçante pouco a pouco, até obter uma mistura homogênea.
  4. Em seguida, adicione os ovos, a farinha de trigo e um pouco de essência de baunilha e continue batendo até que os ingredientes se misturem por completo.
  5. Você notará que a mistura ficará mais espessa; não se preocupe, esse é objetivo.
  6. Despeje a mistura na assadeira previamente enfarinhada e coloque-a no forno, na mesma temperatura do preaquecimento, por cerca de 25 ou 30 minutos.
  7. Por fim, retire a assadeira do forno, deixe esfriar e reserve em local fresco.

Modo de preparo do creme

Conheça uma receita de bolo de morango com creme sem açúcar

  1. Em primeiro lugar, misture o chantili com um pouco de estévia e essência de baunilha até formar uma espuma. Reserve.
  2. Em seguida, corte o bolo ao meio.
  3. Com a ajuda de um pincel de cozinha, unte todas as partes com a geleia de morango.
  4. Depois, volte a unir o bolo e continue a decorá-lo com o creme. Use uma espátula grande para obter um acabamento melhor.
  5. Para terminar, corte os morangos ao meio e use-os para decorar o bolo.
  6. Pronto, desfrute de um delicioso bolo de morango com chantili sem açúcar.

Conselhos adicionais

  • Se você não quiser usar estévia como adoçante para o bolo, você pode usar mel, mas precisará de uma quantidade maior. O recomendado é uma xícara.
  • Para fazer esta sobremesa sem glúten, substitua a farinha de trigo por aveia e os ovos por três colheres de sopa de amido de milho.
  • Você também pode adicionar alguns morangos dentro do bolo antes de decorá-lo.
  • Para fazer um chantili caseiro, basta misturar creme de leite com um pouco de adoçante (que não seja açúcar) e essência de baunilha.

Pronta para preparar esta sobremesa sem açúcar? Como você pode ver, é uma receita bem simples e com um resultado delicioso. Aprecie-a com toda a sua família.

Pode interessar a você...
Por que é importante incluir sobremesas na dieta?
Melhor Com SaúdeLeia em Melhor Com Saúde
Por que é importante incluir sobremesas na dieta?

Hoje vamos dizer por que é importante incluir sobremesas na dieta, mesmo que esse conceito esteja associado ao consumo de alimentos doces.