Como preparar um arroz-doce baixo em calorias

Apesar de sempre associarmos as sobremesas ao excesso de açúcar e calorias, o arroz-doce pode ser uma opção perfeita para desfrutar de uma receita saudável e equilibrada.
Como preparar um arroz-doce baixo em calorias

Última atualização: 10 Fevereiro, 2021

Você gostaria de aprender a preparar um arroz-doce baixo em calorias? Embora seja mais comum preparar a receita tradicional com açúcar e leite integral, você pode optar por outros ingredientes com um menor teor calórico. 

Obviamente, isso não significa que você deva comer grandes quantidades da sobremesa. Para manter o conceito de dieta saudável, você deve moderar as porções e preparar essa receita apenas ocasionalmente. Desfrute desse delicioso arroz-doce após as refeições principais ou como parte de um lanche.

Arroz-doce baixo em calorias

Os ingredientes que usaremos na preparação deste arroz-doce baixo em calorias contêm nutrientes muito importantes para a saúde. Para começar, o arroz branco enriquecido pode fornecer tiamina, niacina, ferro e ácido fólico, como destaca um estudo publicado no Journal of the American Dietetic Association

Por outro lado, propomos o uso do leite desnatado, pois tem menos calorias e preserva a qualidade nutricional dos laticínios que, de acordo com uma publicação da revista Food & Nutrition Research, podem proteger contra várias doenças.

Propomos também o uso de raspas de frutas cítricas, canela e adoçante para dar um sabor mais agradável. Novamente, lembre-se de que a chave para se divertir sem arrependimentos é consumir porções moderadas.

Ingredientes

  • Uma xícara de arroz branco (170 g)
  • 4 xícaras de leite desnatado (1 litro)
  • A raspa da casca de uma laranja
  • A raspa de 1 limão (somente a parte amarela da casca)
  • Adoçante
  • 1 talo de canela ou canela em pó

Como preparar o arroz-doce baixo em calorias?

Arroz-doce baixo em calorias

  1. Em primeiro lugar, lave o arroz e escorra-o. Depois disso, coloque-o para ferver em um litro de água.
  2. Em seguida, adicione a canela, as cascas raladas e o adoçante.
  3. Deixe o arroz ferver até a água evaporar totalmente. Não deixe de mexer o arroz para não grudar na panela.
  4. Quando o arroz estiver cremoso e sem água, adicione o litro de leite desnatado. Agora, você só precisa deixar o leite ferver com o arroz.
  5. Quando começar a ferver, deixe repousar com a tampa por alguns minutos. Se você quiser consumi-lo frio, você pode colocá-lo na geladeira quando já estiver menos quente.

Com esta receita, uma porção da sobremesa terá em torno de 83 kcal. Além disso, terá um baixo teor de gordura, já que a canela e as raspas da casca da laranja e do limão não são calóricas.

Outras opções para um arroz-doce baixo em gordura

Existe outra versão da receita de arroz-doce que pode ser preparada por quem tem intolerância ou alergia à lactose. Também é ideal no contexto de uma dieta vegana ou vegetariana. Neste último caso, um leite de origem vegetal deve ser usado.

No entanto, aqueles que são intolerantes podem optar por leite sem lactose. A escolha dependerá do gosto de cada um. O mais importante é que você pode desfrutar de uma sobremesa saudável sem medo de ganhar peso

Ingredientes

  • Meia xícara de arroz integral (85 g)
  • 3 xícaras de leite de aveia (750 ml)
  • Duas colheres de estévia  (30 ml)
  • Uma casca de limão
  • 1 talo de canela
  • Canela em pó

Modo de preparo

Opções para um arroz-doce baixo em gordura

  1. Em primeiro lugar, ferva o arroz integral com pouca água. Neste caso, não são necessárias grandes quantidades de água. Assim que estiver pronto, refresque-o com água fria debaixo da torneira.
  2. Em seguida, coloque o leite de aveia para ferver com o talo de canela e a casca de limão. Assim que começar a ferver, introduza o arroz no leite.
  3. Deixe ferver durante 30 minutos, sem deixar de mexer para não grudar na panela.
  4. Por fim, retire o arroz do fogo e coloque-o na geladeira para esfriar. Ao servir, adicione canela em pó por cima.

Como falamos anteriormente, você também pode usar outros tipos de leites baixos em gordura. Existem os leites sem lactose desnatado e os de origem vegetal, como o de soja ou de amêndoas.

Se você apresenta algum tipo de problema digestivo ao ingerir derivados da vaca, a melhor opção é, sem dúvida, o leite de origem vegetal, que é muito mais saudável e igualmente gostoso. Anime-se a experimentar esta receita!

Pode interessar a você...
Sobremesas fitness para comer sem remorso
Melhor Com SaúdeLeia em Melhor Com Saúde
Sobremesas fitness para comer sem remorso

Se você sabe como cuidar do seu corpo e da sua saúde, é ideal que você também saiba como acalmar a ansiedade por doce. Sobremesas fitness permitirão isso.



  • Thorning TK, Raben A, Tholstrup T, Soedamah-Muthu SS, Givens I, Astrup A. Milk and dairy products: good or bad for human health? An assessment of the totality of scientific evidence. Food Nutr Res. 2016;60:32527. Published 2016 Nov 22. doi:10.3402/fnr.v60.32527
  • Leon Guerrero, R. T., Gebhardt, S. E., Holden, J., Kretsch, M. J., Todd, K., Novotny, R., & Murphy, S. P. (2009). White Rice Sold in Hawaii, Guam, and Saipan Often Lacks Nutrient Enrichment. Journal of the American Dietetic Association109(10), 1738–1743. https://doi.org/10.1016/j.jada.2009.07.008
  • Gaucheron, F. (2005). The minerals of milk. Reproduction Nutrition Development. https://doi.org/10.1051/rnd:2005030
  • Steinmetz, K. A., Childs, M. T., Stimson, C., Kushi, L. H., McGovern, P. G., Potter, J. D., & Yamanaka, W. K. (1994). Effect of consumption of whole milk and skim milk on blood lipid profiles in healthy men. American Journal of Clinical Nutrition. https://doi.org/10.1093/ajcn/59.3.612
  • Arrowsmith, S., Kendrick, A., & Wray, S. (2010). Drugs acting on the pregnant uterus. Obstetrics, Gynaecology and Reproductive Medicine. https://doi.org/10.1016/j.ogrm.2010.05.001