Dê um gosto requintado aos seus vegetais com esses truques

09 Fevereiro, 2020
Ao adicionar diferentes especiarias ou temperos, pode dar um gosto requintado aos seus vegetais, destacar o seu sabor e torná-los muito mais saborosos e deliciosos.

Cozinhar nunca foi uma tarefa simples, mas com os seguintes truques, você poderá dar um gosto requintado aos seus vegetais.

Conseguir o equilíbrio entre todos os alimentos com o gosto requintado de cada membro da família é um desafio, especialmente se adicionamos vegetais à equação.

Lembre-se de que a forma como o corpo humano assimila o gosto está ligada ao sabor dos alimentos. Como se sabe, a comida é o que dá esse sentimento de prazer ao comer.

Em relação aos vegetais, a questão é um pouco diferente. Desde a infância, talvez a rejeição para este grupo tenha sido aumentada pela associação que fizemos entre o que a mãe nos deu para comer e o que a nossa boca indicou no que diz respeito ao gosto.

No entanto, hoje em dia a culinária é mais uma questão de praticidade do que a dedicação.

A partir do momento em que devemos nos dedicar à culinária, às formas raras e eloquentes em que a cultura nos formou, podemos dar sabor aos vegetais e, assim, obter sensações realmente surpreendentes ao degustar.

Aqui está uma lista de truques ideais para que você possa aproveitá-los ao cozinhar para dar um gosto requintado aos seus vegetais.

Encontrar a melhor e mais simples fórmula a aplicar nos preparativos não precisa ser mais um desperdício de tempo e esforço. Saiba como e aproveite.

Truques para dar um gosto requintado aos seus vegetais

Vegetais deliciosos

Salgado, doce, amargo, picante: tudo é possível

Qualquer um poderia dizer-lhe que os vegetais são extremamente nutritivos para a saúde.

No entanto, isso nos leva a outra questão, por que parece difícil consumi-los sem ser tão bom? Provavelmente tem algo a ver com o estigma do gosto que eles produzem na boca.

Descubra aqui esta série de pequenos truques, mudanças úteis para que você e aqueles que experimentem suas novas criações possam desfrutar do gosto requintado aos seus vegetais.

Recomendamos que você leia: Como preparar deliciosos caldos de legumes para perder peso

Doce

Embora possa parecer controverso, a maioria dos vegetais tem um conteúdo notável de açúcares distribuídos em porcentagens por tipo.

Ou seja, rabanete e repolho, apesar de serem ambos vegetais, não têm a mesma quantidade de açúcar e variam de acordo com a forma como estão preparados.

No entanto, os métodos de cozer a vapor, tais como grelhar ou fritar, pode neutralizar qualquer própria amargura de açúcares da planta ao caramelizar e intensificar o seu sabor.

Se os vegetais tiverem uma camada em cima de óleo ocorre o que é conhecido como a “reação de Maillard“.

O óleo quente rapidamente evapora a umidade da superfície. Como resultado, obtemos vegetais mais macios, com um exterior espetacular.

Além disso, o sabor é uma delicadeza entre doce e saudável, além de ser ideal para acompanhar outros ingredientes.

Salgado

Sal nas comidas

Aqui entramos numa terra repleta de subjetividade crescente. É que o sal que as refeições têm tendem a depender do tipo de cultura anterior a partir da qual ela vimos.

Por exemplo, na Índia, é comum usar condimentos bem carregados (curry, alho, cebolinha, molho de soja, pimentas) para dar-lhe um sabor distinto.

No entanto, se você é o tipo de pessoa que adora a tendência ao sal, no que diz respeito aos vegetais, você deve saber como usá-lo:

  • Com cogumelos, coentro, alho ou cebolas, você tem que medir o uso de sal. Esses ingredientes dão muito sabor e um excesso seria contraproducente.
  • Por outro lado, para os tipos de acompanhamentos e alimentos mais doces, como abobrinha ou mandioca, o uso de sal é absolutamente recomendado.

É uma questão de você tentar e perceber se temos algo certo ou errado.

Amargo

Os sabores amargos, por mais surpreendente que pareça, serão mais úteis do que você pode imaginar. Graças aos elementos do seu caráter amargo, eles contrastam com os aromas doces.

A menta amarga combinada com ervilhas ou batatas e salsa em saladas com molhos doces são exemplos óbvios.

O cominho, por exemplo, é perfeito para acompanhar as cenouras assadas.

Picante

Sabor picante para dar um sabor requintado aos vegetais

No que diz respeito a este truque para dar um gosto requintado aos seus vegetais, você deve ter em conta que o uso desproporcional de elementos picantes nas refeições tende a ser contraproducente para sua saúde.

Embora seja justo enfatizar que, embora você possa remediar com frequência de uso, o toque picante irá destacar a comida devido ao seu sabor poderoso e exótico.

O exemplo mais conhecido de vegetais picantes é o pimentão. Este pequeno ingrediente produz uma marcada sensibilidade e reação nas papilas gustativas.

Acompanhado por outros vegetais proporcionará às suas refeições um prazer requintado de sensações.

Veja também: Pimenta negra, fantástica para a sua saúde

Ácido

Em si, o sabor dos vegetais dificilmente contém acidez ao gosto do paladar humano.

No entanto, sabemos que na cozinha tudo pode acontecer. Se você quiser adicionar um toque ácido ao seu modo de preparar legumes, o limão (que é uma fruta) será o seu melhor aliado.

Ou com um pouco de suco, ou com um toque para ficar suculento, o resultado sempre será sentido.

É mais comum encontrar o toque ácido em saladas, e quase sempre ao gosto de cada paladar. Tal como acontece com o azeite, vinagre ou mostarda, a acidez é uma questão de mero gosto.

Não se esqueça de que cozinhar é uma arte que envolve liberdade, criatividade, amor e dedicação.

Se você decidir fazer combinações mais ousadas entre legumes e outros tipos de refeições, você pode fazê-lo.