Culinária indiana, uma alimentação que pode ajudar a perder peso

· 28 de janeiro de 2019
A culinária indiana é caracterizada pelo uso abundante de especiarias, que podem nos ajudar a perder peso mais facilmente aumentando a temperatura corporal.

Alguns indicam que seguir uma dieta baseada na culinária indiana pode ajudar a perder vários quilos em um mês.

Com isso, deveríamos aproveitar esses truques indianos para perder peso e, além disso, nos sentirmos mais saudáveis.

Gostaria de saber quais são? Então continue lendo!

Informações sobre a culinária indiana

É importante conhecer algumas características da culinária indiana para poder colocar em prática a dieta que te ajudará a perder peso.

Informações sobre a culinária indiana

As receitas indianas possuem influências de diferentes culturas e países, entre eles Mongólia, Portugal e até Inglaterra. Por isso, trata-se de uma gastronomia com uma grande personalidade.

Se destaca por usar vários condimentos (diz-se que aqueles que nascem na Índia têm a capacidade de detectar mais sabores que um ocidental) e por não incluir carne de vaca, já que é sagrada para a religião local.

Não são se ingere muitos laticínios. No lugar deles, eles escolhem uma espécie de manteiga chamada ghee e um iogurte líquido conhecido como lassi.

Entre os ingredientes que não faltam nos pratos temos o arroz, o frango e o cordeiro. Os pratos vegetarianos também são comuns, pois muitos habitantes seguem o preceito da “não-violência” e não consomem nenhum tipo de carne.

Existem diferentes maneiras de preparar os alimentos:

  • Vagar: esquentar e temperar com especiarias.
  • Tandoor: cozinhar no forno alimentos que já foram macerados com especiarias e iogurte.
  • Korma: na brasa. A consistência é espessa porque se adiciona iogurte, leite ou nata.
  • Dhunga: defumado.
  • Dhum: as brasas são colocadas por cima e por baixo do recipiente.

Alimentação indiana, ayurveda e perda de peso

Alimentação indiana, ayurveda e perda de peso

Existe uma grande relação entre o tipo de alimento consumido em um dos maiores países e mais populosos do mundo com um tipo de medicina alternativa e o fato de perder peso.

Isso se deve ao fato de que a alimentação é, ao mesmo tempo, uma medicação, e serve para nos sentirmos saudáveis e fortes.

Como foi dito anteriormente, os pratos da culinária indiana possuem uma grande quantidade de especiarias (curry, cardamomo, cominho, etc.). Elas estimulam o organismo, aumentam a temperatura corporal e, como resultado, ajudam a perder peso.

Na verdade, esta é a razão pela qual a comida indiana queima gordura.

Alguns dos truques indianos para perder peso estão relacionados justamente às especiarias e aos condimentos e, além disso, às combinações entre os alimentos. Aqui oferecemos várias opções:

Folhas de cúrcuma

A cúrcuma é bastante utilizada na culinária indiana

As folhas de cor verde escuro dessa árvore nativa são usadas em saladas e molhos, tanto cruas quanto cozidas.

Ajudam o estômago e os intestinos a funcionarem corretamente e permitem que o peso corporal se mantenha estável ou se reduza caso existam quilos a mais.

Além disso, as folhas de cúrcuma têm propriedades medicinais porque tratam a diarreia, a disenteria e a diabetes.

Pode te interessar: 3 receitas com cúrcuma para perder peso

Dal

Essa comida tradicional da Índia é composta por ervilhas secas, lentilhas e feijões. Serve-se com arroz e pão (chapati).

Dal é de alto poder proteico, é muito saciante e é digerido de modo mais lento que outros alimentos, por isso não dá vontade de comer qualquer coisa entre as refeições. Assim, favorece o controle do peso corporal.

Coentro

O coentro é bastante utilizado na culinária indiana

Essa erva aromática (pertencente à família da salsa e do aipo) tem um grande poder diurético que ajuda a eliminar líquidos, toxinas e gorduras através da urina.

Dentro da medicina tradicional, é usado para reduzir os gases intestinais, reduzir a inflamação abdominal e purificar o sangue.

Aperitivos e saladas

Os indianos consomem muitos alimentos frescos devido às altas temperaturas locais. Algumas opções são perfeitas para o verão, e mais ainda se estivermos fazendo algum tipo de dieta. Por exemplo:

  • Ratia (iogurte com verduras, frutas e especiarias)
  • Chaat (salada de verduras cruas com limão e especiarias)
  • Pakora (empanadas de farinha de grão-de-bico recheadas com verduras).

Legumes e cereais

Os legumes são cozidos sem casca e cortados para que sejam mais digestivos.

Entre os cereais, o arroz, sem dúvida, é a base da culinária indiana. O mais conhecido entre todos os tipos escolhidos é o basmati, que tem uma boa dose de fibras e sacia a fome.

Além disso, pode-se adicionar à dieta um pouco de trigo, milho e milhete.

Veja também: Os 4 melhores cereais para o café da manhã

Bebidas

O leite de coco é bastante utilizado na culinária indiana

Para cumprir com os 2 litros de água por dia, manter-se hidratado e evitar o apetite exagerado (que muitas vezes é sede) podemos escolher algumas bebidas indianas:

  • Lassi (iogurte líquido)
  • Chai (chá com especiarias)
  • Ninmu Pani (limonada)
  • Suco de coco

Por último, com relação à ayurveda, existem 3 tipos de doshasCada um deles se relaciona com uma série de características corporais.

Saber qual é o seu pode ajudá-lo a comer o que precisa, evitar o que não lhe faz bem e, principalmente, perder peso.

  • Vatta: com estrutura magra e leve, sente fome o tempo todo e tem digestão irregular. Neste caso, recomenda-se consumir pratos mais “pesados” como sopas, cozidos ou macarrão com molho.
  • Pitta: de estrutura mediana, sente fome e sede intensamente, desespera-se se a comida não está pronta a tempo e tende a comer muito. Os alimentos aconselhados são as saladas e bebidas frias. Recomenda-se não comer pratos pesados ou carne.
  • Kapha: mais corpulento e com excesso de peso; digestão lenta, apetite mediano. Deve evitar os laticínios, as sobremesas e as gorduras e optar por frutas e verduras (principalmente cenoura, abóbora, aipo, couve e alface).

Orientações além da culinária indiana para perder peso

  • Não misturar carboidratos e proteínas.
  • Selecionar bem os alimentos (o que impera é a qualidade, e não a quantidade).
  • Consumir arroz integral e verduras.
  • Escolher frutas frescas (cítricos, na maioria).
  • Realizar 3 refeições por dia mais uma porção de iogurte desnatado ou fruta, caso tenha fome.
  • Mastigar 100 vezes cada mordida para uma melhor digestão.
  • Beber 2 litros de água e chá verde por dia.
  • Realizar atividade física, principalmente caminhadas, 40 minutos por dia.
  • Ali, S. S., Kasoju, N., Luthra, A., Singh, A., Sharanabasava, H., Sahu, A., & Bora, U. (2008). Indian medicinal herbs as sources of antioxidants. Food Research International. https://doi.org/10.1016/j.foodres.2007.10.001
  • Aggarwal, B. B., Sundaram, C., Malani, N., & Ichikawa, H. (2007). Curcumin: The Indian solid gold. Advances in Experimental Medicine and Biology. https://doi.org/10.1007/978-0-387-46401-5_1
  • Gopalan, C., Rama Shastri, B., & Balasubramanian, S. . (1987). Nutritive value of Indian Foods. ICMR. https://doi.org/10.2307/302397
  • Narayan, U. (1995). Eating Cultures: Incorporation, Identity and Indian Food. Social Identities. https://doi.org/10.1080/13504630.1995.9959426