Requintado arroz coreano ou Bibimbap

26 de maio de 2019
Bibimbap ou arroz coreano é um prato completo e nutritivo que você pode preparar em um curto espaço de tempo. Descubra!

O arroz é um dos ingredientes básicos da culinária oriental. Graças ao seu sabor e textura, pode ser incorporado a todos os tipos de pratos, uma vez que é utilizado como ingrediente principal e como guarnição. Você sabe como fazer receitas usando o arroz coreano?

Nesta oportunidade, compartilhamos com você a receita passo a passo do arroz coreano ou Bibimbap , um prato de arroz, carne, ovo e legumes simplesmente delicioso. Não perca!

Benefícios nutricionais do arroz

Benefícios nutricionais do arroz

Por ser rico em carboidratos saudáveis, é uma fonte natural de energia. Além disso, fornece triptofano (um aminoácido essencial), vitamina B3 e B6, antioxidantes e proteínas de qualidade.

Outra razão para incluir o arroz em sua dieta é que ele não contém gorduras e seu nível de sódio é baixo! Por ser rico em fibras insolúveis, considera-se que ele poderia ajudar a prevenir o aparecimento do câncer, principalmente no nível do cólon.

O principal componente do arroz é o amido, que por sua vez é composto de amilose e amilopectina. As características de cada tipo de arroz dependem de qual dessas duas substâncias predomina. Quando a proporção de amilopectina é maior, os grãos são mais viscosos, por exemplo.

Escolher o tipo certo de arroz para cada receita é essencial para o prato sair como o esperado. Compre o arroz indicado!

Em geral, especialistas em nutrição recomendam a escolha do arroz integral devido ao seu alto teor de fibras. Não hesite em consultar o seu médico se quiser mais informações sobre o assunto.

Passo a passo do arroz coreano ou Bibimbap

Passo a passo do arroz coreano ou Bibimbap

Antes de seguirmos com o passo a passo para preparar o arroz coreano em casa, queremos falar sobre a necessidade ou não de lavar o arroz antes de cozinhar. Algo muito comum, principalmente em países de origem asiática.

No passado, era costume lavar o arroz para eliminar possíveis parasitas ou detritos entre os grãos. No entanto, atualmente, há opiniões conflitantes a esse respeito. Enquanto alguns cozinheiros recomendam lavar o arroz para remover o excesso de amido e obter um arroz mais “solto”, outros argumentam que não é necessário.

Segundo dados publicados pela FDA (Food and Drug Administration), lavar o arroz antes de cozinhar pode eliminar parte de sua contribuição de ferro, folato e tiamina. Por esta razão, não vamos lavar o arroz ao preparar esta receita de arroz coreano.

Confira ademais: Dietas coreanas: o segredo oriental para perder peso

Ingredientes para fazer o arroz coreano

  • 1 xícara de arroz japonês (conhecido como “arroz de sushi”)
  • 300 gramas de carne picada
  • 1 xícara de espinafre
  • 1 cenoura grande
  • 10 grandes cogumelos
  • 2 ovos
  • 1 xícara de broto de feijão
  • 80 gramas de kimchi
  • Sal (a gosto)
  • Óleo (quantidade necessária)

Nota: Se você não achar o arroz japonês, você pode usar o arroz redondo.

Ingredientes para marinar a carne

  • 2 colheres de sopa de molho de soja
  • 1 colher de chá de óleo de gergelim
  • ½ colher de chá de alho em pó

Ingredientes para o molho gochujang

  • 2 colheres de sopa de gochujang
  • 1 colher de sopa de água e vinagre de arroz (opcional)
  • 1 colher de chá de óleo de gergelim, açúcar e sementes de gergelim
  • Sal (a gosto)

Gochujang é uma pasta de soja fermentada com pimenta.

Preparação

Preparação

  1. Em primeiro lugar, misture o molho de soja com o óleo de gergelim e o alho em pó para preparar a mistura para marinar.
  2. Logo marine a carne picada no molho preparado no ponto anterior. Não é necessário que você deixe a carne por muito tempo; cerca de 7 minutos já está bom.
  3. Posteriormente, refogue a carne em uma panela ou wok. Reserve.
  4. Por outro lado, coloque um fio de óleo em uma panela, aqueça e acrescente o arroz. Não pare de mexer para evitar que queime ou grude.
  5. Assim que tiver passado um minuto, adicione duas xícaras de água e sal a gosto. Deixe cozinhar em fogo médio-baixo até que o arroz esteja pronto (cerca de 10 minutos ou conforme indicado na embalagem).
  6. Além disso, lave, descasque e corte as cenouras em tiras finas e fatie os cogumelos.
  7. Lave bem o espinafre e o broto de feijão.
  8. Ademais, aqueça um pouco de óleo em uma wok e refogue as tiras de cenoura por um ou dois minutos. Repita a operação com os cogumelos. A ideia é que eles permaneçam crocantes.
  9. Logo em seguida, refogue o espinafre e, finalmente, o broto de feijão separadamente. Preste especial atenção porque eles cozinham rapidamente.
  10. Por outro lado, para preparar o molho gochujang, coloque todos os ingredientes em uma tigela e misture bem até obter um molho homogêneo. Se você preferir um molho não tão picante, adicione apenas uma colher de chá de gochujang.
  11. Finalmente, prepare dois ovos fritos.

Monte o prato

  1. O arroz coreano pode ser servido em um prato fundo ou diretamente em uma caçarola.
  2. Em primeiro lugar, coloque uma base de arroz.
  3. Logo distribua os outros ingredientes sobre o arroz para que eles sejam agrupados por cor, como visto na imagem.
  4. Posteriormente, coloque os ovos fritos no meio do prato.
  5. Por outro lado, sirva o molho gochujang separadamente e a cada camada. Adicione-o ao arroz coreano ao seu gosto.
  6. Pronto! Você já tem dois pratos Bibimbap para desfrutar.

Não deixe de ler: Curry de grão de bico e arroz basmati

Outras ideias para preparar o arroz coreano

  • Certamente, você pode transformar o prato em uma receita vegetariana se, em vez de usar carne picada, você o preparar com tofu.
  • Tente adicionar outro tipo de vegetais ao seu arroz coreano, por exemplo: feijão-verde, abobrinha, cebola roxa, pimenta ou qualquer outra coisa que você possa imaginar.
  • Agora, se você não conseguir achar o molho gochujang, pode usar outra pasta de pimenta para fazer o molho.
  • Na receita original, a gema do ovo cru é servida no meio. Experimente!

Em conclusão, esperamos que essa receita fácil de arroz coreano tenha te agradado e que você tente prepará-la muito em breve! É uma boa maneira de incluir mais vegetais na nossa dieta habitual.

  • Food and Drug Administration. Arsenic in Rice and Rice Products. https://www.fda.gov/food/foodborneillnesscontaminants/metals/ucm319948.htm
  • Fundación Española de Nutrición. Arroz. http://www.fen.org.es/mercadoFen/pdfs/arroz.pdf
  • Fundación Española de Nutrición. Carne. http://www.fen.org.es/mercadoFen/pdfs/ternera.pdf
  • NCBI. (2017). Scientific Evidence of Rice By-Products for Cancer Prevention: Chemopreventive Properties of Waste Products from Rice Milling on Carcinogenesis In Vitro and In Vivo. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/28210630