Logo image
Logo image

Veja como controlar a pressão arterial alta com produtos naturais

3 minutos
Você sabia que a vitamina C presente no limão pode ajudar a manter a elasticidade dos vasos sanguíneos e a reduzir a hipertensão?
Veja como controlar a pressão arterial alta com produtos naturais
Escrito por Ekhiñe Graell
Última atualização: 23 agosto, 2022

A hipertensão é um dos problemas mais comuns na atualidade, e pode chegar a ser perigosa se não for devidamente tratada. É por isso que hoje apresentaremos uma ótima opção para controlar a pressão arterial alta com produtos naturais.

Dentre os aspectos que influenciam no desencadeamento da pressão arterial alta podemos mencionar os níveis de água e sal no organismo, o estado dos rins, dos vasos sanguíneos e do sistema nervoso, assim como os níveis hormonais.

Confira os alimentos naturais para controlar a pressão:

Lima para controlar a pressão

A lima, graças ao seu alto teor de vitamina C e flavonoides, mantém os vasos sanguíneos em bom estado, ajudando a aumentar sua elasticidade e a prevenir possíveis derrames. Portanto, essa opção natural também pode prevenir o desenvolvimento de varizes.

Goiaba

A goiaba ajuda a diminuir os níveis de colesterol ruim, aumentando os níveis do bom colesterol ao mesmo tempo. Assim, pessoas que sofrem de hipertensão podem diminui-la consumindo a goiaba.

Azevinho

Essa planta ajuda principalmente a manter a saúde do coração, por isso, diminui a pressão arterial alta, assim como a arteriosclerose e reduz o colesterol. A melhor maneira de consumir o azevinho é preparando infusões.

Leia também: Como cuidar da saúde arterial: 6 hábitos saudáveis

Avelã

A avelã, principalmente o seu leite, contém altos níveis de cálcio, o que ajuda no combate à hipertensão. Junto a isso, também há o magnésio, que intervém no bom funcionamento dos vasos sanguíneos.

Salsão

Some figure

O salsão é considerado como um dos melhores diuréticos naturais, por isso ajuda o organismo a eliminar toxinas e evita a retenção de líquidos, que é um dos fatores de risco que podem desencadear a hipertensão. O melhor é consumir seu suco.

Limão

O limão é uma alternativa natural a mais para curar ou tratar a hipertensão. De fato, essa fruta é muito efetiva contra diversos problemas, principalmente do sistema respiratório.

Nesse caso, seu teor de vitamina C ajuda aos vasos sanguíneos a permanecerem em bom estado, evitando a pressão alta.

Conheça: 8 sintomas da deficiência de vitamina C

Violeta

A violeta é uma planta altamente diurética que ajuda o organismo a eliminar toxinas através da urina. Dessa maneira, a eliminação de líquidos é um bom mecanismo para evitar a hipertensão.

Além disso, alguns componentes deste produto natural têm efeitos hipotensivos, o que quer dizer que eles mantêm a pressão baixa ou em níveis ótimos.

Lavanda

Assim como a violeta, a lavanda também tem propriedades diuréticas que ajudam a eliminar certas toxinas do corpo através da urina, evitando a retenção de líquidos e, portanto, o desenvolvimento da hipertensão.

Da mesma forma, a lavanda reduz os níveis de estresse e da pressão arterial, principalmente quando esses problemas estão relacionados a problemas nos nervos.

Arroz

Alguns especialistas recomendam que mantenhamos uma dieta rica em arroz integral devido ao fato de que este ajuda a controlar os níveis de pressão arterial, diminuindo as possibilidades de sofrermos quadros de hipertensão.

Cenoura

A cenoura é outro produto de origem natural que tem propriedades benéficas para o organismo, principalmente quando se trata de hipertensão.

Devido ao seu alto teor de vitamina C e betacarotenos, a cenoura ajuda a diminuir o colesterol e a proteger nossas artérias.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • Ueshima, H., Stamler, J., Elliott, P., Chan, Q., Brown, I. J., Carnethon, M. R., … Zhou, B. (2007). Food omega-3 fatty acid intake of individuals (total, linolenic acid, long-chain) and their blood pressure: INTERMAP study. Hypertension. https://doi.org/10.1161/HYPERTENSIONAHA.107.090720
  • Hermansen, K. (2000). Diet, blood pressure and hypertension. The British Journal of Nutrition. https://doi.org/10.1017/S0007114500001045
  • Bazzano, L. A., Green, T., Harrison, T. N., & Reynolds, K. (2013). Dietary approaches to prevent hypertension. Current Hypertension Reports. https://doi.org/10.1007/s11906-013-0390-z

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.