Posso consumir iogurte se estiver com diarreia?

O iogurte é um alimento caracterizado pelo seu teor de probióticos, vitaminas e minerais. Apesar de ser um laticínio, parece ser benéfico em casos de diarreia. Quer saber por quê? Descubra!
Posso consumir iogurte se estiver com diarreia?

Última atualização: 25 Novembro, 2020

“Posso consumir iogurte se estiver com diarreia?" Esta pode ser uma pergunta frequente entre aqueles que têm esse problema digestivo. A diarreia geralmente alerta para uma alteração da microbiota intestinal, e também está associada ao estresse ou a uma infecção pontual.

De qualquer forma, a alimentação desempenha um papel importante na contenção da mesma. Evita que outras complicações ocorram, embora às vezes seja necessário suplementar com medidas farmacológicas.

Em relação ao consumo de iogurte, as evidências sugerem que este é um alimento benéfico, desde que não contenha açúcares adicionados. Por ser um alimento nutritivo e probiótico, promove o equilíbrio das bactérias no trato gastrointestinal. Saiba mais detalhes a seguir.

O iogurte é uma fonte de probióticos

Se ele se destaca por algo, é por causa do seu conteúdo bacteriano, particularmente de Lactobacillus. Esses microrganismos são capazes de colonizar o trato digestivo e, por sua vez, reduzir o risco de desenvolver patologias do tipo metabólico.

De acordo com uma pesquisa publicada na revista Nutrients, o consumo regular de bactérias probióticas é capaz de diminuir a incidência de diabetes tipo 2, e até mesmo de alguns tipos de doenças cardiovasculares.

Vários métodos estão disponíveis para garantir um fornecimento constante de bactérias benéficas ao intestino. A primeira é a suplementação probiótica. Nesses casos, é ideal escolher um produto monocepa com um conteúdo abundante de bactérias que possam garantir que elas cheguem vivas às áreas do intestino que devem colonizar.

Também é possível introduzir esses microrganismos no sistema digestivo consumindo regularmente produtos fermentados, como iogurte e kefir.

Iogurte natural
As bactérias saudáveis contidas no iogurte favorecem o equilíbrio da microbiota intestinal. Por sua vez, reduzem o risco de distúrbios metabólicos.

É bom consumir iogurte em caso de diarreia?

Como mencionamos, a diarreia é uma desordem gastrointestinal que pode ser causada por múltiplos fatores. A maioria deles está associada a um desequilíbrio na microflora intestinal. Por essa razão, garantir um fornecimento regular de bactérias benéficas pode ajudar a corrigir esse processo.

Um estudo realizado em crianças afirma que o consumo de probióticos é capaz de prevenir e tratar a diarreia causada pela ingestão de antibióticos. Esta pesquisa utilizou a suplementação para obter os resultados, mas também é possível consumir iogurtes regularmente para prevenir o aparecimento de patologias intestinais.

Em geral, é comum recomendar a ingestão de iogurtes quando a pessoa está sendo tratada com antibióticos. O objetivo deste conselho é aumentar a proteção da microbiota, pois estes medicamentos aumentam o risco de processos relacionados à disbiose e ao surgimento de distúrbios gastrointestinais.

O consumo de iogurte reduz a diarreia relacionada ao estresse

O estresse é outro fator capaz de induzir o aparecimento de diarreia e outros distúrbios intestinais. O sistema nervoso central está diretamente ligado ao trato gastrointestinal, como explica um artigo publicado no Chinese Medical Journal.

Portanto, uma alteração em qualquer sistema pode afetar diretamente o outro. Assim, qualquer processo de estresse ou perturbação emocional é capaz de aumentar o risco de diarreia.

Em relação a isso, para reduzir o aparecimento de transtornos emocionais, recomenda-se cuidar da flora intestinal e melhorar o estilo de vida. O consumo de iogurte enriquecido com probióticos pode fornecer proteção contra os distúrbios de humor.

A ingestão de kefir e a suplementação probiótica também são boas opções. No entanto, o sabor do kefir não é adequado para todos os gostos por causa do seu toque ácido e textura. Enquanto isso, o iogurte tem uma boa aceitação geral.

No entanto, é importante analisar os rótulos e escolher um produto que não contenha açúcares adicionados em sua composição. Caso contrário, estaríamos adquirindo um iogurte de baixa qualidade nutricional, que poderia impactar negativamente a saúde metabólica e a glicemia.

Mulher com quadro de diarreia
Além de promover o equilíbrio das bactérias intestinais, o consumo de iogurte está associado a um maior bem-estar emocional. É por isso que também contribui para melhorar a diarreia causada pelo estresse.

Em caso de diarreia, consumir iogurte é uma boa opção

Consumir iogurte se você tiver diarreia pode melhorar a sintomatologia desse processo e acelerar a recuperação. No entanto, você não precisa ter esse transtorno para começar a incluir este alimento na sua dieta regular.

Os iogurtes são produtos recomendados em quase qualquer plano alimentar, pois fornecem probióticos, gorduras saudáveis e proteínas. Além disso, fornecem cálcio e outros minerais essenciais que promovem o bem-estar.

Ainda assim, é importante analisar os rótulos para determinar se estamos falando de um produto de alta qualidade. Nem todos os laticínios do mercado se encaixam no conceito de iogurte. Alguns contêm muitos açúcares e fornecem poucos nutrientes.

Pode interessar a você...
3 maneiras de consumir iogurte no café da manhã e seus benefícios
Melhor Com SaúdeLeia em Melhor Com Saúde
3 maneiras de consumir iogurte no café da manhã e seus benefícios

Incluir o iogurte no café da manhã tem benefícios interessantes tanto para a saúde quanto para o controle do peso. Descubra os seus benefícios



  • Pereg D, Kimhi O, Tirosh A, Orr N, Kayouf R, Lishner M. The effect of fermented yogurt on the prevention of diarrhea in a healthy adult population. Am J Infect Control. 2005;33(2):122-125. doi:10.1016/j.ajic.2004.11.001
  • Yoo JY., Kim SS., Probiotics and prebiotics: present status and future perspectives on metabolic disorders. Nutrients, 2016.
  • Szajwska H., Canani RB., Guarino A., Hojsak I., et al., Probiotics for the prevention of antibiotic-associated diarrhea in children. J Pediatr Gastroenterol Nutr, 2016. 62 (3): 495-506.
  • Marotta A, Sarno E, Del Casale A, et al. Effects of Probiotics on Cognitive Reactivity, Mood, and Sleep Quality. Front Psychiatry. 2019;10:164. Published 2019 Mar 27. doi:10.3389/fpsyt.2019.00164
  • Guarino A, Guandalini S, Lo Vecchio A. Probiotics for Prevention and Treatment of Diarrhea. J Clin Gastroenterol. 2015;49 Suppl 1:S37-S45. doi:10.1097/MCG.0000000000000349
  • Hempel S. Probiotics for diarrhoea. Indian J Med Res. 2014;139(3):339-341.
  • Isolauri E. Probiotics for infectious diarrhoea. Gut. 2003;52(3):436-437. doi:10.1136/gut.52.3.436