O que é a água de kefir? Benefícios, usos e prescrição

30 Janeiro, 2020
A água de Kefir é uma bebida fermentada que pode ajudar você a proteger seu organismo. Não perca a receita passo a passo.
 

Nos últimos anos a alimentação equilibrada e saudável tem tomado uma presença maior na vida das pessoas. Não é mais estranho falar sobre nutrição ou “cuidar-se bem” nas refeições. Inclusive incorporamos um vocabulário totalmente novo. Agora, certamente você já ouviu falar sobre a água do kefir, mas realmente sabe o que é? 

Depois, contaremos tudo sobre esta bebida desde seus usos e benefícios, até como você pode prepará-la no conforto da sua casa! Não o perca.

O que é a água de kefir?

Água de Kéfir

É uma bebida fermentada através da cultura microbiana de mesmo nome, também chamada SCOBY (Colônia Simbiótica de Bactérias e Leveduras). Em outras palavras, é uma colônia de bactérias lácticas e acéticas, leveduras e microorganismos que trabalham simbioticamente no leite ou na água, dependendo se você deseja produzir água ou leite de kefir, para obter uma bebida fermentada.

Para o kefir fermentar a água é necessário dissolver os nutrientes que a convertem em um ambiente ideal para o desenvolvimento da cultura microbiana. Falaremos mais sobre isso quando vermos como preparar esta bebida em casa.

Benefícios e usos da água de kefir

 

Certamente você está se perguntando por que é bom beber água de kefir. Bem, apresentaremos seus principais benefícios e usos:

1. Probiótico

Dgestão

A água de kefir, como também o leite e iogurte de kefir, contém microrganismos vivos que melhoram as funções metabólicas ajudando a combater o trânsito lento. Por ser um produto fermentado, é carregado com microrganismos benéficos para a microbiota.

Leia também: O que são e para que servem os probióticos?

2. Melhora a flora intestinal

Por aumentar o número de bactérias lácticas em nossos intestinos, melhora a flora intestinal e ajuda a eliminar patógenos. Dessa forma, podemos desfrutar de uma melhor saúde intestinal.

3. Propriedades antibacterianas

Alguns estudos indicam que os probióticos do kefir, entre os quais o Lactobacillus kefiri, podem inibir o crescimento de diferentes bactérias no organismo, como a Salmonella,  a E. coli ou a Helicobacter pylory. Por outro lado, o carboidrato de “kefiran” do kefir também teria propriedades antibacterianas.

4. Poderia diminuir o colesterol

Perfil lipídico está sendo avaliado.
 

Não existem muitos estudos a esse respeito, mas os dados indicariam que esta bebida poderia ajudar a melhorar e/ou controlar os valores de colesterol ruim.

5. Reidratação

É uma bebida isotônica, portanto é perfeita para a reidratação. Sendo também baixa em calorias, pode ser incorporada até em planos de emagrecimento.

Receita da água de Kefir

Os grânulos de kefir contêm bactérias lácticas para a fermentação

Os grânulos de kefir têm uma textura macia e gelatinosa, que pode lembrar a couve-flor. No caso dos grânulos de leite de kefir, estes são esbranquiçados, enquanto os da água de kefir são transparentes.

Certamente, é importante saber a diferença para utilizar o cultivo adequado para a fermentação da bebida que queremos. Vamos ver agora como preparar esta bebida fermentada:

Ingredientes

  • 1 litro de água mineral
  • 3 colheres de sopa de açúcar de cana
  • 1/2 limão (opcional)
  • 3 colheres de sopa grandes de grânulos de kefir de água

Utensílios

  • Um frasco de vidro grande, com a boca larga e tampa de plástico ou de vidro (não de metal)
  • Uma colher de pau 

Não perca: Como preparar kefir de água de coco para melhorar sua saúde

Preparação

  1. Em primeiro lugar, coloque o litro de água dentro da garrafa.
  2. Além disso, adicione os grânulos de kefir de água, o açúcar e, se você quiser dar sabor à bebida, o suco de limão.
  3. Posteriormente, mexa bem com a colher de pau. Você também pode fechar o frasco e agitá-lo.
  4. Logo depois, deixe a mistura repousar por dois ou três dias em temperatura ambiente (entre 15 e 30 graus). Durante o processo de fermentação os grânulos de kefir consumirão o açúcar e gerarão ácidos orgânicos, fermentando a água.
  5. Finalmente, consuma, e aproveite seus benefícios.
 

Informações gerais sobre a água de kefir

  • Se você engarrafar bem, a bebida fermentada pode manter suas características nutricionais por um ano.
  • Depois de abri-la, mantenha-a na geladeira.
  • Por não conter lactose é adequada para pessoas com intolerâncias e alergias alimentares.

Em conclusão, como você viu, preparar água com kefir é muito simples. Sendo assi, você se atreve a fazê-la e se beneficiar de suas contribuições nutricionais? Em primeiro lugar, consulte o seu médico para obter mais informações sobre o kefir e seus benefícios para a saúde. Além disso, recomendamos que averigue com esse profissional da saúde, se o consumo é aconselhável no caso de você sofrer de alergias ou problemas de saúde.

 
  • Oak SJ., Jha R., The effects of probiotics in lactose intolerance: a systematic review. Crit Rev Food Sci Nutr, 2019. 59 (11): 1675-1683.
  • Wischmeyer PE., McDonald D., Knight R., Role of microbiome, probiotics and dysbiosis therapy in critical illness. Curr Opin Crit Care, 2016. 22 (4): 347-53.