Consumir casca da maçã ajuda na perda de peso

15 de março de 2019
O consumo da casca da maçã pode aumentar a quantidade de gordura marrom, que se encarrega de queimar calorias e nos ajuda a perder peso.

O velho ditado anglo-saxão “uma maçã por dia mantém o médico longe” não está longe da realidade. A maçã é um superalimento que tem muitas propriedades benéficas para nossa saúde. No entanto, o que as pessoas provavelmente não sabem é que consumir a casca da maçã ajuda a perder peso.

Os benefícios da casca da maçã

A química está por trás do brilho ceroso da pele da maçã, que lhe atribuí uma grande quantidade de benefícios para a saúde, como o poder de construção de músculo, assim como perder e manter o controle do peso.

As cascas da maçã contêm ácido ursólico que impede o desgaste muscular. O ácido também impede que o colesterol e o açúcar se elevem muito no sangue e que eles estejam sob baixo controle, o que significa que uma maçã ao dia pode fazer maravilhas para a saúde.

A importância da casca da maçã foi descoberta depois que Dr. Adams, um especialista dos Estados Unidos, analisou como os hormônios afetam o corpo.

Ele começou a buscar um medicamento que detinha a perda de músculo, mantendo os aposentados fortes à medida que envelhecem, e diminuindo o risco de fraturas difíceis de curar.

Descubra: 5 exercícios que você deve praticar se quiser cuidar dos ossos

Segundo este médico, o desgaste muscular é um companheiro frequente de doenças e do envelhecimento, que prolonga hospitalizações, atrasa recuperações e, em alguns casos, impede a pessoa de voltar para casa.

Não se entende bem e não há medicação para isso. Para remediar a situação, o Dr. Adams, da Universidade de Iowa, estudou as mudanças genéticas que acontecem quando os músculos se atrofiam.

Mais benefícios da casca da maçã

O Dr. Adams complementou em ratos uma dieta normal com pequenas quantidades do ácido ursólico e os submeteu a testes de saúde. O que ele descobriu foi que os músculos dos animais ficaram maiores e o controle sobre eles também aumentou a medida que o composto era consumido.

No entanto, os benefícios não acabam por aí. Os ratos alimentados com a casca da maçã apresentaram menores níveis de gorduras no sangue como o colesterol e outros culpados pela obstrução das artérias e danos ao coração, e também um terço a menos de gordura corporal.

Além disso, acredita-se que o ácido ursólico melhora os efeitos da insulina e da insulina como fator de crescimento, dois hormônios chave para o crescimento muscular.

O Dr. Christopher Adams, reforçou a importância de uma dieta equilibrada para conseguir estes resultados.

Este composto se concentra, sobretudo na casca da maçã, mas também aparece no mirtilo, nas ameixas secas, alfavaca, o orégano e o tomilho.

Além disso, comer a casca da maçã pode aumentar a quantidade de gordura marrom que temos no corpo, o que faz com que queimamos mais calorias e por isso ajuda a perder peso.

Leia também: 6 alimentos perfeitos para queimar gorduras

Assim, de agora em diante, consuma uma maçã ao dia, além dos nutrientes, ela ajudará a perder peso e a construir músculo.

  • Wolfe, K., Wu, X., & Liu, R. H. (2003). Antioxidant activity of apple peels. Journal of Agricultural and Food Chemistry. https://doi.org/10.1021/jf020782a