Como manter a pele hidratada, suave e jovem?

12 de novembro de 2014
Para manter a pele suave e sem sinais da idade é muito importante hidratá-la diariamente. Também é conveniente fazer esfoliações pelo menos uma vez por mês para eliminar as células mortas.

Todos os dias nossa pele está exposta a muitos fatores que podem causar debilidade, afetar sua beleza e, aos poucos, prejudicar sua saúde.

A exposição da pele à radicais livres, à poluição, à fumaça do cigarro, às altas e baixas temperaturas, os raios UV, à alimentação, entre outros fatores; podem roubar a umidade e pouco a pouco acelerar o envelhecimento prematuro.

Ter a pele seca não é uma opção ou escolha de ninguém e obviamente é bom procurar uma maneira adequada de cuidá-la, e devolver a umidade que a faz apresentar uma aparência saudável.

Felizmente, hoje em dia, existem muitos tratamentos para manter a pele hidratada, e fazer com que mantenha uma aparência suave, firme e jovem.

Se acaso faça parte da estatística de mulheres que sofrem com a pele seca, saiba que sua pele requer muito mais cuidado e prevenção. A seguir, ensinaremos todos os passos para combater a secura e conseguir uma pele tão desejada.

Conselhos para uma pele hidratada, firme e jovem

Cuidado com a temperatura da água

Caso seja o tipo de pessoa que adora um banho com água quente, pela manhã e no final do dia, saiba que mesmo que seja relaxante, não está cuidando como deveria de sua pele.

O tempo prolongando do seu banho com água quente reduz os óleos naturais da pele, por conseguinte, a pele torna-se cada vez mais seca.

Uma boa opção é tomar banho com água norma, não mais que 15 minutos. E se optar por água fria estará contribuindo muito mais para a saúde da pele.

Cuidado na hora da limpeza e secagem

No momento de realizar a limpeza e secar a pele, faça-o com delicadeza e seja criteriosa com os produtos que for utilizar para o tratamento diário.

Se seu caso é pele seca, procure utilizar um creme específico para peles secas. Aplique o creme com suavidade com uma esponja para obter melhores resultados.

No caso de utilizar desodorantes ou sprays antitranspirantes, somente os utilize nas axilas, uma vez que seu uso em outras áreas do corpo pode prejudicar a pele.

E quando secar a pele, faça-o de forma suave, não esfregue a toalha, simplesmente faça toques leves com as mãos.

Uso de cremes e esfoliantes

Logo após secar a pele, mantenha sua unidade com a aplicação de cremes hidratantes, que contenham ácido hialurônico, lanolina, óleos minerais ou vaselina.

Estes ingredientes são essenciais para o combate da pele seca. Mas, além dessas indicações, pode-se optar por uma alternativa natural, utilizando óleos essenciais ou máscaras que incluam ingredientes hidratantes.  

Também é conveniente que faça uma esfoliação na pele, pelo menos uma vez por semana. No mercado existem muitos produtos esfoliantes, mas seus componentes químicos podem afetar ainda mais a pele seca.

Por isso, o mais recomendado é fazer uma esfoliação natural e caseira, com ingredientes que hidratam, protegem e eliminam as células mortas.

Hábitos saudáveis

Mantenha uma dieta saudável, rica em antioxidantes para combater os radicais livres. Aumente a ingestão de frutas e verduras, assim como também as gorduras saudáveis como o ômega 3.

E lembre-se: beba pelo menos dois litros de água todos os dias, dessa forma, manterá sua pele hidratada e os resultados refletirão rapidamente no espelho.

Leia mais: 6 remédios com gengibre para a saúde da pele

Máscara hidratante para uma pele hidratada

pepino para a pele

Esta poderosa máscara combina as propriedade de três ingredientes benéficos para a pele. Seus componentes hidratam profundamente, retardando o surgimento de rugas e os efeitos prematuros do envelhecimento.

Ingredientes

  • 2 colheres de iogurte natural
  • ½ pepino

Modo de prepará-la?

  • Primeiramente, misture bem todos os ingredientes.
  • Em seguida, aplique sobre a pele.
  • Por fim, deixe que atue durante 15 minutos e remova com água fria.

Saiba mais: Tônico de camomila e pepino para firmar a pele

Máscara para esfoliar a pele

açúcar refinado

Esta máscara é ideal para esfoliar a pele e eliminar as células mortas que se acumulam na pele diariamente. Seus ingredientes hidratam, limpam profundamente e ajudam no combate do envelhecimento prematuro.

Ingredientes

  • 3 colheres de aveia
  • 1 colher de açúcar
  • 2 colheres (pequenas) de mel de abelha
  • ¼ de suco de laranja

Modo de Preparo

  • Primeiramente, misture bem todos os ingredientes em um recipiente até formar uma espécie de creme.
  • Uma vez que esteja bem consistente, aplique na pele limpa, realizando movimentos circulares suaves.
  • Por fim, deixe atuar durante 15 minutos e remova com água fria.