Como tratar as pontas duplas do cabelo?

· 5 de agosto de 2014
É fundamental mantê-los bem hidratados, não abusar do secador e não pentear o cabelo seco. As máscaras caseiras também podem ajudar a acabar com esse problema.

Sem dúvida, esse é um dos problemas mais habituais que as mulheres enfrentam, e não faz diferença o tamanho do cabelo. Nesse artigo, aprenda algumas dicas, tratamentos caseiros e segredos para tratar as pontas duplas do cabelo.

As pontas quebradiças ou abertas são um total incômodo, que têm soluções que vão além de cortar o cabelo.

Dicas para evitar as pontas duplas

Essas dicas a ajudarão a modificar o quadro problemático do seu cabelo, evitando as pontas duplas. Confira:

  • Beba muita água: quem bebe a quantidade de água suficiente diariamente é beneficiado em todos os sentidos no que diz respeito à saúde. Um dos benefícios é colhido pelo cabelo, que obtém a hidratação e os minerais necessários para mantê-lo saudável. Sem dúvida, esse será um diferencial para quem quer tratar as pontas duplas do cabelo.
  • Não se esqueça do condicionador: ele precisa ser de boa qualidade e próprio para cabelos secos e danificados. Ao lavar o cabelo, nunca se esqueça de usá-lo. Tente não secar o cabelo com secador ou usar a prancha com frequência, pois o calor excessivo tira a hidratação dos fios e essa é uma das principais causas das pontas abertas.

pontas

  • Não se exceda no uso do xampu: essa dica é principalmente para as mulheres que têm o cabelo comprido, que acreditam que quanto mais usam o xampu, mais eficaz é a limpeza do seu cabelo. Acreditem, isso não é verdade. É preciso aplicar xampu suficiente para higienizar o couro cabeludo. Também é importante limitar a lavagem semanal do cabelo para duas vezes, nada mais do que isso. Quando utilizamos shampoo em excesso, eliminamos as barreiras naturais que o corpo produz para proteger o cabelo, e isso também pode causar pontas duplas.

Descubra: 3 remédios com ovo para hidratar os cabelos secos

Mais dicas

  • Proteja seu cabelo: quando for à praia ou à piscina, não deixe de usar um guarda-sol, um chapéu ou uma tela de proteção para o cabelo. Da mesma forma que cuidamos de nossa pele e lábios, precisamos cuidar dos cabelos. O cloro, o sol, o sal marinho, a areia e o vento são inimigos do cabelo. Durante o inverno e para pessoas que vivem em cidades grandes, também existem problemas, afinal, a contaminação ambiental por diversos agentes e inclusive a fumaça de um cigarro, são bons exemplos de substâncias que danificam os cabelos.
  • Não esfregue o cabelo: ao eliminar o excesso de água ou umidade depois do banho, não esfregue com força a toalha nos cabelos. Essa prática é frequente e nada saudável para os cabelos. Também não abuse do secador ou da prancha, como dito anteriormente. Não penteie os cabelos quando estiverem secos, tente fazer isso depois do banho ou depois de umedecê-los um pouco para que não se quebrem cada vez mais.
  • Corte: se não restarem mais alternativas e seu cabelo estiver realmente com as pontas muito maltratadas, cortar alguns centímetros será viável para manter a saúde do cabelo. Após isso, tudo o que se deve fazer é evitar que a fibra capilar continue abrindo.

tratar as pontas duplas do cabelo

Tratamentos caseiros para tratar as pontas duplas do cabelo

Essas receitas maravilhosas a ajudarão a tratar as pontas duplas do cabelo tão antiestéticas. São receitas econômicas, fáceis de fazer e com ingredientes que podemos encontrar em nossa cozinha. Confira:

  • Xampu de ovos: esse alimento é um dos melhores aliados quando o assunto é a beleza capilar ou a saúde do cabelo. Para fazê-lo, basta misturar um litro de água quente, um ovo e 30 gramas de ramos de alecrim fresco. Ferva a água, adicione o alecrim e deixe a mistura repousar. Quando estiver fria, misture o ovo já batido e aplique no cabelo como se fosse seu xampu regular. Depois, use um condicionador.
  • Tratamento com mamão: tire a casca e as sementes de meio mamão, misture a polpa com meia xícara de iogurte natural e aplique no cabelo. Deixe atuar por meia hora, cobrindo o cabelo com uma touca de banho. Enxágue e lave como de costume.
  • Creme de abacate para tratar as pontas duplas do cabelo: descasque um abacate e use sua polpa (sem a semente). Adicione uma colher de sopa de azeite de oliva. Aplique a mistura na ponta do cabelo e deixe atuar por 15 minutos. Depois lave como de costume.

condicionador-abacate

  • Tônico de azeite para cabelos quebradiços e com pontas duplas: esquente algumas colheres de sopa de azeite (o de oliva é o mais recomendado) e reserve. Mergulhe as pontas do cabelo nesse azeite e cubra com uma touca de banho, deixando que atue por meia hora. Enxágue com uma boa quantidade de água quente e, para terminar, lave com um jato de água fria para fechar os folículos.

Leia também: Soluções rápidas para evitar cabelos encrespados

Mais dicas para tratar as pontas duplas do cabelo

  • Tônico de cerveja: é o preferido dos “naturalistas”. Deve ser aplicado e feito em um final de semana ou nas férias, porque o cheiro da bebida ficará por algumas horas ou dias na cabeça. Porém, a receita oferece ótimos resultados, e o cheiro fica em segundo plano. Para obter seus benefícios, basta mergulhar as pontas do cabelo em um recipiente com cerveja e depois lavar.
  • Máscara com babosa: é um ingrediente maravilhoso para evitar e tratar as pontas duplas do cabelo. Para prepará-la, corte um pedaço da babosa, tire sua polpa e aplique diretamente no cabelo, da metade para baixo. Faça a aplicação com o cabelo úmido para que o efeito seja melhor. Deixe repousar por meia hora e lave normalmente, usando xampu e condicionador.

eliminar as pontas duplas do cabelo

  • Máscara caseira de manteiga: essa máscara oferecerá uma boa hidratação ao cabelo. Para essa receita, serão necessários 20 gramas de manteiga derretida, meio copo de vinagre de maçã e uma colher de sopa de suco de limão. Aplique a manteiga nas pontas do cabelo, cubra com papel filme e deixe atuar por 20 minutos. Depois misture o suco de limão com o vinagre e um pouco de água morna. Enxágue as pontas do cabelo com essa solução.
  • Máscara de óleo de amêndoas e mel: misture três colheres de sopa de óleo de amêndoas e duas de mel, aplique nas pontas e deixe atuar por 25 minutos, depois enxágue o cabelo com água morna abundante e lave como de costume. À noite, aplique azeite de oliva puro nas pontas (antes de dormir, duas vezes por semana) para maximizar os resultados.