8 maus hábitos que afetam a saúde do cabelo

· 26 de abril de 2018
Você sabia que, ao prender o cabelo quando ele ainda está molhado, pode estar enfraquecendo as raízes e favorecendo a queda? Isso também pode levar ao aparecimento de fungos. 

Embora os tratamentos permitam revitalizar nossos cabelos, é necessário considerar que o nosso estilo de vida tem uma grande influência, e que podemos estar mantendo alguns maus hábitos que afetam a saúde do cabelo em nosso dia a dia.

Para manter o cabelo forte e brilhante, é importante ter em conta vários cuidados que vão além do uso de produtos externos.

Nesse sentido, existem certos hábitos que podem causar uma deterioração significativa dos fios, já que provocam desidratação, perda de nutrientes e uma série de agressões que nem sempre podem ser resolvidas.

O mais preocupante é que muitas pessoas os ignoram e não imaginam que são a origem dos problemas que as impedem de ter um cabelo radiante.

Por esse motivo, para facilitar sua identificação, compilamos em detalhes esses 8 maus hábitos que afetam a saúde do cabelo e é melhor evitar.

Descubra quais são!

Maus hábitos que afetam a saúde do cabelo

1. Fumar

Mulher fumando

Fumar regularmente não tem consequências negativas somente para a saúde respiratória. Este hábito aumenta a presença de toxinas no sangue e provoca um impacto negativo na pele e nos cabelos.

  • Seu alto teor de compostos tóxicos se concentra na corrente sanguínea e evita o bom funcionamento do folículo capilar.
  • O cigarro provoca problemas de queda excessiva e dificuldades de crescimento.

2. Estar exposto ao estresse

O estresse tem um impacto direto na saúde emocional. Parece inevitável e pode provocar desequilíbrios nos aspectos psicológicos e físicos.

Uma das suas consequências no que diz respeito à aparência é o enfraquecimento que causa nos cabelos.

  • As pessoas estressadas podem ter um problema de queda excessiva, um surto severo de caspa ou aparecimento precoce de cabelos brancos.

3. Prender o cabelo molhado

Prender o cabelo molhado

Muitas mulheres têm o hábito de prender os cabelos quando ainda estão molhados após a lavagem. Embora no início pareça inofensivo, pouco a pouco isso causa uma série de problemas que são difíceis de resolver.

  • O cabelo e o couro cabeludo úmidos levam ao aparecimento de fungos e caspa quando não recebem o tempo adequado para secar.
  • Às vezes, a situação enfraquece as raízes e provoca queda excessiva dos fios.

4. Lavar o cabelo com água quente

Às vezes o frio é insuportável e não há outra opção além de lavar o cabelo com água quente. No entanto, esse é um dos maus hábitos que afetam a saúde do cabelo. Se for algo recorrente, podem ocorrer danos significativos em todo o cabelo.

  • As altas temperaturas abrem os poros do couro cabeludo e afetam a saúde dos folículos capilares.
  • Com o passar dos dias, isso altera a produção normal de óleos e provoca excesso de ressecamento.

5. Expor o cabelo ao sol

Mulher expondo seus cabelos ao sol

Assim como a pele, o cabelo também precisa ser protegido contra os efeitos do sol. Embora o dano não seja perceptível, os raios ultravioleta (UV) causam uma deterioração que afeta sua aparência e capacidade de crescimento.

  • A exposição por um longo período de tempo sem a proteção adequada aumenta a perda de força e elasticidade.
  • É importante usar bonés ou chapéus para minimizar o impacto deste hábito.

6. Usar fontes de calor

Não podemos negar que o uso de fontes de calor pode ajudar a conseguir penteados perfeitos em questão de minutos. No entanto, o uso excessivo é uma das principais causas de deterioração do cabelo, e por isso é um dos maus hábitos que devemos evitar.

  • Pranchas, babyliss e secadores danificam a cutícula protetora e afetam a estrutura dos fios.
  • Sua aplicação constante causa ressecamento, quebra nas pontas e outros problemas que deixam o cabelo sem vida.

7. Abusar de descolorações

Mulher tingindo o cabelo

As descolorações permitem uma mudança total da aparência. É verdade, no início parecem fantásticas, mas quão conveniente é fazê-las constantemente?

  • Este procedimento é realizado através de um processo químico agressivo que clareia o cabelo em até 7 tons. O problema é que, ao longo do tempo, provoca agressões irreparáveis.
  • Não deve ser feito mais de 4 vezes por ano e, se for, sempre deve ser realizado sob a supervisão de um profissional.

8. Coçar o couro cabeludo

Por algum motivo, muitas pessoas têm o hábito de coçar o couro cabeludo várias vezes ao dia. Às vezes fazem isso devido ao estresse, ou porque há algum tipo de desequilíbrio em seu pH.

  • O problema desse hábito é que afeta a saúde das células vivas que estão nas raízes.
  • Ao esfregá-lo intensamente, quase desesperadamente, sua atividade é afetada e aumentam os danos causados ​​no cabelo.
  • Se a sua origem for a caspa ou uma doença de pele, é essencial ir ao especialista.

Você identifica esses maus hábitos que afetam a saúde do cabelo em seu dia a dia? Se você tiver um ou mais, tente corrigi-los o mais rápido possível para que seu cabelo não sofra as consequências.