Soluções rápidas para evitar cabelos encrespados

· 25 de junho de 2018
Os nutrientes que algumas soluções naturais contêm ajudam a restaurar a umidade natural do cabelo para evitar a aparência encrespada e irritante.

Muitas mulheres sentem a necessidade de encontrar alguma solução para evitar cabelos encrespados. Embora não seja um problema sério, é muito irritante para quem quer exibir cabelos sedosos e penteados perfeitos.

Em resposta a isso, a indústria de cosméticos desenvolveu uma ampla variedade de produtos que ajudam a minimizar o problema. A desvantagem é que alguns são muito caros ou só proporcionam bons resultados nas primeiras horas após o uso.

Por esta razão, alguns ingredientes de origem natural se tornaram populares há algum tempo e, devido às suas propriedades, ajudam a controlar os fios efetivamente, com um “plus” de benefícios para a saúde do cabelo.

Você ainda não experimentou? Neste artigo, queremos compartilhar em detalhes as melhores alternativas para que você não hesite em incorporá-las em sua rotina de beleza regular.

Por que o cabelo encrespa?

Mulher com cabelos encrespados

O cabelo encrespado ou com “frizz” ocorre devido a uma manifestação de eletricidade estática que ocorre quando o cabelo está em um estado “aniônico”, isto é, com uma carga elétrica negativa.

Como resultado, as fibras capilares se repelem, resultando em uma aparência indisciplinada e bagunçada que pode dificultar o penteado.

Em muitos casos, esse sintoma também mostra um déficit de umidade e óleos naturais. A alteração da atividade das glândulas sebáceas ou uma baixa absorção de nutrientes pode acarretar esta situação.

Isso ocorre porque a camada externa da cutícula fica “áspera”, tornando os fios mais porosos. Como resultado, moléculas de umidade no ar se aderem mais facilmente ao cabelo, ocasionando essa reação.

Fatores de risco

As pessoas que sofrem de excesso de secura no cabelo são as que têm mais problemas para evitar cabelos crespos. No entanto, além da falta de óleos, existem outros fatores que estão relacionados:

  • Uso excessivo de tinturas e produtos de descoloração.
  • Uso de xampus e produtos inapropriados.
  • Deficiência de ácidos graxos e proteínas.
  • Uso constante de secadores, chapinhas e qualquer elemento de calor.
  • Exposição prolongada ao sol e vento sem proteção.

As melhores soluções naturais para evitar cabelos encrespados

A aplicação regular de algumas soluções naturais pode ajudar a evitar o cabelo encrespado nos momentos em que ele parecer seco e eletrificado. Estas soluções, ao contrário de muitos géis e cremes comerciais, não alteram a produção de gordura ou causam caspa.

Vinagre de maçã

Vinagre de maçã ajuda a evitar cabelos encrespados

Considerado um dos melhores condicionadores naturais, o vinagre de maçã é um remédio ideal para evitar cabelos encrespados. Seus nutrientes amaciam e achatam as cutículas para reduzir esse aspecto “elétrico”.

Como usá-lo?

  • Combine partes iguais de vinagre de maçã com água e despeje-o em um frasco de spray.
  • Pulverize o produto no cabelo úmido e deixe agir por uma hora.
  • Em seguida, lave o cabelo com água fria para reduzir sua porosidade.

Leite de coco

Rico em ácidos graxos, aminoácidos e compostos antioxidantes, o leite de coco é um produto natural que revitaliza o cabelo ressecado. Sua aplicação tópica reidrata as raízes e deixa os fios sedosos e sem porosidades.

Como usá-lo?

  • Aqueça uma pequena quantidade de leite de coco (o que você considerar apropriado para o volume do seu cabelo).
  • Quando estiver quente, distribua-o das raízes até as pontas, com a ajuda de um pulverizador.
  • Cubra o cabelo com uma touca de banho e deixe o produto agir por uma hora.
  • Após este tempo, lave com o seu xampu de uso diário e deixe secar ao ar livre.
  • Repita o seu uso até 2 ou 3 vezes por semana.

Óleo de argão

Óleo de argan ajuda a evitar cabelos encrespados

O óleo de argão tem tido destaque na rotina de beleza graças às suas contribuições de vitamina E. Este nutriente alivia o excesso de secura das raízes do cabelo e proporciona uma hidratação profunda aos fios de cabelo.

Como usá-lo?

  • Se o seu objetivo for evitar cabelos encrespados, aplique algumas gotas do óleo no cabelo molhado, do meio para as pontas.
  • Se desejar, esfregue um pouco nos fios secos quando tiver muito frizz.

Abacate

Esta fruta prodigiosa não deixa de ser uma das protagonistas dos remédios para o cabelo. Sua riqueza de ácidos graxos, proteínas e vitamina E faz com que seja uma das melhores soluções para evitar cabelos encrespados e secura.

Como usá-lo?

  • Triture um abacate muito maduro e espalhe por todo o cabelo.
  • Deixe agir por 45 minutos e enxágue.
  • Repita a sua aplicação 3 vezes por semana para obter melhores resultados.

Óleo de amêndoa doce

Óleo de amêndoas ajuda a evitar cabelos encrespados

Além de ter um aroma muito agradável, o óleo de amêndoa doce é repleto de nutrientes que fortalecem o cabeloSeus ácidos graxos diminuem a secura e impedem o aparecimento dessa aparência encrespada.

Como usá-lo?

  • Coloque algumas gotas de óleo nas palmas das mãos e esfregue nos cabelos úmidos, do meio até as pontas.
  • Deixe secar sem enxaguar para que tenha um efeito melhor.
  • Use 2 ou 3 vezes por semana.

Você tenta pentear o seu cabelo, mas ele é rebelde demais? Você sai de casa e imediatamente os fios ficam com a aparência eletrificada? Diga adeus a este problema! Experimente qualquer uma das soluções acima e veja por si mesmo seus benefícios.