Como acelerar o metabolismo e perder peso?

· 15 de outubro de 2014
Tomar café da manhã diariamente, nos ajuda a obter energia, além de despertar e acelerar o metabolismo para começar a queimar calorias desde a manhã.

Alguns de nós têm problemas ao praticar esportes porque nos cansamos com facilidade ou porque não nos sentimos motivados a começar a incorporar exercícios em nossa rotina. Se pudermos controlar e, inclusive, acelerar o metabolismo, podemos nos tornar pessoas fisicamente ativas, o que nos leva a ter uma melhor autoestima, menos episódios de depressão e muito mais vitalidade para enfrentar os desafios que surgem diariamente.

Por que acelerar o metabolismo?

Talvez seja uma pergunta que todos façam em algum momento e aqui temos a resposta. Quanto mais rápido o seu metabolismo, mais gordura seu corpo queimará ou mais força terá para permitir fazê-lo.

Se você tende a ter um metabolismo lento naturalmente, não importa se você toma remédios ou faz outras coisas, como dietas para perder peso; isso não servirá de nada. Portanto, é muito importante que você ponha em prática nossas recomendações para ajudá-lo a acelerar seu metabolismo.

Recomendações para acelerar o metabolismo e perder peso

Tomar café da manhã diariamente

Tomar café da manhã diariamente pode ajudar a acelerar o metabolismo

Tomar café da manhã nos ajuda a despertar nosso metabolismo, desta forma, gastaremos mais calorias durante o dia. O café da manhã nos ajuda também a manter nossos níveis de glicose constantes, com isso, será possível resistir a outros tipos de alimentos menos saudáveis.

Leia também: Café da manhã saudável: confira essas 13 opções!

Controle seus níveis de gordura

Controle seus níveis de gordura para acelerar o metabolismo

Recomenda-se consumir alimentos ricos em proteínas e carboidratos, que causam maior gasto de calorias.

Isso pode ser a explicação de por que algumas pessoas que consomem poucos alimentos e não perdem peso, já que comem menos. No entanto, o que consomem é mais rico em gordura do que em proteínas e carboidratos.

Faça exercício com o estômago vazio

Treinar com o estômago vazio pode ajudar a acelerar o metabolismo

Você deve ter muito cuidado ao seguir esta recomendação, estando sob a indicação e recomendação de um médico ou nutricionista, pois geralmente é feita por profissionais com um controle médico.

Fazer exercícios com o estômago vazio serve para reduzir as reservas de glicose ou glicogênio muscular, recorrendo assim às gorduras como reservas para obter energia durante a atividade física.

Diga não às dietas hipocalóricas

Comer ajuda a gastar energia para absorver, transportar, armazenar e metabolizar os alimentos. Isso gera um chamado efeito térmico e aumenta o metabolismo em repouso entre 8 e 16% durante as duas ou três horas após cada refeição.

Por isso, a ideia é comer de uma maneira adequada para que seu metabolismo não seja lento, porque se você não comer corretamente, o corpo não queimará gordura acumulada e você não perderá peso como quer.

Distribua bem as refeições diárias

Distribua bem as refeições diárias para acelerar o metabolismo

Os nutricionistas recomendam fazer 5 refeições por dia

Além do café da manhã, do almoço e do jantar, adicione outras quatro “refeições” no seu dia. Desta forma, você irá garantir uma boa alimentação e aumentará a energia que é gasta na combustão dos alimentos. Desta forma, aumenta-se o gasto calórico e mantém-se a taxa metabólica elevada.

Não devemos ingerir alimentos muito pesados entre as refeições. São recomendados os alimentos pouco calóricos e ricos em fibras.

Beba muita água

Beber muita água pode ajudar a acelerar o metabolismo

A água ajuda a limpar e eliminar as toxinas que podem favorecer o acúmulo de gordura.

Se hidratar corretamente pode aumentar a taxa metabólica em 30% durante a hora seguinte.

Não deixe de ler: Por que é importante beber água regularmente?

Ingira alimentos picantes

Ingerir alimentos picantes pode ajudar a acelerar o metabolismo

Adicionar alimentos picantes às refeições, como o curry ou a pimenta caiena, ajuda a aumentar a velocidade com que o corpo queima gordura, já que esses alimentos causam um gasto energético maior porque geram calor.

Construa músculos

Praticar exercícios para desenvolver músculos pode ajudar a acelerar o metabolismo

O exercício ajuda a acelerar o metabolismo para perder peso

Não é necessário ser uma pessoa com cultura física avançada ou um fanático pela academia. Você pode levantar alguns pesos em casa diariamente, sem que o exercício seja muito intenso. Gradualmente, você desenvolverá músculo e isso te ajudará a queimar gordura e, portanto, a perder peso.

  • Galarza, V., & Cabrera, G. (2008). Hábitos alimentarios saludables. Nutrición, Salud y Alimentos …
  • ALVARADO, I., MONTENEGRO, L., & GARCIA, O. (2013). Formación de hábitos alimentarios y de estilos de vida saludables. Curriculum de Educación Inicial. https://doi.org/10.1111/apa.12203.
  • Zumeta, N. S. (2011). Guía de hábitos saludables. Medicina Naturista. https://doi.org/10.1371/journal.pone.0019044.