Café da manhã saudável: confira essas 13 opções!

· 1 de dezembro de 2018
O café da manhã é a primeira refeição do dia depois de passar a noite inteira sem comer nada. Por esta razão você deve consumir alimentos saudáveis ​​que contenham vários nutrientes que lhe fornecerão energia para enfrentar a jornada.

Mostramos aqui algumas ideias interessantes para preparar um café da manhã saudável, simples e delicioso. Com estas receitas você pode começar o dia com um prato cheio de energia, e perfeito para uma dieta saudável.

1. Café da manhã saudável de iogurte com granola

É altamente recomendável ter um café da manhã saudável para quebrar o jejum da noite passada. Esta preparação é muito fácil e com ela você terá o café da manhã pronto em 3 minutos. Em uma tigela, misture o iogurte com a granola, sem adição de açúcares, a fruta que você preferir e um pouco de mel.

2. Sanduíche de salmão

Se você optar por um café da manhã salgado, experimente este delicioso sanduíche. Em um par de fatias de pão integral, espalhe queijo em creme e recheie com salmão defumado, espinafre fresco, e azeitonas. Finalmente, polvilhe com endro. Assim, podemos desfrutar do alto teor de ômega 3 do salmão.

3. Pudim de sementes de chia com frutas

Este é um café da manhã saudável e ideal para quem gosta do doce e está buscando uma porção extra de fibra. Em uma tigela ou em um pequeno jarro, misture duas colheres de sopa de sementes de chia, com 250 ml do leite de sua preferência. Você pode adoçar a mistura de leite com mel. Deixe descansar por uma hora – ou a noite toda, se você o preparar no dia anterior. Antes de comer, adicione sementes de abóbora e frutas vermelhas.

Café da manhã saudável de sementes de chia com frutas

4. Crepes com baixo teor de gordura

Use esta receita de crepes com baixo teor de gordura e recheie-os com requeijão, nozes e mel. Será outro destes deliciosos e saudáveis ​​cafés da manhã, perfeito para o fim de semana.

5. Sanduíche de vegetais

Para preparar este prato, pegue duas fatias de pão integral e espalhe mostarda nelas e, em seguida recheie-o com pepino, pimentão vermelho, pimentão amarelo, espinafre fresco, e brotos verdes.

6. Torrada com chocolate

Um capricho baseado em chocolate não precisa ser pouco saudável, e nos permitirá desfrutar dos benefícios deste produto. Espalhe um pouco de creme de chocolate caseiro em duas fatias de pão – faça o creme triturando avelãs com cacau em pó puro, um pouco de açúcar e água ou leite, até obter a textura desejada – depois passe o sanduíche resultante em uma frigideira. Para que não grude você pode colocar um pouco de óleo de girassol.

7. Mingau de aveia

Se a aveia não ocupar um lugar especial em sua dieta, comece a incluí-la nesses cafés da manhã saudáveis, ​​para descobrir todos os seus benefícios. Ferva o leite de sua preferência em uma panela, com uma pitada de canela e flocos de aveia, até obter a textura cremosa desejada. Você pode adicionar frutas cortadas ou frutos secos.

Opções de café da manhã saudável: Mingau de aveia

8. Muffins de aveia, banana e maçã

Em uma tigela, amasse 2 xícaras de flocos de aveia, 3 bananas maduras, 2 ovos, 4 tâmaras sem caroço, uma colher de chá de bicarbonato de sódio, uma colher de sopa de óleo de girassol e canela a gosto. Em seguida, adicione a maçã em pedaços, e coloque a massa em um molde de muffins. Asse a 180 °C, até que você os fure com um palito e este saia limpo.

Você deve ler: Benefícios de comer chocolate: a melhor desculpa para consumir este delicioso doce

9. Aveia com manga

Se você toma café da manhã no escritório ou está com pouco tempo, esta será uma das melhores opções para o café da manhã. Em um pote, adicione flocos de aveia integral, iogurte natural – adoce com mel, se quiser – e manga.

10. Creme de aveia com banana e manteiga de amendoim

Este é um café da manhã energético pra valer. Aqueça o leite e a aveia juntos, sem a necessidade de ferver. Depois bata no liquidificador e adicione um pouco de canela. Finalmente, complete com fatias de banana, fatias de maçã e uma colher de manteiga de amendoim.

O ideal é usar manteiga de amendoim 100% natural para evitar o excesso calorias.

11. Panquecas de chá matcha

Algumas panquecas não precisam ser necessariamente pouco saudáveis, e esta deliciosa receita prova isso. Amasse uma banana, um ovo inteiro, 3 colheres de sopa de aveia, 2 colheres de chá de açúcar mascavo, e uma colher de chá matcha. Coloque um pouco de óleo vegetal em uma panela e cozinhe as panquecas uma por uma, uma concha de massa por panqueca. Você pode acompanhá-los com iogurte e frutas picadas.

Opções de café da manhã saudável: panquecas de chá matcha

12. Burrito de vegetais

Para chegarmos mais perto da cozinha mexicana, podemos usar este café da manhã cheio de sabor. Prepare guacamole amassando com um garfo um abacate maduro, pedaços de tomate cereja, um pouco de suco de limão, e coentro picado. Em uma tortilha de milho ou pão pita, espalhe o guacamole, adicione rabanetes em fatias, e os brotos verdes que você preferir.

Recomendamos que você leia: Café da manhã saudável: panquecas de aveia, banana, cacau e óleo de coco

13. Torrada de inhame

Se você quiser experimentar novas combinações de sabores, certamente irá gostar do último desses cafés da manhã saudáveis. Corte o inhame em fatias e coloque na torradeira algumas vezes, até ver que ela está cozida por dentro. Cubra com manteiga de amendoim e banana, creme de chocolate com mirtilos, ou cream cheese com geleia de framboesa.

Trancoso, S. C., Cavalli, S. B., & da Costa Proenca, R. P. (2010). Breakfast: characterization, consumption and importance for health. Revista De Nutricao-Brazilian Journal of Nutrition. https://doi.org/10.1590/S1415-52732010000500016