6 truques para comer menos sem passar fome

Quanto maior o prato, mais você vai enchê-lo e mais vai comer. Usar um prato menor é um dos truques para comer menos sem morrer de fome.
6 truques para comer menos sem passar fome

Última atualização: 21 Março, 2021

Um dos grandes obstáculos quando se trata de emagrecer são aquelas “tentações” ou “lanches” que comemos entre as refeições. Embora existam maneiras saudáveis ​​de fazer estas refeições, geralmente optamos por alimentos pouco nutritivos. Você quer aprender alguns truques para comer menos sem passar fome?

Embora possa parecer impossível, existem várias estratégias que podem nos impedir de consumir um excesso de calorias sem sofrimento. A seguir, queremos compartilhar os truques para comer menos mais eficazes para que você possa levá-los em consideração de agora em diante.

Conselhos para comer menos sem passar fome

1. Se você não vê, você não come

Mulher recusando doces
Um dos métodos para comer menos sem morrer de fome é evitar alimentos que podem ser tentadores. Se eles estiverem fora do seu campo de visão, é menos provável que prejudiquem a sua dieta.

Pode ser um conselho muito básico, mas esta estratégia funciona. As pessoas que têm comida à sua disposição o tempo todo pesam cerca de um quilo e meio a mais do que aquelas que não têm comida à vista.

Se você precisa beliscar algo, que sejam alimentos saudáveis ​​e nunca em excesso.

2. Pratos e talheres menores para comer menos sem passar fome

Assim como os pratos que usamos afetam o tamanho das porções que comemos, os talheres podem determinar a quantidade que ingerimos.

Podemos comer menos sem passar fome se seguirmos este conselho para “enganar” o cérebro. A razão para isso é que, usando talheres menores, vamos comer mais devagar e em menor quantidade.

Além disso, é essencial mastigar bem os alimentos. Recomenda-se fazer 20 mastigações para cada garfada.

3. Coma perto de pessoas que comem de forma saudável

Ao comer fora, muitas vezes é mais difícil controlar a quantidade e a qualidade da comida. Essa situação pode gerar um pouco de ansiedade e mau humor por não conseguirmos manter uma alimentação adequada.

Para evitar isso e comer menos sem passar fome, recomendamos que você se sente perto das pessoas certas. Coma perto de quem come menos ou de quem também está de dieta para lidar com essa situação com mais facilidade.

4. Recompense-se

Mulher comendo sobremesa
Não se trata de seguir uma dieta totalmente restritiva, mas também não se trata de exagerar. Podemos comer sobremesas ou “prêmios”, desde que ocasionalmente e em porções moderadas.

No momento em que você começa a ter dificuldade para fazer dieta e comer de forma saudável, atingir seu objetivo vai ser mais difícil e suas intenções de mudar seus hábitos de perda de peso durarão pouco tempo.

É importante que você encontre uma maneira de simplificar essas mudanças e desperte pensamentos positivos que o incentivem a continuar.

Muitas vezes pensamos que, para perder peso, é preciso passar fome. A verdade é exatamente o oposto. Não é necessário passar fome. Basta aliar alimentação saudável e exercícios.

Na verdade, se você aumentar o seu nível de atividade física em até 4 dias por semana, poderá ingerir mais alimentos sem passar fome. Se adotar essa rotina, verá como vai emagrecer e sua motivação aumentará consideravelmente. Está comprovado que a prática de exercícios físicos é uma das melhores ferramentas para melhorar a composição corporal.

5. Beba mais água para comer menos sem passar fome

Outro truque muito eficaz para comer menos sem passar fome é beber um copo grande de água antes de comer, conforme afirma um estudo publicado na Clinical Nutrition Research. Isso fará com que seu estômago fique mais cheio e, assim, acalmará o bichinho da fome desenfreada.

Às vezes, beber água também é útil diante de um desejo ou impulso irreprimível de comer. Desta forma, é possível confundir o cérebro. No entanto, evite beber água em quantidades excessivas, pois isso pode ser contraproducente.

6. Tamanho e cor das porções

Quanto maior o prato, mais você vai enchê-lo e mais vai comer sem perceber. Ao encher um prato menor, de certa forma o cérebro também é enganado e você se sente “cheio” mais cedo. Portanto, para induzir seu cérebro a comer menos sem passar fome, tente não servir um prato grande.

Além disso, se forem pequenas quantidades de comida, fruta ou qualquer alimento, sirva-os em um recipiente que não seja leve para enganar o cérebro, que terá a percepção de que comeu mais alimentos do que realmente havia por estar em um prato ou tigela pesada.

Quanto às cores, recomendamos que utilize sempre pratos de uma cor que contraste com os alimentos que estão neles. A razão para isso é que o cérebro vai demorar mais para enviar a sensação de saciedade.

Além disso, lembre-se de que as cores vermelha e amarela favorecem a alimentação rápida; por isso, use cores que contrastem, mas proporcionem calma e tranquilidade.

Experimente estes truques para comer menos sem passar fome

Como você pôde ver, é possível comer menos sem passar fome. Se você seguir todos esses truques, verá como vai começar a perder peso sem sofrer tanto. E lembre-se, fazer exercícios físicos é essencial para obter o sucesso desejado.

Pode interessar a você...
Os produtos para emagrecer são eficazes?
Melhor Com Saúde
Leia em Melhor Com Saúde
Os produtos para emagrecer são eficazes?

Nos últimos anos, os produtos e medicamentos indicados para emagrecer têm se tornado cada vez mais populares. Será que eles são eficazes?



  • Swift DL., McGee JE., Earnest CP., Carlisle E., et al., The effects of exercise and physical activity on weight loss and maintenance. Prog Cardiovasc Dis, 2018. 61 (2): 206-213.
  • Jeong JN., Effect of pre meal water consumption on energy intake and satiety in non obese young adutls. Clin Nutr Res, 2018.
  • Greig, E. (2014). Weight loss. In Acute Medicine: A Symptom-Based Approach. https://doi.org/10.1007/9781139600354.069
  • Williams, G. C., Grow, V. M., Freedman, Z. R., Ryan, R. M., & Deci, E. L. (1996). Motivational Predictors of Weight Loss and Weight-Loss Maintenance. Journal of Personality and Social Psychology. https://doi.org/10.1037/0022-3514.70.1.115
  • Kushner, R. F. (2014). Weight loss strategies for treatment of obesity. Progress in Cardiovascular Diseases. https://doi.org/10.1016/j.pcad.2013.09.005