10 alimentos saudáveis ​​para normalizar a digestão

30 de agosto de 2019
É importante cuidar do momento da ingestão. Mastigar de forma pausada e salivar bem o alimento ajuda a normalizar a digestão e a ter uma correta assimilação de nutrientes. Além disso, é conveniente comer alguns alimentos saudáveis.

A alimentação condiciona a saúde do nosso sistema digestivo. Se temos uma dieta rica em açúcar, gorduras de baixa qualidade e farinhas refinadas, as chances de problemas estomacais são muito altas. Para evitar esses problemas, ensinamos 10 alimentos que podem ajudar a normalizar a digestão.

Muitas pessoas têm indigestão devido ao excesso de comida e bebida, e este é um problema que nunca acaba. Segundo o Centro Nacional de Estatísticas de Saúde, mais de 3,3 milhões de pessoas são hospitalizadas anualmente por doenças digestivas nos EUA.

O que pode nos causar uma má digestão? 

A indigestão pode ser resultado de uma refeição exagerada ou por comer muito rápido, também, pelo excesso de alimentos gordurosos ou comer em momentos de estresse. Fumar, beber muito álcool, consumir alguns remédios, cansaço excessivo e estresse contínuo, também podem causar indigestão.

Como evitar digestões pesadas 

  • É importante cuidar do momento da ingestão de alimentos. Mastigar de forma pausada e salivar bem o alimento ajuda a engolir corretamente.
  • Também tomar consciência do momento presente do ato de comer. Se a ingestão é feita de forma desordenada, com estresse, rapidamente, e ao mesmo tempo em que se faz outra atividade ou quando se está muito cansado, isso influencia negativamente o sistema digestivo e causa distúrbios estomacais.
  • O humor influencia diretamente na assimilação de substâncias. O estresse ou a ansiedade faz com que as enzimas digestivas se tornem lentas.
  • Cuide também do horário. Comer ou jantar tarde demais pode causar peso, inchaço abdominal, queimação ou refluxo. Deixe quatro horas entre o almoço e o jantar, e jante pelo menos 2 horas antes de ir para a cama.
  • Você está com fome antes de dormir? Escolha uma proteína leve: um iogurte desnatado, um copo de leite desnatado, ou uma porção mínima de queijo.

Leia também: Como combater a digestão lenta com preparações à base de aloe vera

Alimentos para normalizar a digestão 

1. Repolho fermentado ou chucrute 

Repolho

Algumas colheres de sopa antes das refeições estimulam a produção de ácidos estomacais envolvidos na digestão. Contém bactérias benéficas para os intestinos, que equilibram a flora intestinal e ajudam a manter um bom trânsito.

2. Vinagre de maçã 

Há uma boa razão para que o vinagre de maçã produza bem-estar em todos os aspectos. Acontece que o mesmo ajuda o corpo a criar HCL (ácido clorídrico), que é um ácido benigno do ventre que ajuda a digerir gorduras, carboidratos e proteínas.

Além disso, este ajuda na perda de peso e também ajuda a aliviar o refluxo e a síndrome do intestino irritável, devido a todos os probióticos e aminoácidos benéficos.

3. Mangas 

Já foi demonstrado que as mangas ajudam a manter as boas bactérias vivas em seu intestino. De acordo com um estudo recente da Oklahoma State University, incorporar uma manga por dia a sua dieta pode melhorar a sua saúde intestinal, enquanto ajuda a reduzir a gordura corporal e controlar o açúcar no sangue.

Melhor ainda, porque a fruta tem um perfil nutricional tão fantástico que, segundo alguns pesquisadores, as mangas contêm muitos nutrientes e outros compostos bioativos que podem proporcionar vários benefícios para a saúde.

4. Kefir 

Kefir para normalizar a digestão

Certamente, o kefir é outro alimento probiótico que pode melhorar a saúde digestiva. De fato, ajuda a fortalecer o sistema imunológico.

Este alimento é como um iogurte azedo, muito mais líquido. O que torna o kefir tão maravilhoso para o seu intestino, é que ele geralmente contém pelo menos 10 cepas vivas e ativas de bactérias, em comparação com a maioria dos iogurtes que normalmente têm três.

5. Azeite de oliva para normalizar a digestão 

Seu uso é recomendado desde os tempos antigos para favorecer o sistema digestivo. Por exemplo: protege do refluxo gástrico que produz acidez e ajuda para que o conteúdo do estômago seja lenta e gradualmente liberado no duodeno, o que aumenta a sensação de saciedade.

6. Alcachofra

Contém cinarina, uma substância ácida que estimula a produção de bílis, que alivia a tarefa do fígado e impede a formação de pedras ou cálculos biliares. É um diurético natural, alivia os sintomas da ressaca, e tem um alto teor de fibras.

7. Maçã 

Maçã para normalizar a digestão

As maçãs contêm fibra dietética e, portanto, são benéficas para prevenir a constipação e controlar o colesterol.

Seu conteúdo de pectina, fibra vegetal solúvel, promove a digestão e evita a fermentação intestinal. Também pode ajudar a reduzir a constipação e a controlar o colesterol ruim ou o LDL. Por outro lado, as maçãs com casca ajudam a manter a saúde do trato digestivo.

8. Iogurte 

Seu conteúdo probiótico faz com que este seja um dos alimentos que mais favorecem a digestão. Os probióticos são microrganismos vivos, como bactérias e leveduras, presentes nos alimentos. Estes fortalecem o sistema imunológico e ajudam a preservar a saúde da flora intestinal. E são úteis para manter um bom trânsito intestinal.

9. O abacaxi ajuda a normalizar a digestão

Conforme explicado pela Biblioteca Nacional de Saúde dos Estados Unidos, o abacaxi contém bromelaína, uma enzima que ajuda a quebrar proteínas difíceis de digerir. Além disso, o abacaxi também é usado para combater condições intestinais, inchaço e úlceras.

Você também pode estar interessado: Melhore sua digestão e alivie a inflamação com esta vitamina de mamão e leite de amêndoas

10. Gengibre para normalizar a digestão 

Sem dúvida alguma, esta raiz aromática é um excelente estimulante digestivo. Além disso, ela estimula a liberação de enzimas pelo pâncreas, ajudando a tornar a digestão mais leve e sem acidez. Outra de suas principais propriedades consiste em ser antibacteriano.

Por outro lado, o gengibre evita alterações da flora intestinal, reduz a diarreia e melhora a evacuação. Em infusão, previne a dispepsia (digestão lenta e trabalhosa).

Finalmente, lembre-se de que cada pessoa tem uma tolerância diferente, por isso é melhor experimentar os alimentos mencionados e avaliar-se cuidadosamente para descobrir qual deles é melhor para você, e qual não é.

 

  • Lucas EA, Li W, Peterson SK, Brown A, Kuvibidila S, Perkins-Veazie P, Clarke SL, Smith BJ. Mango modulates body fat and plasma glucose and lipids in mice fed a high-fat diet. Br J Nutr. 2011 Nov;106(10):1495-505. doi: 10.1017/S0007114511002066. Epub 2011 Jun 28. PubMed PMID: 21733317.
  • Farnworth, E. R. (2006). Kefir–a complex probiotic. Food Science and Technology Bulletin: Fu, 2(1), 1-17.
  • Mallo, R., Civit, D., Erpelding, A., & Tabera, A. (2002). Proceso fermentativo en la producción de” sauerkraut”(Chucrut) e identificación de bacterias ácido lácticas. La Alimentación LatinoamericanaVol. 35, no. 242 (2002 mar.), p. 44-47.