Como cuidar da flora intestinal para proteger o cólon?

Manter uma alimentação equilibrada e fazer exercícios físicos diariamente são hábitos fundamentais para cuidar da flora intestinal.
Como cuidar da flora intestinal para proteger o cólon?

Última atualização: 23 Fevereiro, 2021

A flora intestinal é o conjunto de microrganismos e bactérias benéficos presentes no intestino grosso ou no cólon que ajudam a absorver melhor os nutrientes e também a nos defender contra várias doenças. Mas você sabe cuidar bem da flora intestinal?

Bons hábitos alimentares mantém a flora intestinal normal. Como resultado, ela contribui para a saúde e o bem-estar do organismo. Por outro lado, maus hábitos alimentares favorecem o surgimento de problemas de saúde e o adoecimento do cólon. Neste artigo, explicamos tudo o que você deve fazer para evitar que isso aconteça.

Funções da flora intestinal e do cólon

Funções da flora intestinal e do cólon
Parte do cuidado com o cólon está associado à manutenção de uma flora intestinal saudável que contribui para o processo digestivo.

Todos os seres humanos vêm ao mundo sem flora intestinal. O útero das mães protege o feto contra todos os tipos de bactérias. Posteriormente, nos primeiros meses de amamentação e alimentação, constitui-se o que será a flora intestinal definitiva.

De acordo com especialistas, o ser humano possui em seu organismo cerca de duas mil espécies bacterianas diferentes, das quais apenas 100 podem chegar a ser prejudiciais.

“Vários estudos demonstram que a flora bacteriana tem uma função moduladora em diferentes aspectos da função digestiva. Assim, as bactérias intestinais modulam a sensibilidade e a motilidade digestivas”, diz o Dr. Jordi Serra.

Funções da flora intestinal

De acordo com o artigo Papel da flora intestinal na saúde e na doença, as funções da flora intestinal são as seguintes:

  • A função defensiva da microflora inclui o efeito de “barreira”. Isso significa que as bactérias que ocupam um espaço ou nicho ecológico impedem a entrada de bactérias estranhas no ecossistema. Em outras palavras, a microbiota funciona como uma barreira protetora contra patógenos.
  • A diversidade de genes na comunidade microbiana (microbioma) fornece uma ampla variedade de enzimas e vias bioquímicas.
  • A flora entérica metaboliza substratos ou resíduos alimentares indigeríveis, muco endógeno e resíduos celulares, ou seja, nos ajuda a sintetizar e absorver adequadamente os nutrientes dos alimentos.
  • Favorece a síntese de vitaminas como B e K, aminoácidos e nos dá energia.
  • Promove a boa digestão, o que ajuda a prevenir episódios de diarreia e prisão de ventre.

Segundo especialistas da AECC, “a função específica do cólon ascendente e transverso consiste em absorver água e eletrólitos (sódio, potássio, etc.) enquanto a função do cólon descendente e reto consiste em armazenar materiais fecais até sua expulsão através do ânus”.

O que altera a saúde da flora bacteriana e, consequentemente, do cólon?

Em primeiro lugar, você deve ter em mente que a partir dos 60 anos a flora bacteriana fica alterada e enfraquecida, se tornando mais vulnerável ​​a várias doenças. Por esse motivo, é recomendável manter um estilo de vida saudável desde cedo.

Estresse, dieta pobre, consumo de tabaco e álcool, e emoções negativas também afetam a saúde do cólon e da flora intestinal em grande medida. Por isso, é aconselhável fazer as mudanças necessárias para que a saúde não seja afetada a curto ou longo prazo.

O consumo de antibióticos e outros tipos de medicamentos também enfraquece o cólon e altera o equilíbrio da flora intestinal. Portanto, seu uso deve sempre ser supervisionado por um médico.

Como cuidar da flora intestinal para favorecer a saúde do cólon

Como cuidar da flora intestinal para favorecer a saúde do cólon
A suplementação da alimentação com produtos lácteos fermentados ajuda a equilibrar a flora intestinal.

As melhores frutas

As frutas se enquadram na categoria de fibras prebióticas, componentes alimentares que nutrem as bactérias no intestino para favorecer sua atividade. As frutas mais recomendadas são as seguintes:

  • Figo
  • Uva
  • Pera
  • Morango
  • Ameixa
  • Banana
  • Maçã

Probióticos

Com este termo nos referimos especialmente aos alimentos fermentados tão habituais em culturas onde os melhores benefícios do leite são obtidos, deixando de lado o açúcar ou o alto teor de lactose. A nutricionista Alicia Acosta destaca a contribuição das bifidobactérias dos iogurtes para melhorar a saúde digestiva.

Os probióticos são essenciais para uma flora intestinal saudável. Os melhores para consumir todos os dias são os seguintes:

  • Kefir
  • Tempeh
  • Chucrute
  • Sopa de miso
  • Iogurte branco ou grego

21 gramas de fibras por dia

Acredita-se que consumir 21 gramas de fibra todos os dias é o adequado para cuidar da flora intestinal e manter equilíbrio do organismo. Para isso, você pode consumir uma tigela de aveia todos os dias, algumas frutas frescas (lembre-se de que é melhor consumir frutas com casca e em sua forma natural) e sempre prefira pão de centeio ao invés de pães fabricados com farinha branca refinada.

Não deixe de ler: 8 alimentos ricos em fibras

Outras recomendações populares para cuidar da flora intestinal

De acordo com as crenças, para cuidar da flora intestinal você deve: 

  • Ingerir um dente de alho com o estômago vazio, pois isso poderia fortalecer o sistema imunológico e eliminar os microrganismos prejudiciais do organismo.
  • Incluir mais cebola nas refeições, já que à ela também são atribuídas propriedades antibacterianas.
  • Comer no café da manhã ou no lanche meio mamão com iogurte natural sem açúcar.

Considerações finais

É importante, antes de tudo, lavar bem todas as frutas e verduras antes de consumi-las. As bactérias provenientes dos alimentos costumam trazer consequências muito graves para a flora bacteriana e para o cólon.

Você também deve tomar muita água, evitar o sedentarismo e cuidar de sua vida emocional. Desfrute do que você gosta, do seu tempo livre e das suas relações positivas. Tudo isso irá ajudá-lo a se sentir melhor por dentro, e isso será percebido por fora.

Pode interessar a você...
4 vitaminas para fortalecer sua flora intestinal e combater a prisão de ventre
Melhor Com SaúdeLeia em Melhor Com Saúde
4 vitaminas para fortalecer sua flora intestinal e combater a prisão de ventre

Uma flora intestinal forte é sinônimo de saúde. Por isso, hoje queremos ensinar os benefícios de 4 vitaminas que ajudarão a fortalecer a flora do i...