É melhor comer frutas com casca ou sem casca?

27 de fevereiro de 2020
Descubra por que é interessante consumir a casca da fruta e como fazer isso adequadamente, sem riscos de higiene.

Você costuma comer suas frutas com casca ou sem casca? A casca da fruta é um elemento interessante do ponto de vista nutricional. Existem autores que desaconselham seu consumo devido à possível presença de metais pesados ou de produtos químicos potencialmente prejudiciais à saúde.

No entanto, a casca é rica em nutrientes e elementos necessários para manter uma boa saúde. A seguir, mostraremos quais são esses nutrientes e as medidas que devem ser tomadas para consumir frutas com a casca sem correr riscos.

A casca das frutas contém muitas fibras

Embora nem todas as cascas sejam comestíveis, elas contêm um teor de fibra muito interessante. A fibra é positiva para a prevenção do câncer de cólon, para a melhoria do trânsito gastrointestinal e para reduzir incidência de outras doenças complexas.

Além disso, o consumo regular de fibras melhora a qualidade e a biodiversidade da microbiota intestinal. Isso pode repercutir positivamente em muitas outras funções do organismo.

Não devemos esquecer que o consumo adequado de fibras atrasa a digestão e, portanto, a absorção de açúcares. Assim, reduz-se o pico de insulina pós-alimentar e o estresse sofrido pelo pâncreas é notadamente menor.

Em um mundo em que a diabetes se tornou uma doença endêmica, qualquer estratégia para preveni-la é bem-vinda.

Salada de frutas

Leia também: Comer frutas e vegetais regularmente evita o câncer?

Comer frutas com casca aumenta a ingestão de nutrientes

As cascas das frutas costumam ter uma grande quantidade de vitaminas e de minerais. Assim, seu consumo melhora o aporte de micronutrientes.

Existem culturas e países em que as cascas são cozidas para torná-las adequadas ao consumo, ou são usadas para fazer infusões, nas quais as vitaminas presentes na mesmas passam para a água.

Isso se deve ao fato de que a maioria das vitaminas presentes nas frutas é solúvel em água, tendo, portanto, a capacidade de passar da própria casca para a água quente em que estão imersas. É bastante comum, por exemplo, usar cascas de frutas cítricas para temperar saladas.

Por outro lado, a casca de algumas frutas apresenta uma importante carga de antioxidantes. Essas substâncias são essenciais para prevenir a oxidação, o envelhecimento, e combater a formação de radicais livres.

O consumo regular de antioxidantes é essencial para garantir uma saúde adequada e, portanto, não se deve descartar uma boa fonte dos mesmos, como as cascas das frutas.

Os riscos dos pesticidas

Os autores que defendem o consumo de frutas descascadas se baseiam na possível presença de produtos químicos na casca das frutas, que podem prejudicar as suas qualidades. Para evitar a ingestão dessas substâncias, é necessário lavar bem a fruta antes de considerá-la adequada para consumo.

É uma boa ideia colocar a fruta sob a torneira aberta com água corrente e esfregar um pouco para garantir uma higiene adequada. Esfregá-la com um pano úmido também pode ser suficiente.

No caso de mulheres grávidas, seria aconselhável não consumir a casca das frutas para evitar uma possível contaminação por toxoplasmose. No caso de ingestão da casca, o alimento deve ser previamente desinfetado com algum produto que mate os microrganismos que possam estar presentes.

Outra razão pela qual você deve lavar bem a fruta antes do consumo é remover as ceras. Normalmente, essas substâncias são usadas para melhorar a qualidade visual dos produtos quando estão à venda. As ceras são, geralmente, aplicadas em aerossol nas cascas não comestíveis de frutas. No entanto, é melhor lavar toda a fruta para evitar a ingestão indesejada de produtos químicos.

Se possível, é preferível escolher variedades orgânicas ou ecologicamente confiáveis, em comparação com as frutas disponíveis em supermercados ou grandes redes. Assim, teremos acesso a um produto notavelmente mais limpo e saudável, com menor carga de substâncias químicas e com uma maior qualidade organoléptica.

Lavar bem as frutas e vegetais

Saiba mais: Os 7 melhores truques para desinfetar frutas e legumes

Afinal, devemos comer frutas com casca ou sem casca?

A fruta deve ser sempre consumida com casca. Ela fornece fibras, vitaminas e antioxidantes necessários para o bom funcionamento do organismo.

No entanto, é necessário ter cuidado com a higiene dos alimentos para evitar a ingestão de produtos químicos indesejados. Comprar frutas confiáveis garante sua qualidade, e lavá-las com água antes do consumo reduz a presença de pesticidas em sua superfície.

  • Gianfredi V., Salvatori T., Villarini M., Moretti M., Nucci D., Realdon S., Is dietary fibre truly protective against colon cáncer? A systematic review and meta-analysis. Int J Food Sci Nutr, 2018. 69(8): 904-15.
  • Holscher HD., Dietary fiber and prebiotics and the gastrointestinal microbiota. Gut Microbes, 2017. 8 (2): 172-184.