Lavar e desinfetar frutas e verduras. Dicas e recomendações

· 9 de dezembro de 2018
Mesmo que você tire a casca, é recomendável lavar e desinfetar frutas e verduras para evitar que as bactérias do exterior contaminem a polpa.

Lavar e desinfetar frutas e verduras é mais importante do que você imagina. Mesmo que seu consumo seja indispensável para conservar o nosso bem estar, a melhor forma de fazer isso é em seu estado natural.

Entretanto, apesar de oferecerem grandes benefícios, quando estão expostos ao ar livre contaminam-se com substâncias presentes no meio ambiente.

Durante seu cultivo são utilizados diversos venenos e produtos químicos para espantar as pragas das plantações e, quando são exibidos para venda, entram em contato com as mãos sujas e bactérias das pessoas.

As frutas e verduras apresentam uma grande variedade de benefícios nutricionais. São imprescindíveis para o correto funcionamento do sistema corporal.

Além disso,  fortalecem o sistema imunológico para melhorar suas defesas, evitando o risco de adoecer.

A melhor forma de comer as frutas é em seu estado natural ou em sucos que não contenham nenhum tipo de conservante.

Por outro lado, algumas das verduras devem ser consumidas cruas e outras fervidas em pouca água para aproveitar a maior quantidade possível de suas propriedades.

Então, é muito importante lavar e desinfetar as frutas e verduras para aproveitar ao máximo seus benefícios e reduzir os riscos ocasionados por contaminação.

A seguir, damos algumas dicas para isso.

Métodos para lavar e desinfetar frutas e verduras

O vinagre

É um ótimo desinfetante e antioxidante porque permite que as frutas e vegetais permaneçam em bom estado durante mais tempo. Além disso, elimina as substâncias daninhas presentes em sua superfície.

Adicione uma xícara de vinagre a um recipiente com água e mergulhe frutas e vegetais neste líquido por 20 minutos.

O limão

Misturado com vinagre também é benéfico para lavar e desinfetar frutas e verduras.

Em um borrifador, misture partes iguais de água, vinagre e suco de limão. Pulverize as frutas e vegetais com esse líquido até que estejam completamente cobertas. Deixe atuar por 10 minutos, enxágue e pronto.

Sabão de lavar a louça

Também é útil para desinfetar, porém deve ser usado em pequenas quantidades. Depois de usá-lo, enxágue bem a fruta ou verdura para retirar qualquer resíduo que possa alterar seu sabor.

Óleo de árvore do chá

Para lavar e desinfetar frutas e verduras também podemos misturar água com 5 gotas de óleo de árvore do chá. Submerja os alimentos deixando atuar por alguns minutos, em seguida, retire e enxague bem.

Leia também: 6 vantagens de consumir verduras e frutas todos os dias

Recomendações a considerar

Dicas para lavar e desinfetar frutas e verduras

 

  • Não só é suficiente lavar e desinfetar frutas e verduras, mas também é necessário que os recipientes e utensílios que utilizemos estejam limpos e livres de bactérias.
  • Por outro lado, lave bem as mãos antes de começar a preparar alguma receita.
  • Evite lavar as frutas com produtos químicos e com água quente, porque isso fará com que se percam algumas de suas propriedades.
  • Não é recomendado retirar as cascas de todas as frutas ou verduras. É nessa parte onde se encontra presente boa parte dos nutrientes que beneficiam a nossa saúde.
  • Recomenda-se, entretanto, que se retirarmos as cascas das frutas e verduras, elas sejam lavadas novamente para que as bactérias presentes no exterior não contaminem a polpa.
  • No caso da alface ou o repolho, lava bem cada uma das folhas para eliminar os resíduos fecais de insetos ou venenos. Descarte as folhas externas, porque é o lugar onde geralmente há maior concentração de bactérias.

Isso também pode interessar você: 3 melhores formas de aproveitar as frutas

É indispensável garantir que as frutas, verduras ou qualquer alimento que for consumido estejam livres de bactérias que geram infecções ou doenças.

Ao consumirmos alimentos que não estão adequadamente lavados podemos contrair afecções e alterações intestinais e digestivas. As consequências são diarreias e intolerância aos alimentos.

Por tudo isso, é imprescindível que eles estejam bem desinfetados e sejam preparados em um ambiente higienizado.

As frutas e verduras em seu estado natural oferecem importantes benefícios nutricionais

Suas proteínas, minerais, vitaminas e demais componentes  são indispensáveis para o bom funcionamento corporal.

O contato com os produtos químicos, entretanto, faz com que exista uma alta concentração de bactérias que podem diminuir seus nutrientes.

Para evitar um consumo incorreto destes alimentos recomendamos seguir os passos anteriores.

Considerando as diversas recomendações, você estará livre de bactérias e componentes prejudiciais à saúde presentes nos alimentos.

As indicações foram úteis pra você? Sendo assim, não deixe de ler os próximos artigos com mais dicas.

Basulto, J., Moñino, M., Farran, A., Baladia, E., Manera, M., Bonany, J., … Martínez, N. (2014). Recomendaciones de manipulación doméstica de frutas y hortalizas para preservar su valor nutritivo. Spanish Journal of Human Nutrition and Dietetics. https://doi.org/10.14306/renhyd.18.2.85