Óleo da árvore do chá para combater pulgas e carrapatos

O óleo de árvore do chá tem propriedades antissépticas e antibióticas para combater pulgas e carrapatos. Não deve ser aplicado diretamente sobre a pele, pois pode irritá-la.
Óleo da árvore do chá para combater pulgas e carrapatos

Última atualização: 05 Fevereiro, 2021

Os animais domésticos trazem tranquilidade e felicidade ao lar.  No entanto, se não forem tomadas as devidas precauções, podem abrigam pulgas e carrapatos. Para esses casos, é conveniente conhecer um remédio muito eficaz: o óleo da árvore do chá.

Em geral, a infestação por esses parasitas é bastante comum quando não se tem as condições de higiene adequadas. E às vezes, por mais limpos que estejam nossos animais de estimação, eles podem ser suscetíveis à invasão desses animais irritantes.

Durante o verão, devido à persistência de altas temperaturas, esses parasitas se reproduzem com muita facilidade.

Doenças transmitidas por pulgas e carrapatos

A pulga e o carrapato são pequenos ectoparasitas e sempre vivem em família. Alimentam-se principalmente do sangue do hospedeiro, onde se aderem à pele e deixam pequenas pústulas no local de inserção dos dentes.

São capazes de criar um processo alérgico no ser humano que produz inflamação e coceira no local da picada. A presença destes parasitas em nossas casas gera o risco de contrairmos algumas doenças bastante prejudiciais aos seres humanos.

Erliquiose

A erliquiose é uma dessas doenças, que é transmitida pelo carrapato. Essa patologia é mortal no animal doméstico e bastante séria em humanos.

Manifesta-se com febre, dor nas articulações e distúrbios sanguíneos. Pode levar ao risco de sangramento devido à diminuição das plaquetas.

Peste bubônica

Esta doença é transmitida pela pulga. Entre seus sintomas se destacam a febre alta, inflamação dos gânglios cervicais e axilares.

Também pode comprometer o sistema respiratório, por isso requer hospitalização imediata.

Distúrbios dérmicos

Óleo da árvore do chá para combater pulgas e carrapatos

O óleo essencial da árvore do chá não é de cor verde. Algumas garrafas podem dar uma impressão errada.

Uma simples picada da pulga pode produzir dermatite alérgica. Vesículas ou pústulas infeccionadas por bactérias também podem aparecer.

Precisamos estar atentos à presença de qualquer um desses hóspedes indesejados.

Para combater as pulgas e carrapatos, existem remédios naturais que ajudarão a reduzir os riscos. As propriedades do óleo da árvore do chá ajudam a resolver este problema. Vamos discutir agora os benefícios e tratamentos com este óleo natural.

O que é o óleo da árvore do chá?

A Melaleuca alternifolia ou comumente chamada de árvore do chá, é uma planta nativa da Austrália. É um pequeno arbusto com folhas pequenas e finas, flores brancas e um cheiro bastante agradável.

O óleo da árvore do chá, que tem propriedades medicinais, é extraído da planta. Acredita-se que este óleo pode ajudar a combater a acne.

Propriedades do óleo da árvore do chá

A planta da árvore do chá contém um óleo essencial transparente. Destaca-se pelo seu odor característico, assim como seus múltiplos componentes químicos que lhe conferem propriedades antibióticas e antissépticas.

Tem efeito tóxico quando ingerido, portanto seu uso interno não é recomendado em animais e humanos. O cheiro intenso deste óleo faz com que pulgas e carrapatos caiam da pele do seu animal de estimação. Você vai vê-los no chão instantaneamente ou com o passar dos minutos.

  • Aplique algumas gotas deste óleo em uma xícara de água morna (250 ml) e adicione a mistura ao xampu para animais.
  • Assim, você criará um tônico natural eficaz. Use-o para dar banho no seu animal de estimação e você poderá ver as pulgas e carrapatos caindo no chão.

É útil para combater carrapatos e pulgas?

Sim, é uma das opções tanto para prevenir quanto para combatê-los de forma segura e natural. Basta borrifá-lo na pelagem do seu animal de estimação e deixá-lo agir por 15 ou 20 minutos. Aplique o tratamento em uma sala ventilada de sua casa e combata eficazmente esses parasitas.

Tenha cuidado ao aplicar o óleo puro na pele do cão, pois pode causar reações alérgicas graves. Recomenda-se que este tratamento seja aplicado diariamente por uma semana ou até que nenhuma pulga seja vista.

Seu uso é recomendado nas roupas, móveis e colchões da casa. É um complemento para a limpeza da casa e você poderá usá-lo semanalmente para manter o ambiente livre de pulgas e carrapatos.

Um método bastante simples para erradicar esse incômodo problema de sua casa. Este óleo tem grandes benefícios para a saúde de sua família e de seu animal de estimação.

Pode interessar a você...
Óleo da árvore do chá: óleo da vida
Melhor Com SaúdeLeia em Melhor Com Saúde
Óleo da árvore do chá: óleo da vida

O óleo da árvore do chá vem sendo utilizado desde a antiguidade para tratar problemas da pele, mas esta não é a sua única função. Saiba mais neste artigo.