5 venenos para exterminar as pragas

· 18 de maio de 2018
Seja porque você tem um jardim e deseja livrar as plantas dos insetos que possam comê-las ou se pensa que convive com ratos, pode usar estes simples métodos caseiros para eliminá-los. Mesmo que possam representar uma saída menos letal do que os químicos, sem dúvidas seus riscos para a saúde das pessoas são muito menores.

Os venenos que precisamos para exterminar as pragas dependerão do tipo de insetos que está nos afetando e também do ambiente no qual se encontrem. Se você procurar por soluções naturais para os visitantes ingratos que tem em sua casa, o que vamos comentar pode ser de muita ajuda.

Em algum momento de nossas vidas, nos veremos afetados pela visita de pequenos seres que não serão de muito agrado. Existem muitos tipos de pragas: formigas, baratas e outros insetos; erva-daninha e micróbios; ou talvez a mais aterradora das opções: os ratos.

Seja qual for o seu caso, sempre é bom contar com uma saída que permita arrancar o problema pela raiz. Aqui mostramos algumas soluções caseiras para criar venenos para exterminar as pragas e se esquecer delas, ao menos por um tempo.

Riscos de usar praguicidas

No momento de enfrentar qualquer inseto que invada nossa casa, certamente a primeira coisa que vem à mente é o uso de praguicidas. No entanto, seu uso não é a melhor das alternativas.

Em primeiro lugar, porque pode ter consequências graves para a saúde. A Organização Mundial da Saúde informou que a exposição acidental ou deliberada a certos químicos, inclusive em quantidades menores, pode ser sumamente prejudicial para a saúde.

As estatísticas publicadas por esta organização detalham que o auto envenenamento por causa da ingestão prevenível de um praguicida causou 186 mil mortes em 2002.

Esta não é a única via de intoxicação. Também pode ser dar pelo consumo de alimentos ou até mesmo de água potável contaminada. É por isso que muita gente opta por ter hortas de vegetais ecológicos. Por mais que as pragas possam afetar sua produção, não recorrem a estes métodos.

Quer conhecer mais? Como montar uma horta orgânica na cidade?

5 venenos para exterminar as pragas

1. Coentro

Coendro serve para exterminar as pragas

O coentro é um grande repelente para acabar com os ácaros. Sua preparação é simples: devemos ferver esta planta com água durante 10 minutos, coar a mistura e borrifá-la sobre as plantas com um spray.

2. Lavanda

Com uma infusão de 300 gramas de folha de lavanda fresca e um litro de água pode repelir as formigas. Antes de borrifá-la, deve deixar esfriar a preparação para que tenha efeito.

3. Açúcar e bicarbonato para eliminar baratas

Açúcar e bicarbonato serve para exterminar as pragas

Trata-se de um dos elementos mais utilizados como venenos para exterminar as pragas. E também é um dos mais solicitados. As baratas são insetos extremamente desagradáveis que se escondem em móveis, nas tubulações, gavetas, calefação, aberturas e fendas. Para eliminá-las, podemos recorrer à seguinte preparação:

  • Em um ou vários recipientes, misture partes iguais de açúcar, que atrairá as baratas, e bicarbonato de sódio, que as matará. Adicione também uma pequena parte de água.
  • Depois, coloque estes recipientes em lugares onde costumam aparecer as baratas em sua casa.
  • Outra opção é colocar diretamente sobre o piso. Neste caso, será melhor não adicionar a água na mistura.

Logicamente, também podemos recorrer a inseticidas, armadilhas e iscas para se livrar da praga. No entanto, esta opção natural e econômica pode ser igualmente efetiva.

Muito além desta solução, é necessário manter a ordem e a higiene na casa para prevenir que as baratas apareçam. Portanto, tente manter a casa limpa e ventilada, feche as gretas na parede e não deixe acumular pratos com restos de comida na pia, já que isso as atrai.

4. O alho, um potente inseticida

É uma excelente maneira de manter as plantas longe do alcance de todo tipo de insetoO alho é um potente repelente; com uma simples preparação poderá estar tranquilo de que seu jardim não sofrerá.

Para conseguir esta infusão, tem que triturar uma cabeça de alho junto com alguns cravos e dois copos de água. Uma vez tenha uma mistura homogênea, deixe-a repousar por 24 horas.

Finalmente, adicione três litros de água a este preparado e pronto. Borrife sobre suas plantas e se livre dos insetos no jardim.

 5. Eliminar os ratos com bicarbonato

O bicarbonato ajuda a exterminar as pragas

Sem dúvidas, os ratos são as pragas que mais incômodos podem nos causar. Além disso, os ratos são animais noturnos que fazem seu trabalho durante a noite, não seria estranho escutar gritos e aranhões nas paredes enquanto tenta dormir.

Se deseja eliminar os ratos de maneira natural, o bicarbonato pode ajudar. Deve misturá-lo com farinha e açúcar. Este último, o açúcar, deverá ser adicionado em maior quantidade que os outros (uns 50% a mais, aproximadamente).

Coloque esta preparação em pequenos recipientes dos quais os roedores possam se alimentar. Depois de ingeri-lo, morrerão por causa dos gases que o dióxido de carbono gera ao entrar em contato com os ácidos estomacais.

O tratamento das pragas é todo um assunto, principalmente quando já se encontram assentadas em um local. Caso você não consiga se livrar delas, o melhor é chamar um profissional, eles saberão como controlar a situação usando produtos não tão nocivos para a saúde.