5 curiosos benefícios da água potável que você não conhecia

· 16 de abril de 2018
Beber água é um hábito simples que pode nos ajudar a melhorar a elasticidade da nossa pele, hidratando-a por dentro e, assim, permitindo-nos mantê-la jovem por mais tempo. 

Você conhece os benefícios da água potável? 60% do nosso corpo é composto por água. Por este motivo, os tecidos e órgãos precisam desse líquido para o seu correto funcionamento.

Precisamos, portanto, beber água para o corpo cumprir suas funções: transportar os nutrientes para as células, lubrificar as articulações, eliminar toxinas, equilibrar a temperatura corporal, facilitar os processos digestivos, hidratar a pele, etc.

Beber água, pelo menos dois litros por dia, é a maneira mais simples e eficaz de prevenir muitas doenças. Descubra neste artigo alguns dos mais curiosos benefícios da água potável.

Principais benefícios da água potável

1. Regula a pressão arterial

Pressão arterial

Poucas pessoas conhecem os benefícios da ingestão de água para diminuir a pressão arterial quando esta fica muito alta com frequência.

Quanto mais hidratado o nosso corpo estiver, menos rígidos serão os vasos sanguíneos e, portanto, menos predispostos estarão a elevar a pressão arterial.

Manter o corpo hidratado reduz a hipertensão arterial e os riscos derivados de uma descompensação da pressão arterial, como:

  • Ataque do coração
  • Derrame
  • Insuficiência cardíaca
  • Até mesmo a morte

Portanto, beber oito copos de água ao longo do dia deve ser quase uma obrigação para nós mesmos, para o bem de nossa saúde.

2. Reduz o apetite

Quando bebemos água antes de cada refeição, reduzimos nosso apetite. A água sacia o desejo de comer e dá a sensação de ter o estômago cheio.

Além disso, em muitos casos achamos que estamos com fome, mas na verdade o que temos é sede. Portanto, um dos melhores métodos para perder peso e manter a forma é beber água.

Para tornar o hábito de beber água potável mais eficaz, devemos levar em conta o seguinte padrão geral:

  • 2 copos de água em jejum.
  • 3 copos durante a manhã.
  • 3 copos no decorrer da tarde.

3. Minimiza o risco de ter um ataque cardíaco

Homem tendo ataque cardíaco

A densidade do sangue e do plasma sanguíneo está relacionada ao risco de infarto do miocárdio.

Uma maior viscosidade do sangue também aumenta as chances de sofrer um ataque cardíaco. Uma boa saúde do nosso coração é acompanhada por uma hidratação adequada.

Se tivermos uma predisposição genética para sofrer de doenças cardiovasculares, devemos nos propor a beber pelo menos 2 litros de água por dia. Além disso, existem outros hábitos que reduzem as chances de sofrer um ataque cardíaco:

  • Praticar esporte
  • Parar de fumar
  • Controlar os níveis de colesterol
  • Manter um peso adequado

4. Elimina dores de cabeça

A desidratação pode causar dores de cabeça, especialmente se perdermos muitos líquidos após situações de vômito ou se tivermos um acúmulo de toxinas em nosso corpo.

É importante beber água em pequenos goles assim que a dor de cabeça aparecer, e não parar até notarmos uma melhoria.

Também é aconselhável beber a água em temperatura ambiente. Se a água estiver fria, pode contribuir para o aparecimento de enxaquecas.

  • No entanto, a própria água fria pode ter um uso como aplicação tópica. Para reduzir as dores de cabeça, podemos colocar bolsas de água fria na testa.
  • Mesmo em caso de febre muito alta, podemos tomar banhos com água gelada e depois nos envolver bem para aumentar a transpiração.

5. Melhora problemas de pele

Pele bonita e saudável

Outro dos benefícios da água potável se relaciona com a aparência da pele. Há uma melhora significativa na pele quando bebemos uma boa quantidade de água por vários meses. Lembre-se de que, ao beber água, uma grande quantidade de toxinas e impurezas são eliminadas da pele.

Essa drenagem natural que a água oferece, ao purificar as células do nosso corpo, também serve para melhorar a acne.

Uma pele bem hidratada tem mais flexibilidade, mais luminosidade, menos oleosidade, e permanece mais jovem e brilhante. A pele não é apenas hidratada pelo exterior com cremes e cosméticos, mas é essencial fornecer-lhe água a partir do interior. E isso é conseguido bebendo muita água.

Devemos também destacar os benefícios da hidroterapia, a qual envolve a aplicação de água em nosso corpo em diferentes temperaturas.

Combinando água fria e quente, podemos ativar a circulação e melhorar a aparência e a saúde da pele.

Desta forma, obtemos um tratamento natural e muito econômico para ter uma pele bonita. Um dos melhores benefícios da água potável!