Como manter o cólon saudável?

4 de janeiro de 2019
A saúde intestinal é fundamental para a nossa qualidade de vida. Saiba a seguir quais fatores são determinantes na hora de ter um intestino saudável.

O cólon ou intestino é uma parte muito importante do sistema digestivo. Mesmo que não seja encarregado de conduzir os alimentos, ele se encarrega de expulsar os dejetos. Por isso é extremamente importante primar por um cólon saudável.

Desta maneira, quando o cólon está saudável, todo o organismo funciona de maneira correta. Assim, isso nos proporciona uma vida mais plena.

O processo de evacuação dos dejetos é bastante simples. Ele começa seu trajeto no intestino delgado. A partir dele as substâncias que o corpo deve eliminar passam ao cólon ascendente e dali para o cólon transverso. Esse se encarrega de levá-las até o cólon descendente.

As ditas substâncias se processam neste lugar e passam ao cólon sigmoide e posteriormente são expulsos por meio do reto.

Se o cólon está saudável, pode absorver os nutrientes de maneira eficaz. Além disso, pode eliminar as toxinas sem deixar rastros delas em nenhum lugar dos intestinos.

Conselhos úteis para manter o cólon saudável

existem muitos conselhos úteis para manter um cólon saudável

Comer bem

Manter uma dieta saudável é o mais importante para a saúde do cólon e para manter o seu bom desempenho, o que se traduz numa boa saúde de modo geral. Os melhores alimentos para manter esta parte do sistema digestivo em perfeitas condições são os seguintes:

Alimentos ricos em fibras:

  • Frutas
  • Vegetais
  • Grãos integrais
  • Feijão

Leia também: 5 passos para adotar uma dieta saudável

Realizar uma boa atividade física

Manter o constante de hábito de praticar atividades físicas é primordial para ter uma digestão saudável, é muito importante estar ciente de que quando temos um sistema digestivo preguiçoso ou lento, as toxinas ficam mais tempo no corpo o que não é recomendado de maneira alguma.

Manter uma hidratação correta

Beber a quantidade de água recomendada, pois é importante para ajudar o corpo a eliminar as toxinas, além das fezes que se tornam mais suaves, facilitando a suas evacuação.

Considerações finais

Entretanto, é muito comum que algumas pessoas apresentem irregularidades em seu sistema digestivo, causadas pelo estresse, mudanças nos horários de sono ou simplesmente porque têm hábitos instáveis como viajar constantemente.

Para ajudar o organismo a eliminar alguns resíduos prejudiciais que possam ter se instalado no intestino, é necessário realizar uma boa limpeza do cólon (clique aqui para conhecer esta limpeza) pelo menos duas vezes ao mês.

Para isso é preciso conhecer e usar os produtos à base de oxigênio, já que estes não provocam irritações no cólon.

Em suma, lembre-se que manter uma boa saúde intestinal permitirá que você leve uma vida muito mais saudável e com qualidade.

  • Martins, J. M., & Gruezo, N. D. (2009). Ácido graxo W-6 na etiologia do câncer de cólon e reto. Revista Brasileira De Cancerologia, 55(1), 69-74.
  • PREM, U. A solução rápida para um intestino preso.
  • Oliveira, L. C. C., & de Alvarenga Netto, F. (2011). Intestino Saudável: Orientações e Receitas. Editora Rubio.