5 passos para adotar uma dieta saudável

· 3 de agosto de 2018
Ao adotar uma dieta saudável não só conseguiremos perder peso, mas o nosso organismo também notará os benefícios a nível interno e nos sentiremos mais ágeis.

Quantas vezes você tentou adotar uma dieta saudável e perder peso? Já perdeu a conta? E pior ainda, já perdeu a esperança de realmente conseguir?

Quase sempre o problema é que não assumimos as mudanças como algo definitivo para melhorar nossa vida. A seguir, mostramos alguns passos que devem ser seguidos para adotar uma dieta saudável.

Você descobrirá que o segredo está em mudar a forma como vemos a nossa decisão. Não podemos garantir que vai ser fácil, mas certamente vai valer a pena. Comece hoje mesmo!

Leia também: Os perigos da má alimentação

Conselhos para adotar uma dieta saudável

1. Torne-se consciente da sua decisão

O primeiro dos passos a serem seguidos para adotar uma dieta saudável é tomar consciência da sua decisão. Ou seja, analise quais são os motivos pelos quais você quer melhorar os hábitos alimentares e como isso vai afetar positivamente a sua vida.

Mulher comendo salada

Ao invés de pensar em perder 5 quilos para entrar naquele vestido que você ama, pense em perder peso para evitar doenças. Está enfrentando a possibilidade de desenvolver alguma doença causada pelo sobrepeso? É momento de encarar essas situações e aceitar que suas decisões determinarão o resultado.

Este processo será complexo e um pouco difícil de aceitar. No entanto, é necessário para continuar.

2. Estabeleça objetivos realistas

O segundo dos passos que devemos seguir para adotar uma dieta saudável é criar metas. Estas metas devem ser palpáveis e fáceis de serem alcançadas.

Ainda que seu objetivo seja levar uma dieta mais saudável para perder 25 quilos, não pense nesses 25 quilos sempre. Ao invés disso, planeje como primeiro objetivo incluir 30 minutos de exercícios por dia. O segundo objetivo pode ser perder 1 quilo em uma semana.

Podem parecer objetivos pequenos, e essa é justamente a ideia. Quanto mais simples for, maior é a possibilidade de conseguir.

Caso seja complicado estabelecer metas porque você não sabe se elas são realistas ou não, busque ajuda. Uma boa opção é se consultar com um nutricionista ou médico. Eles ajudarão a criar um plano de acordo com as suas necessidades e objetivos.

Não perca este artigo: 6 exercícios que você pode fazer em casa para melhorar a sua saúde

3. Identifique seus desafios e barreiras

Adotar uma dieta saudável

Você tem dificuldade de comer de forma saudável porque nunca sabe onde comerá? Não sabe cozinhar e come fora todo tempo? Só tem ao alcance alimentos pouco saudáveis?

O terceiro dos passos que devemos seguir para adotar uma dieta saudável é determinar os desafios que teremos que enfrentar. Você notará que, na maioria dos casos, são comportamentos ou decisões que dependem de nós. 

Uma vez que os tenha bem definidos, é necessário criar um plano de ação para combatê-los:

  • Se o contratempo é comer alimentos pouco saudáveis, planeje preparar suas refeições com antecedência.
  • Se seu desafio é comer vegetais, tente ter em mãos somente vegetais em versões deliciosas. Por exemplo: sucos ou cenoura com limão e pimenta.
  • Costuma comer pão e alimentos processados? Comece a comprar somente alimentos saudáveis e retire de sua despensa os menos saudáveis.

4. Compartilhe seus novos objetivos e mudanças

Outro dos passos que devemos seguir para adotar uma dieta saudável é tornar as mudanças públicas. Isso tem dois objetivos:

  • Conseguir a ajuda do seu entorno. Quando seus familiares e amigos conhecem seus esforços, vão tentar facilitar o seu avanço. Se você comentar suas intenções, será mais fácil fazer escolhas saudáveis quando sair em grupo. Isso também facilitará as mudanças no momento de fazer as compras ou escolher o cardápio semanal.
  • Irá obrigá-lo a manter as mudanças que adotou. Compartilhar seus objetivos traz uma certa pressão social. Isso é especialmente útil quando estamos perdendo o foco. Assegure-se de comentar seus planos com as pessoas que o amam, e que irão apoiá-lo sem tentar sabotá-lo.

5. Meça seus avanços

Perder medidas na cintura

O último dos passos que devemos seguir para adotar uma dieta saudável é medir os avanços e estabelecer novas metas. O objetivo disso é se motivar vendo os avanços e criando novas metas. 

Uma boa opção é criar um diário ou livro de objetivos. Ainda que no início pareça uma bobagem, dê uma chance a esta ferramenta. Com o passar do tempo, você se adaptará a ela e será algo natural em sua rotina.

Para tirar o máximo de proveito deste diário, analise-o com seu nutricionista ou médico para identificar se tudo vai bem ou se existe alguma possível melhora a fazer.