Cúrcuma todos os dias para melhorar a saúde
Alguns alimentos, como a cúrcuma, têm propriedades medicinais tão benéficas que é bom ingeri-los todos os dias. Não só para prevenir doenças e equilibrar o organismo, como também para melhorar nossa qualidade de vida.
Neste artigo explicaremos por que a cúrcuma é um destes alimentos essenciais. Bem como daremos algumas ideias para você incluí-la em suas receitas e consumi-la quase sem perceber.
Cúrcuma longa
A cúrcuma (cúrcuma longa) vem da Índia, um país que a tem consumido e utilizado desde os tempos antigos. A maioria dos pratos contém este tempero não só pelo sabor e cor amarela que dá aos mesmos, mas também pelas suas inúmeras propriedades medicinais.
O famoso curry, por exemplo, inclui a cúrcuma entre seus ingredientes.
Por que consumir a cúrcuma diariamente?
Abaixo listamos todos os benefícios deste alimento maravilhoso, os quais justificam o seu consumo diário:
- Anti-inflamatório: contém curcumina, substância que reduz inflamações e atenua as dores e sofrimentos causados por doenças como: fibromialgia, a fadiga crônica, ou o reumatismo, bem como as inflamações do trato respiratório e do trato urinário.
- Anticancerígeno: ajuda a prevenir o câncer devido a alguns de seus componentes que podem inibir o crescimento do tumor. Além disso, pode reduzir os efeitos colaterais da medicação para o câncer.
- Antioxidante: pode reduzir os efeitos dos radicais livres em nosso organismo devido às suas excelentes propriedades antioxidantes.
- Digestiva: facilita a digestão, acalma a acidez e previne úlceras e gastrite.
- Hepatoprotetor: protege a função do fígado e da vesícula biliar e previne os cálculos biliares, a cirrose e a icterícia.
- Imunoprotetor: ajuda a combater as infecções e aumenta as defesas de forma natural. É muito eficaz nas fases iniciais de resfriados, gripes, etc.
- Antidepressivo: tem suave efeito antidepressivo.
- Hipoalergênico: pode reduzir os sintomas das alergias, graças à sua propriedade de bloquear a imunoglobulina E.
Leia também: Os melhores antidepressivos naturais
Arroz com cúrcuma, pinhões e passas
A cúrcuma é um excelente ingrediente para nossos pratos de arroz, pois dá um toque de sabor e cor amarela semelhante à do açafrão. Sugerimos que você a cozinhe no estilo oriental, com alguma outra especiaria (canela, cardamomo, gengibre) e combinando com pinhões e passas.
Este arroz também vai bem com frango ou com um refogado de legumes e cogumelos.
Caldo depurativo
Quando nos sentimos fracos, cansados e sobrecarregados, podemos preparar um caldo simples, depurativo e revigorante, com os seguintes ingredientes:
- Cebola
- Alho
- Aipo
- Cúrcuma
- Azeite de oliva
- Sal ou água do mar
Tome antes das refeições.
Chá gelado de cúrcuma e mel
Anteriormente, comentamos que a cúrcuma é um digestivo muito benéfico. Por isso tomá-la na forma de infusão após as refeições é uma boa escolha se sofremos de sobrepeso ou acidez no estômago. Podemos, do mesmo modo, combiná-la com um pouco de anis, camomila ou maracujá e adoçar com uma colher de mel.
No entanto, também podemos esfriar esta bebida e tomá-la em dias mais quentes durante a jornada. Nos ajudará a evitar a retenção de líquidos e o inchaço.
Bebida temperada para dias frios
Esta deliciosa bebida nos aquece nos dias mais frios. Só temos de escolher uma bebida vegetal (aveia, arroz, espelta, amêndoa, etc…) e ferver por 15 minutos com os seguintes ingredientes, segundo nossa preferência:
- Cúrcuma.
- Canela.
- Gengibre.
- Cardamomo.
- Casca de laranja orgânica.
- Coco ralado.
Depois de ferver, deixe descansar por 10 minutos. Além disso, adoce com mel de abelha, mel de cana de açúcar ou açúcar mascavo e beba logo em seguida.
Bebida de banana, cúrcuma e cacau
Esta batida é ideal para crianças e para as pessoas que têm dificuldade de ingerir a cúrcuma, já que seu sabor e cor passarão despercebidos.
Iremos bater os seguintes ingredientes:
- Banana bem madura
- Cúrcuma
- Cacau puro
- Leite, bebida vegetal ou suco de maçã
Se desejarmos podemos adoçá-la, embora a banana, geralmente, forneça a doçura suficiente.
Visite este artigo: 6 Batidas fáceis de preparar para ter uma pele saudável
Advertências
- A quantidade máxima recomendada para adultos é de 8 gramas por dia.
- Não é recomendado o consumo dessa especiaria sem supervisão médica durante a gravidez, pois pode causar a estimulação do útero e do fluxo menstrual.
- Não é recomendado para pessoas que já sofrem de úlceras gástricas ou obstrução das vias biliares.
- É recomendável consultar o seu médico ou terapeuta antes de fazer um tratamento natural, especialmente para quem já toma medicação ou sofre de alguma doença.
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.