Infusão caseira para depurar o organismo: conheça 4 receitas

27 de fevereiro de 2014
A infusão de cavalinha é muito eficaz para evitar resfriados, é digestiva e tem propriedades diuréticas, nos ajudando a acabar com a retenção de líquidos.

Podemos acumular toxinas em nosso organismo em muitas ocasiões e por diferentes motivos. Por essa razão, podemos preparar uma infusão caseira e natural para limpar o organismo. Assim iremos eliminar todos os dejetos acumulados que prejudicam nosso corpo.

Infusão caseira que ajuda a eliminar as toxinas

Quando nosso corpo está acumulando toxinas, alguns sintomas podem aparecer, mas variam individualmente, como impurezas na pele, catarros etc. Inclusive existem casos de problemas hepáticos, no entanto, esses transtornos podem melhorar quando o organismo é desintoxicado de maneira correta.

Para conseguir uma natural e adequada desintoxicação, podemos recorrer a diferentes alimentos desintoxicantes que existem, ou a algumas plantas medicinais.

A seguir, mostraremos alguns destes alimentos e plantas, perfeitos para realizar uma correta desintoxicação do organismo.

Além disso, estas infusões caseiras podem ser consumidas por até três semanas, sem açúcar ou utilizando adoçantes naturais. Você pode substituir a bebida do café da manhã por estes chás, ou utilizar como sobremesa no almoço ou jantar.

Adicione uma colher de plantas medicinais secas, em uma xícara de água fervente. Em seguida deixe repousar durante 5 ou 10 minutos. Por fim, beba com tranquilidade e a segurança de que o resultado virá em pouco tempo.

Entretanto, não pense que por serem tão simples e fáceis de preparar, estas infusões caseiras não terão a efetividade necessária.

Infusão depurativa com cavalinha

Infusão depurativa com cavalinha

A cavalinha apresenta grandes propriedades depurativas e pode ser misturada com: hortelã-verde, alcaçuz, erva doce ou menta ou funcho.

Lembre-se de misturar os ingredientes em partes iguais para que a infusão caseira seja efetiva para limpar os pulmões do catarro e mucosidades prevenindo dos resfriados, além de ser muito bom para a digestão.

Recomendamos também a leitura: Suco detox de laranja, cenoura e gengibre

Infusão depurativa com tomilho

Infusão depurativa com tomilho

Esta é uma infusão recomendada especialmente para todas as pessoas que apresentam má digestão e nervosismo. O tomilho ajuda a melhorar o funcionamento da vesícula biliar e do fígado, o qual se encarrega de eliminar impurezas do organismo em companhia dos rins.

Para realizar esta infusão misture partes iguais de tomilho, erva-cidreira, tília e angélica em uma xícara de água fervente, em seguida tape a xícara e deixe repousar por 10 minutos, beba depois.

Infusão depurativa com folhas de morango

Infusão depurativa com folhas de morango

Quando as toxinas que se acumulam no organismo provocam alguns transtornos como a acumulação e excesso de ácido úrico ou a gota, as folhas de morango são a solução perfeita.

Para realizar esta infusão misture partes iguais de folhas de menta, folhas de mirtilo, folhas de tussilago, e logicamente, folhas de morango. Esta mistura é uma excelente bebida com efeitos diuréticos. Portanto, tome uma xícara por dia.

Recomendamos a leitura: Benefícios do chá vermelho para emagrecer

Infusão depurativa com sabugueiro

Infusão depurativa com sabugueiro

A infusão das folhas de sabugueiro apresenta propriedades diuréticas e sudoríparas, por isso são muito utilizadas para os tratamentos naturais depurativos.

Neste caso, você pode combinar com algumas plantas que ajudam a melhorar a digestão e a acalmar um pouco os nervos. Pegue partes iguais de flores de sabugueiro, erva-doce, camomila, folhas de sálvia e escabiosa.

Prepare da mesma forma que as infusões anteriores. Entretanto, diferentemente da infusão depurativa de folhas de morango que somente podemos tomar uma xícara por dia, esta infusão podemos tomar duas ou três xícaras por dia. 

  • BAPTISTA, Nádia et al. Perfil antioxidante de infusões à base de ervas. 11EQA-Qualidade dos alimentos: novos desafios, 2012.
  • ROCHA, Andreia Marlene Castro et al. Teor mineral e capacidade antioxidante em chás e infusões. 2013. Tese de Doutorado. Instituto Politécnico do Porto. Instituto Superior de Engenharia do Porto.
  • SILVA, Eugénia Isabel da Costa Carvalho et al. Caracterização da atividade antioxidante de um sumo comercial (maçã, morango e infusão de tomilho-limão) e o seu equivalente manufaturado. 2017. Tese de Doutorado.