Suco detox de laranja, cenoura e gengibre

· 23 de julho de 2016
Você sabia que as laranjas, além de serem ricas em vitamina C, têm um efeito depurativo e protetor em nosso organismo? Elas ajudam a frear o estresse oxidativo e equilibram o colesterol.

Com este suco detox à base de laranja, cenoura e gengibre, obteremos um grande equilíbrio interior e um bem-estar adequado; que será refletido de dentro para fora.

A razão pela qual devemos dar importância a este tipo de bebida natural é simples: em algumas ocasiões nosso organismo chega ao seu limite e começamos a notar os efeitos do nosso estilo de vida.

Fatores como uma alimentação incorreta ou o estresse trazem consequências que se refletem em um cansaço evidente, dor de cabeça, retenção de líquidos e má digestão.

Algo tão simples como começar o dia com este suco desintoxicante natural pode ajudá-lo de forma muito positiva a reverter a maioria destes efeitos. Vamos colocar em prática?

A necessidade de eliminar a toxicidade do nosso organismo

Nosso corpo pode chegar a ser um autêntico armazém de agentes tóxicos. E quem diz isso não somos nós, mas sim o Instituto de Pesquisas Médicas da Universidade da Catalunha (Espanha).

Através do estudo dos exames de diversos pacientes e voluntários foi possível determinar quais eram os agentes tóxicos mais comuns no corpo humano eram:

  • Foram encontrados desde contaminantes químicos vindos do meio ambiente até resíduos industriais. Ou mesmo pesticidas usados na agricultura, assim como produtos da cadeia alimentar que são oferecidos aos próprios animais.
  • Os alimentos conservados, pré-cozidos ou com muitos conservantes também causaram uma toxicidade importante.
  • A maquiagem, os sabonetes ou outros produtos de limpeza ou beleza também se acumulam, muitas vezes em forma de tóxicos.
  • Outro dado importante é que nosso próprio organismo também gera rejeitos procedentes de células mortas que o fígado deve processar e eliminar.
Poluição do ar

Classificação dos agentes tóxicos

Tudo isso nos indica a grande variedade de tóxicos aos quais nosso corpo é tão sensível e receptivo. Os especialistas também detalharam esta classificação:

  • Tóxicos asfixiantes: afetam os tecidos, fazendo com que não chegue oxigênio a eles.
  • Tóxicos cancerígenos: são os que afetam a estrutura do RNA (ácido ribonucleico) e do DNA (ácidos desoxirribonucleico).
  • Tóxicos irritantes: são os que inflamam nossos tecidos e que podemos respirar, tragar ou simplesmente tocar.
  • Tóxicos pneumoconióticos: afetam o tecido pulmonar.
  • Tóxicos sistêmicos ou focais: existem determinados tóxicos que podem afetar qualquer um de nossos órgãos ou alguns especificamente.

Apesar desses dados assustarem um pouco a princípio; cabe dizer que, ni geral, nossos corpos armazenam “pequenas quantidades” de toxicidade. Agora, o problema está na acumulação.

Se não facilitamos para nosso organismo a depuração desses tóxicos por meio de remédios naturais como esses sucos detox; podem surgir doenças como a asma, a diabetes e outras condições de saúde. Logo, vale a pena manter uma boa alimentação e tomar muito líquido.

Leia também: 8 benefícios de beber água com limão em jejum e como prepará-la

Laranja, cenouras e gengibre para o suco detox

Qualquer alimento natural de cultivo orgânico e rico em vitaminas já é por si só um agente terapêutico capaz de liberar os componentes tóxicos acumulados no corpo.

Anteriormente, em outros artigos, falamos dos benefícios de tomar um copo de água morna com limão todo os dias; um remédio excepcional para depurar o organismo.

Hoje queremos recomendar outra combinação muito poderosa com múltiplas ações que serão de grande ajuda. Indicamos a seguir quais são seus ingredientes básicos.

Água-de-laranja

As laranjas

Segundo diversas pesquisas, o consumo regular de suco de laranja permite enfrentar o estresse oxidativo.

Todas as moléculas residuais procedentes da atmosfera tendem a envelhecer nossos tecidos, a nos inflamar e aumentar o risco de desenvolvermos diversas doenças.

  • Segundo o Departamento de Endocrinologia da Universidade de Buffalo, em Nova York (Estados Unidos), as laranjas têm uma interessante ação depuradora e protetora frente aos efeitos de uma má alimentação.
  • A vitamina C presente nas laranjas favorece a correta circulação do sangue, cuidando do equilíbrio de nosso colesterol e combatendo a aterosclerose.

As cenouras

  • Graças ao seu teor de vitaminas, betacarotenos e fibras, as cenouras melhoram nossa saúde hepática para que possamos depurar melhor o organismo.
  • Outro dado interessante é que o óleo de cenoura é rico em carotenol e alfa-pineno, que podem ajudar a desinflamar tecidos e regenerar o fígado; principalmente quando sofremos de esteatose hepática.

O gengibre

O gengibre é uma raiz medicinal com propriedades energizantes e depurativas. Além disso, é o componente ideal para acompanhar muitos pratos e sucos detox, para reduzir a carga de tóxicos em nosso organismo.

  • Aliás, é interessante lembrar que o gengibre é um grande anti-inflamatório natural que combaterá também a clássica retenção de líquidos.

É preciso destacar que pessoas que sofrem de hipertensão não devem incluir o gengibre em seu suco detox, visto que ele tem propriedades estimulantes.

Como preparar nosso suco detox?

suco-detox

Ingredientes

  • 2 laranjas
  • 2 cenouras
  • 1 copo de água (200 ml)
  • 1 colher de chá de gengibre ralado (5 g)

Conheça também os benefícios ocultos do chá de canela

Preparo

  • Primeiramente, o suco ficará pronto em pouco mais de 5 minutos. Antes de tudo, pegue as laranjas e cenouras (preferencialmente de cultivo orgânico).
  • Depois que obter o suco das laranjas, basta lavar bem as cenouras e cortá-las em pedacinhos para facilitar o processamento.
  • Em seguida, rale a raiz de gengibre (lembre-se de que pouco é suficiente).
  • Logo após, adicione-a no liquidificador junto com o copo de água, as cenouras e o suco das duas laranjas e processe até conseguir uma mistura homogênea.

É delicioso! Você se anima a tomar este suco detox pela manhã?