Suco detox de laranja, cenoura e gengibre

28 Setembro, 2020
As bebidas naturais que você prepara em casa com alimentos saudáveis, como frutas e verduras, sempre serão preferíveis às industriais.

Na hora do café da manhã, o suco de laranja é uma bebida natural amplamente consumida no mundo todo. Assim como a limonada, mas em menor grau. Mas que tal começar o dia com um delicioso suco detox?

Dizem que as bebidas detox apoiam a saúde de várias maneiras. Por um lado, porque forneceriam ao organismo vários nutrientes e antioxidantes e, por outro, porque complementariam a dieta de forma saudável, ao mesmo tempo que favoreciam a hidratação.

Laranja, cenoura e gengibre

Em vez de optar por sucos e outras bebidas industriais, o melhor é preparar receitas caseiras, com ingredientes frescos, em diferentes combinações.

Uma combinação que fica deliciosa é laranja, gengibre e cenoura, três ingredientes que podem ser facilmente encontrados em qualquer supermercado, mercearia ou quitanda.

Frutas e vegetais são ótimos ingredientes para fazer bebidas naturais, mas frutos secos, sementes e cereais também podem ser usados.

Leia também: 8 benefícios de beber água com limão em jejum e como prepará-la

As laranjas

Segundo dados da Fundação Espanhola de Nutrição (FEN), as laranjas são alimentos que contêm vitamina C, folatos, ácidos orgânicos, flavonoides e carotenoides.

As cenouras

De acordo com a FEN, as cenouras são uma fonte de vitamina A e carotenoides. E os especialistas deixam claro que “outras vitaminas presentes em quantidades mais discretas são a vitamina C e a vitamina B6. Além de também conter pequenas quantidades de minerais como ferro, iodo e potássio”.

O gengibre

As evidências determinaram que o gengibre, em pequenas doses, pode ajudar a reduzir os sintomas da gravidez. Além disso, é uma boa opção em caso de tosse e resfriado.

O gengibre (Zingiber officinale) é uma raiz exótica usada no preparo de todos os tipos de receitas, incluindo sucos detox. É energizante e, ao mesmo tempo, possui propriedades anti-inflamatórias que beneficiam a saúde.

Caso você tenha hipertensão, não é recomendável incluir gengibre em seu suco detox, pois tem propriedades estimulantes.

Existem outros casos em que o gengibre é contraindicado, por isso recomendamos que você se informe bem antes de consumi-lo. Caso contrário, você pode ter reações adversas.

Receita do suco detox

A receita de suco detox a seguir é muito fácil de preparar, como você pode ver abaixo. Lembre-se de que, depois de prepará-lo, se quiser corrigir algum sabor, você pode adicionar mais de um ingrediente ou de outro. Por exemplo, se você quiser realçar o sabor das cenouras, pode adicionar uma a mais.

Você também pode diluir com um pouco de água para deixar o suco mais liso e mais líquido, caso não goste que fique muito grosso.

Ingredientes

  • 2 laranjas
  • 2 cenouras
  • 1 copo de água (200 ml)
  • 1 colher de chá de gengibre ralado (5 g)

Conheça também os benefícios ocultos do chá de canela

Preparo

  • Lave e escorra bem as cenouras. Em seguida, descasque-as e corte-as em rodelas finas.
  • À parte, esprema as laranjas para obter seu suco. Reserve.
  • Lave e rale a raiz de gengibre (lembre-se de que pouco é suficiente).
  • Logo após, adicione-a no liquidificador junto com o copo de água, as cenouras e o suco das duas laranjas.
  • Processe até obter uma mistura homogênea.
  • Sirva e consuma na hora.
  • Você pode adicionar alguns cubos de gelo ou um raminho de salsa fresca ou folhas de hortelã.
  • Se você quiser realçar o sabor cítrico, recomendamos adicionar algumas gotas de suco de limão.

Considerações finais

Você pode consumir esse suco detox pela manhã, junto com seu café da manhã ou lanche, ou pode consumir no meio da tarde, para recuperar as forças.

O importante é que prepará-lo  com ingredientes frescos e consumi-lo na hora, sem adicionar açúcar, estévia ou qualquer outro adoçante, pois com essa medida você poderia ultrapassar facilmente o consumo de açúcar recomendado pela Organização Mundial de Saúde.

Esse suco desintoxicante não vai melhorar sua saúde por si só. Portanto, você deve sempre incluí-lo em um estilo de vida saudável para poder apreciar bons resultados.

Como bem afirma a especialista em química e comunicadora científica Deborah García Bello: devemos tomar um suco de laranja (ou qualquer outra bebida semelhante) porque gostamos do sabor, não porque vai nos fornecer uma solução para algum problema de saúde .

  • Nava-Ruíz, C., & Méndez-Armenta, M. (2011). Efectos neurotóxicos de metales pesados (cadmio, plomo, arsénico y talio). Archivos de Neurociencias16(3), 140–147. https://doi.org/10.1097/BRS.0000000000001353
  • Cañigueral, S. (2016). Jengibre. OFFARM22, 167–168. Retrieved from www.doymafarma.com
  • Cline, JC (2015, 1 de mayo). Aspectos nutricionales de la desintoxicación en la práctica clínica. Terapias alternativas en salud y medicina. Comunicaciones InnoVision. https://doi.org/10.1016/j.anifeedsci.2009.01.019