Chá de canela: conheça os benefícios ocultos desta bebida

· 22 de fevereiro de 2015
Entre as propriedades da canela, destaca-se seu poder anti-inflamatório e antisséptico. Também ajuda a emagrecer, pois aumenta a queima de gordura.

Já houve uma época em que a canela era mais valiosa que o ouro. Originário do Sri Lanka, o chá de canela foi usado na medicina oriental por milhares de anos para tratar resfriados, indigestão e cólicas, além de melhorar a circulação e dar mais energia e vitalidade.

Nos últimos anos, o Ocidente também descobriu as propriedades ocultas do chá de canela. Assim, seu consumo vem aumentando devido aos vários benefícios que essa especiaria oferece para a saúde.

Além disso, seu sabor exótico, que consegue ser doce e apimentado ao mesmo tempo, atrai ainda mais atenção.

Iremos listar aqui os principais motivos para consumir o chá de canela e aproveitar todas as vantagens que ele tem a nos oferecer.

Quais os benefícios do chá de canela?

1. Contém antioxidantes

A canela possui uma das maiores concentrações de antioxidantes entre todos os temperos e ervas naturais que existem.

Eles são importantes para a saúde, pois lutam contra os radicais livres, reduzem o risco de doenças crônicas e combatem o envelhecimento precoce.

Basicamente, os antioxidantes são fundamentais, pois são capazes de reparar danos celulares em todo o corpo, desde a pele até os órgãos internos.

2. Contribui para o funcionamento do sistema digestivo

A canela possui uma substância capaz de acalmar o estômago e ajudar no processo digestivo.

Essa especiaria previne, portanto, a indigestão e ameniza dores e desconfortos estomacais, gases e a sensação de inchaço abdominal.

Ela também contribui para a boa saúde do intestino e costuma ser eficaz no combate aos sintomas da síndrome do intestino irritável. Isto porque mata as bactérias causadoras do desconforto e cura infecções.

3. Reduz o colesterol e o risco de doenças cardíacas

Evidências mostram que essa especiaria poderosa ajuda a reduzir o colesterol ruim e o nível de triglicérides no organismo.

Além disso, sua concentração significativa de manganês, ferro e cálcio ajuda a desenvolver os tecidos conjuntivos.

Ela também melhora o funcionamento da tireoide, controla os níveis de açúcar no sangue e regula a síntese metabólica das gorduras e carboidratos.

Dessa forma, o chá de canela contribui para estabilizar a pressão arterial e pode, inclusive, ajudar pacientes que têm a doença da artéria coronária.

chá de canela

4. Melhora a circulação sanguínea

A canela é um anticoagulante natural. Por isso, é capaz de contribuir para melhorar a circulação sanguínea e reduzir o risco de doenças circulatórias.

Em sua composição, ela possui agentes antiagregantes, antiescleróticos e antitrombóticos, que ajudam a diminuir dores nas varizes e nas articulações.

Por esse motivo, esta especiaria é útil também no combate à artrite.

5. Possui propriedades anti-inflamatórias

O chá de canela é uma maneira natural de se proteger contra os efeitos destrutivos da inflamação.

Inflamações crônicas estão ligadas ao desenvolvimento de várias doenças como Alzheimer, Parkinson, câncer, diabetes, infertilidade, osteoporose e doenças cardiovasculares.

Por isso, é extremamente importante combatê-las com todas as armas possíveis.

Além de propriedades anti-inflamatórias, a canela apresenta ainda propriedades antivirais, antibacterianas e antifúngicas. 

Dessa forma, é capaz de combater vírus, inibir o desenvolvimento de bactérias e lutar contra infecções, inclusive aquelas causadas por fungos.

Leia também: Aprenda a preparar um caldo anti-inflamatório e anticancerígeno

6. Ajuda a perder peso

chá de canela

A canela funciona como um termogênico natural. Assim, é capaz de acelerar o metabolismo e potencializar o processo de queima de gordura no organismo.

Ela também controla os níveis de açúcar no sangue e os mantêm estáveis, prevenindo picos de insulina que fazem com que o corpo queira acumular carboidratos em forma de gordura.

Além disso, o chá de canela promove uma sensação de saciedade e satisfação, o que previne exageros nas refeições e reduz os desejos por alimentos ricos em açúcar e farinha branca.

7. Aumenta a concentração

Evidências mostram que o consumo da canela pode ajudar a aumentar a atenção e os níveis de concentração.

Acredita-se também que ela seja capaz de intensificar a atividade cerebral e as habilidades cognitivas, além de estimular as respostas motoras e a capacidade de memorização.

Precauções importantes

Apesar de trazer vários benefícios para a saúde, há algumas precauções e contraindicações que devem ser levadas em conta no que diz respeito ao consumo do chá de canela.

Se o consumo for exagerado, a canela pode ser tóxica para o organismo. Por isso, devemos ingeri-la de forma moderada.

A recomendação é consumir no máximo 6g de canela em pó por dia (aproximadamente, uma colher de chá cheia).

Por precaução, o chá também deve ser evitado por mulheres grávidas. Isto porque, em grandes quantidades, pode estimular contrações uterinas.