Benefícios do chá vermelho para emagrecer

· 5 de dezembro de 2018
Além de ter propriedades diuréticas, o chá vermelho nos ajuda a acelerar o metabolismo e favorece a digestão. Para aprimorar seus efeitos de emagrecimento devemos acompanhá-lo de uma dieta equilibrada e exercício físico.

 

Do ponto de vista nutricional, o chá vermelho se destaca por seu teor de compostos antioxidantes, vitaminas e minerais que melhoram a saúde. Além disso, contém princípios ativos anti-inflamatórios que poderiam ser determinantes na prevenção de algumas doenças.

Procura por um aliado para emagrecer? Esta bebida milenar pode te ajudar. Apesar de caber esclarecer que não contém uma fórmula milagrosa para queimar gordura, suas propriedades oferecem efeitos interessantes. Em seguida, queremos repassar seus benefícios e como prepará-lo em casa.

Benefícios do chá vermelho que você vai gostar de conhecer

O consumo regular de chá vermelho tem vantagens que podem apoiar a perda de peso. Ainda que existam outros complementos naturais com a mesma finalidade, a ação de seus princípios ativos faz com que se destaque como um dos mais efetivos.

Age como diurético

Os compostos diuréticos que o chá vermelho contém permitem estimular a eliminação de líquidos retidos nos tecidos. Ainda que estas propriedades não atuem de forma direta contra a gordura, ajudam a perder peso ao reduzir a carga do corpo.

De fato, os fluidos que se retém podem somar entre 1 e 3 quilos a mais. Além disso, interferem sobre a saúde circulatória e linfática, a qual é determinante para que o metabolismo trabalhe sem dificuldades.

Melhora a digestão

Um dos benefícios do chá vermelho mais destacados é sua capacidade para otimizar o processo de digestão. Devido às substâncias que o compõem, promove a secreção de ácidos gástricos e acelera a metabolização dos alimentos que são difíceis de digerir.

Esta característica é essencial em todas as dietas de emagrecimento, já que permite que as gorduras queimem melhor. Ainda, favorece a absorção adequada de nutrientes no intestino e impulsiona a eliminação das toxinas que se retém no cólon.

Leia este artigo: 4 passos que forçarão seu corpo a queimar a gordura extra

Ajuda a controlar o colesterol

o chá vermelho ajuda a controlar o colesterol

Os compostos antioxidantes concentrados no chá vermelho têm um efeito benéfico no controle das dislipidemias. Devido a sua capacidade para “limpar” as artérias, é ideal para diminuir os níveis altos de colesterol ruim (LDL) e triglicerídeos.

Atrasa o processo de envelhecimento

O chá vermelho contém polifenóis e outra variedade de agentes antioxidantes que ajudam a inibir a ação dos radicais livres sobre as células. Estes compostos, além de sua ação hidratante, otimizam o funcionamento dos órgãos e evitam o envelhecimento precoce.

Seu consumo regular apoia o processo de desintoxicação da pele e evita o surgimento de rugas e sinais da idade. Além disso, a nível interno, protege os sistemas contra a deterioração precoce que ocorre pelas toxinas.

Promove a perda de peso

Os benefícios do chá vermelho mais populares têm a ver com a perda de peso. De fato, foram as razões pelas quais se tornou conhecido em muitos lugares do mundo. Se trata de uma bebida com alto poder termogênico que acelera o metabolismo basal e hepático.

Estas propriedades ajudam a aumentar o gasto energético e os processos que decompõem as gorduras. Dentre outras coisas, diminuem o risco de fígado gorduroso, uma das patologias vinculadas com o sobrepeso e a obesidade.

Você sabia? 6 tipos de obesidade e suas causas

Como preparar chá vermelho para aproveitar seus benefícios?

Como preparar chá vermelho

Há muitas formas de aproveitar os benefícios do chá vermelho. Se o objetivo é emagrecer, se aconselha sua combinação com outros ingredientes que potencializam suas propriedades. A seguir, te damos uma sugestão efetiva.

Ingredientes

  • 1 colherzinha de chá vermelho (5 g)
  • 1/2 colherzinha de canela em pó (2,5 g)
  • 1 xícara de água (250 ml)
  • Mel de abelhas (opcional)

Preparo

  • Primeiramente, adicione o chá vermelho e a canela em pó em uma xícara de água fervendo.
  • Em seguida, cubra a bebida e deixe-a repousar por aproximadamente 10 minutos.
  • Por fim, quando transcorrer o tempo aconselhado, filtre-a com um coador e adoce-a com mel a gosto.

Modo de consumo

  • Ingira uma xícara de chá vermelho no meio da manhã, no mínimo 3 vezes por semana.
  • Se deseja se desintoxicar e perder peso, tome-a em seguida durante, pelo menos, um mês.

Contraindicações do chá vermelho

Apesar dos benefícios do chá vermelho para perder peso e para a saúde, deve-se considerar algumas contraindicações sobre o seu consumo. Contém altas doses de teína, que pode aumentar a frequência cardíaca e superestimular o sistema nervoso. Assim, seu consumo é desaconselhado em casos de:

  • Hipertensão arterial
  • Taquicardia e nervosismo
  • Qualquer problema ou problema associado com o pulso cardíaco
  • Gravidez e lactação
  • Insônia ou transtornos do sono

Em resumo, aproveitar os benefícios do chá vermelho em uma dieta de emagrecimento pode ajudar a conseguir resultados melhores. Porém, deve-se ter presente que não é um produto milagroso, nem substitui as refeições principais.