Os chás para emagrecer funcionam?

Incluir chás em nossa dieta para emagrecer pode ser de grande utilidade, já que eles nos permitem reduzir a retenção de líquidos graças a suas propriedades diuréticas.

Existem infusões e chás para emagrecer que ajudam o organismo a eliminar líquidos, toxinas, e contêm fibras. Por isso, podem ser boas soluções para facilitar a eliminação de gorduras e reduzir o nível de colesterol no sangue.

Ainda assim, é importante destacar que estas ervas medicinais não são remédios milagrosos e não agem sozinhas. Por isso, para poder conseguir resultados, será essencial incluí-las como parte de uma alimentação saudável e equilibrada. 

Desta forma, podemos encontrar efeitos benéficos em muitos chás e infusões que, além de ajudarem a eliminar gorduras, contribuem para manter em bom estado órgãos vitais como o fígado e o pâncreas. A seguir falaremos sobre algumas delas.

Detalhes sobre alguns dos principais chás para emagrecer

Chá verde

Chá verde

O primeiro destes chás para emagrecer é o chá verde, uma erva rica em antioxidantes como as catequinas e as isoflavonas.

Estes compostos ajudam o organismo a prevenir o envelhecimento precoce das células. Além disso, favorecem a circulação e estimulam o metabolismo. Isso permite reduzir o endurecimento das paredes das artérias.

  • O chá verde pode ser consumido na forma de infusão, tanto quente quanto gelado, ou combinado com outros ingredientes.
  • Também pode ser preparado em pó como ingrediente adicionado a outras receitas.
  • Existem cápsulas de chá verde, ainda que, nesse caso, a qualidade de seus efeitos dependa de sua fabricação e procedência.

Caso você decida ingerir o chá verde por meio do último método, o mais recomendado é consultar um especialista que possa ajudar a definir a dose recomendada.

Graças ao seu teor de potássio e magnésio, o chá verde favorece a eliminação de líquidos.

Alcachofra

Esta planta conta com boas propriedades para eliminar o líquido extra de nosso organismo. Ao ser uma infusão diurética, evita a retenção de líquidos e favorece a eliminação de toxinas.

  • Suas folhas destacam-se por serem ricas em magnésio, cálcio, ferro e potássio, os quais são nutrientes muito importantes para o metabolismo.
  • Por outro lado, ajuda a regular os processos digestivos e melhorar o ritmo do metabolismo, o que favorece a sensação de saciedade.

Isso permite que o consumo de alcachofra faça com que nos sintamos saciados com menores quantidades de alimento. Assim, podemos controlar melhor a ingestão e manter uma alimentação mais equilibrada.

Fava-do-mar

Chá de fava-do-mar

A fava-do-mar é uma alga que pode ser dividida em muitos tipos distintos. Esta planta tem altos níveis de potássio e magnésio, o que contribui para a eliminação de líquidos do organismo.

Além disso, a fava-do-mar é rica em algina, uma substância que pode absorver até 100 vezes seu próprio peso em água. Isso favorece ainda mais sua capacidade de evitar a retenção de líquidos no corpo.

Por outro lado, a fava-do-mar proporciona carboidratos e possui boas propriedades laxantes e diuréticas. Também destacam-se seus altos níveis de iodo, que permitem estimular a glândula tireoide.

Agora, tirando seus efeitos benéficos com relação à retenção de líquidos, não existem exemplos claros sobre a contribuição desta planta como um dos chás para emagrecer.

Pimenta caiena

O consumo desta infusão favorece a redução da ingestão de calorias. Assim como o resto das bebidas à base de ervas medicinais, favorece a eliminação de líquidos.

Com um consumo regular de pimenta caienapoderemos estimular nosso metabolismo em até 25%. 

  • Para consumir uma quantidade adequada de pimenta caiena, o recomendado é consumir uma colher diária, repartida entre o almoço e o jantar.
  • Isso pode nos trazer efeitos benéficos relacionados à perda de peso, sempre que for combinada adequadamente com uma alimentação equilibrada e saudável.

Chá de anis

Chá de anis

Tomar infusões preparadas a partir de anis estrelado contribui para a perda de peso. Além disso, é um grande diurético que ajuda o organismo a eliminar corretamente as toxinas e evita a retenção de líquidos.

Ingredientes

  • 1 xícara de água (250 mL)
  • 2 ou 3 sementes de anis estrelado

Modo de Preparo

  • Adicione 2 ou 3 sementes de anis estrelado em uma xícara de água fervendo e consuma a infusão uma vez por dia.

Chá de menta

As infusões de menta estão entre os chás para emagrecer que ajudam a saciar o apetite. Desta forma, poderemos controlar melhor a ingestão de alimentos e queimar calorias de forma mais notável.

Ingredientes

  • 1 xícara de água (250 mL)
  • 1 colher de folhas de menta (15 g)

Modo de Preparo

  • Esquente uma xícara de água e, quando começar a ferver, adicione as folhas de menta e deixe em infusão durante alguns minutos.
  • Coe e consuma.

Assim como o resto das infusões mencionadas, também contribui para a evitar a retenção de líquidos, com sua consequente perda de peso.

Recomendados para você