O chá verde pode ajudar no tratamento da acne?

12 de agosto de 2019
O chá verde é um adstringente natural que oferece resultados interessantes no tratamento da acne. Você sabe como é usado? Aqui nós contamos a você em detalhes.

A acne não é um problema de saúde grave na maioria dos casos, pelo menos do ponto de vista orgânico. Do ponto de vista psicológico, por outro lado, causa transtornos significativos, pois pode afetar a aparência e a autoestima. O chá verde pode ajudar no tratamento da acne?

Normalmente, a acne responde bem aos tratamentos caseiros, incluindo o chá verde. Só raramente se torna resistente e nesses casos a intervenção especializada de um dermatologista é necessária. Este problema afeta principalmente adolescentes, mas pode aparecer em qualquer idade.

A acne tem maior incidência em mulheres, mas suas manifestações em homens são mais graves. 5% das mulheres continuam sofrendo até os 40 anos de idade. Em geral, considera-se que há um sério problema concomitante se a acne aparecer repentinamente em um adulto com mais idade.

Vamos conhecer a acne

Garota com acne

A acne é uma doença da pele que afeta os folículos pilosos e as glândulas sebáceas. A pele tem pequenos orifícios chamados poros. Estes são conectados internamente com as glândulas sebáceas, através de um duto chamado folículo.

As glândulas sebáceas produzem uma substância gordurosa chamada sebo. O sebo transporta as células mortas da pele para a superfície, através dos folículos. O cabelo e os pelos do corpo também crescem através desses folículos. Às vezes, células mortas, sebo e pelo se unem e entopem o poro.

A confluência de células mortas, sebo e pelo faz com que as bactérias se aglomerem em um ponto. Isso causa inchaço. No momento em que o poro começa a obstruir, uma espinha ou cravo é formado. A acne aparece nas costas, no rosto, pescoço, peito, e ombros.

Você pode estar interessado: 5 tratamentos de origem natural para a acne no rosto

Fatores que ocasionam a acne

Existem alguns fatores que predispõem à acne, incluindo idade, história familiar, alterações hormonais, contato da pele com substâncias gordurosas, pressão ou fricção contínua na pele (como a que os telefones celulares exercem contra o rosto) e o estresse.

Por outro lado, existem vários fatores que podem agravar a acne. Estes são:

  • O consumo de certos medicamentos. Basicamente aqueles que contêm corticosteroides, lítio ou testosterona.
  • Dieta. Segundo estudos, os alimentos que mais afetam a acne são os carboidratos, o chocolate e o leite desnatado. Os alimentos com alto teor de gordura não têm maior incidência.
  • Hormônios. As alterações hormonais da puberdade, assim como o período menstrual, a gravidez e o uso de contraceptivos orais aumentam a produção de sebo.
  • Estresse. Embora a ansiedade por si só não cause acne, pode piorar a situação.

Existe um mito de que a acne surge pela falta de higiene. Isso é falso. Inclusive, o fato de lavar a pele com força excessiva ou com sabonetes muito fortes pode piorar o problema. O uso de cosméticos, por si só, também não gera nem aumenta a formação de acne.

Tratamento da acne com chá verde

Chá verde para acne

O chá verde é um adstringente natural que oferece resultados interessantes no tratamento da acne. Aliás, também é um ingrediente antioxidante que ajuda a eliminar os excessos na pele oleosa.

Beber chá verde ajuda a combater a acne, pois ajuda a reduzir a produção de sebo na pele. Aliás, também modera os níveis de insulina e açúcar no sangue. Como sempre, não é bom exagerar. Tomar uma xícara de chá verde por dia é suficiente.

Da mesma forma, o chá verde pode ser usado como uma solução tópica. Basta aplicar uma compressa de extrato de chá verde na área afetada. Isso ajuda a eliminar bactérias da área, reduz a inflamação e previne o aparecimento de manchas.

Não perca: Como preparar 5 remédios com alho para tratar a acne

Outras maneiras de usar o chá verde como tratamento da acne

Existem outras maneiras um pouco mais elaboradas de usar o chá verde. Não só ajudam a tratar a acne, mas melhoram a aparência geral da sua pele. Fornecem frescor, firmeza e evitam o envelhecimento. Algumas das máscaras mais eficazes são as seguintes:

  • Chá verde e mel. Primeiramente, misture uma colher de cada elemento e forme uma pasta. Logo depois, aplique no rosto e deixe agir por 15 ou 20 minutos. Lave com água fria e repita duas vezes por semana.
  • Chá verde e aloe. Você precisa de dois saquinhos de chá verde, uma colher de sopa de aloe e um copo de água. Prepare uma infusão com os dois saquinhos de chá e deixe esfriar. Logo depois, misture com os outros ingredientes e coloque a preparação em um borrifador. Pulverize o rosto depois do banho.

Você já tentou algum remédio com chá verde contra a acne? Como você pode ver, tanto seu consumo quanto sua aplicação podem ser benéficos para tratar esse problema de pele. Então, comece a usá-lo e comprove seus efeitos.

Entretanto, lembre-se de que nos casos mais severos é indispensável a consulta com o dermatologista, porque ele indicará o tratamento mais adequado.

  • Mahmood, S. N., & Bowe, W. P. (2014). Diet and acne update: carbohydrates emerge as the main culprit. Journal of Drugs in Dermatology : JDD.
  • Saric S, Notay M, Sivamani RK. Green Tea and Other Tea Polyphenols: Effects on Sebum Production and Acne Vulgaris. Antioxidants (Basel). 2016;6(1):2. Published 2016 Dec 29. doi:10.3390/antiox6010002
  • Lu, P. H., & Hsu, C. H. (2016). Does supplementation with green tea extract improve acne in post-adolescent women? A randomized, double-blind, and placebo-controlled clinical trial. Complementary Therapies in Medicine. https://doi.org/10.1016/j.ctim.2016.03.004
  • Mahmood T, Akhtar N, Moldovan C. A comparison of the effects of topical green tea and lotus on facial sebum control in healthy humans. Hippokratia. 2013;17(1):64–67.
  • Hsu, S. (2005). Green tea and the skin. Journal of the American Academy of Dermatology. https://doi.org/10.1016/j.jaad.2004.12.044