Costas sem acne: como consegui-lo

08 Janeiro, 2020
A esfoliação leve é uma prática recomendável para manter as costas livres de células mortas e impurezas que podem obstruir os poros e levar ao aparecimento de espinhas.

Você tem espinhas nas costas? Você acha que isso pode indicar que algo está falhando na sua rotina de cuidados? Gostaria de não ter acne nas costas? Nesse caso, a primeira coisa que você deve ter em mente é que é possível existir algo que precise de correção em sua rotina para atingir seu objetivo.

Vestir roupas de algodão para permitir que a pele transpire, tomar banho após o exercício, esfoliar a pele suavemente de vez em quando e passar hidratante diariamente são algumas das medidas mais recomendadas para cuidar da pele e reduzir o número de imperfeições.

Como manter as costas sem acne e sem marcas?

As razões pelas quais sofremos de acne nas costas são muito diversas. Pode ser que algo esteja provocando a produção excessiva de sebo ou gordura, pode ser o acúmulo de células mortas, bactérias ou sujeira, pode ter a ver com o uso de roupas que não permitem a transpiração, etc.

Geralmente são mais dolorosas do que na face, e também mais difíceis de eliminar. Afeta de igual modo os homens e as mulheres, e ao contrário da acne do rosto, não tem nada a ver com a idade, já que podemos sofrê-las a qualquer momento. Vamos ver algumas dicas simples.

1. Cuide da limpeza da pele das costas

Mulher esfoliando suas costas
Dar importância à higiene diária para as costas ajudará a reduzir a acne.

Em seus banhos diários é recomendável que você preste atenção especial às suas costas, para obter uma boa limpeza. As esponjas convencionais geralmente não são adequadas, pois podem acumular bactérias e ser prejudiciais. Use um lenço ou esponjas naturais onde pode aplicar esfoliantes caseiros que recomendaremos abaixo.

Use sabonetes suaves e antibacterianos que eliminam o suor, sujeira, e excesso de sebo. Especialmente depois de ter se exercitado. Dispense os sabonetes com perfumes. É melhor optar pelos neutros.

Não se esqueça de ler: Como remover a maquiagem da pele com 5 tratamentos de origem natural

2. A importância da esfoliação

Devemos esfoliar as costas pelo menos uma vez por semana, para eliminar as células mortas.

Um creme esfoliante ideal é o iogurte natural com limão. Por quê? Porque o iogurte contém ácido lático, um dos principais ingredientes encontrados em muitos peelings químicos profissionais.

O uso de sal ou açúcar mascavo também é uma técnica adequada para esfoliar. O sal deve ser o sal grosso ou sal marinho, que você pode aplicar em sua luva esfoliante ou em um pano. Uma vez que as tenha em sua mão, faça pequenas massagens nas costas, especialmente onde você tem cravos ou espinhas.

Pergunte ao seu dermatologista qual pode ser a melhor opção para o seu caso e siga as indicações do médico.

3. Outros remédios

Costas com acne
Antissépticos e esfoliantes reduzem as impurezas que causam acne nas costas.

Popularmente, o óleo da árvore do chá é conhecido como um dos antissépticos naturais mais eficazes para tratar a acne na pele. Você pode encontrá-lo em lojas de ervas, lojas naturais, e também em farmácias.

Tem uma cor esbranquiçada puxando para o amarelo, com um cheiro muito característico. Também serve para atenuar manchas e queimaduras, mas, acima de tudo, para remover a acne, porque ajuda na cicatrização.

Você apenas tem que umedecer uma bola de algodão com água, pingar uma gota de óleo de árvore do chá, e aplicá-lo onde você tem cravos, espinhas ou marcas.

Também acredita-se que o mel dê bons resultados naqueles momentos em que, de repente, aparece um surto de acne em uma determinada área das costas. Você pode aplicá-lo por 10 minutos na área afetada, em seguida, tomar um banho e, depois aplicar Aloe Vera (babosa), pois é um hidratante natural, além de um excelente cicatrizante.

Você também pode estar interessado: Diga adeus para as espinhas e a acne com esta máscara de aveia e leite

4. Dicas gerais para a beleza da pele nas costas

  • A acne no corpo geralmente aparece quase sempre nas costas e no peito, onde as glândulas sebáceas são mais ativas, e os poros são mais propensos a obstruir com células mortas. Para evitar isso, é recomendável que você não use sempre roupas apertadas.
  • Sempre que você tiver suado muito, depois de praticar esportes, por exemplo, tome banho imediatamente, e faça uma esfoliação.
  • A alimentação é essencial para prevenir surtos de acne. Aumente seu consumo de frutas e vegetais, especialmente aqueles que contêm vitaminas B, pois ajudam a reduzir a inflamação e a cicatrizar as feridas.
  • Beba água suficiente todos os dias e evite as bebidas açucaradas.
  • Evite alimentos ricos em gorduras saturadas, pois considera-se que favorecem a obstrução dos poros.

Em caso de dúvida, consulte um dermatologista. Esse profissional será que melhor poderá orientar você depois de examinar sua pele.