Diferentes usos que podemos dar às esponjas

01 Março, 2019
Além de servir para limpar pratos e outras superfícies, existem mais usos que podemos dar às esponjas. Descubra-os a seguir.

Geralmente nós usamos as esponjas para lavar os pratos e limpar superfícies diferentes. Junto com um bom detergente ou agente limpador, nos facilitam dia a dia o trabalho de eliminar os restos de sujeira sem ter que fazer muito esforço. Consequentemente, as esponjas são os artigos que nunca faltam nas casas.

Mas este não é o único uso que pode ter em casa. Você quer saber mais? Continue lendo.

Outros usos das esponjas

 1. Conservação dos alimentos

Em primeiro lugar, uma esponja de cozinha nova pode ser usada para eliminar os odores ruins da geladeira. Como? De uma forma muito fácil: se umedece um pouco a esponja e cobre completamente com bastante bicarbonato de sódio. Em seguida, coloque-a em um compartimento no fundo da geladeira e pronto, em um curto espaço de tempo, vai começar a agir.

Como você pode imaginar, a chave está realmente no uso do bicarbonato para neutralizar os gases que se acumulam na geladeira. A melhor coisa sobre este truque é que ele também pode ser usado para outros recipientes semelhantes, por exemplo, porta alimentos ou frigobar.

Leia também: Remédios caseiros para remover odores desagradáveis na geladeira

Além disso, as esponjas também podem ser usadas para conservar o frescor das frutas e legumes. Visto que os alimentos podem conter certo índice de água em seu interior, uma vez transcorrido o tempo de consumo prudente, começa o processo de decomposição e a comida começa a liberar sua umidade.

Se se coloca uma esponja no local deste tipo de comida, isso irá absorver o excesso de umidade e, portanto, prolongar a vida de frutas e legumes. Claro, este truque ajuda consideravelmente, mas não é uma solução eterna, então deve verificar a esponja sempre e escorre-la quando necessário.

 2. Jardinagem

No que diz respeito ao campo da jardinagem, pode-se dar um uso para as esponjas de cozinha muito útil: irrigação e cuidados com as plantas. Basta pegar as plantas que precisam manter o solo úmido por mais tempo e colocar uma esponja impregnada com água no fundo do vaso para que a esponja fique debaixo da terra.

Deve-se destacar que este procedimento deve ser realizado antes da plantação.

Esponjas podem servir para a jardinagem

 3. Estética e cuidados pessoais

As esponjas de cozinha são uma excelente ferramenta para remover fiapos e pelos de animais de estimação. Umedeça-as e esfregue a superfície têxtil afetada (tapeçaria, carpete, almofada, sofá, cadeira, etc.), para prender os pelos.

Ótimo, certo? E o melhor de tudo é que são tão econômicas quanto qualquer removedor de pelos e pode reutilizá-las. Apenas tem que lavá-las e colocá-las para secar. Uma alternativa muito útil que não promove o hábito de descartar objetos e prejudicar o meio ambiente.

Por outro lado, se não houver algodão disponível na casa ou toalhinhas para remover esmalte, pode recorrer às esponjas da mesma forma que ao algodão. Você não precisará correr para comprar um pacote de algodão ou recorrer a outras medidas desesperadas que possam danificar as unhas.

Você também pode usar as esponjas para fazer com que o sabonete em barra do chuveiro dure mais tempo. É só colocar uma esponja seca sob a barra e pronto. O sabão não vai se desfazer tão facilmente pela umidade.

 4. Remédio

As esponjas de cozinha novas também podem ser usadas para aplicar unguentos em feridas superficiais (como pequenos cortes e arranhões). Você só tem que umedecê-las no unguento ou creme e aplicá-las com toques suaves e leves sobre a pele. Desta forma, a sensação de desconforto ao esfregar a ferida não será tão intensa para aplicar o creme com os dedos.

Esponjas de cores

Por outro lado, elas podem ser usadas como compressas para reduzir a febre ou para tratar dores musculares. Ao invés de recorrer aos sacos de gelo e panos, resta apenas pegar uma esponja limpa e úmida com água fria para aliviar o desconforto.

Pode te interessar: Como fazer suas próprias compressas flexíveis de gelo e porque é bom tê-las

Em conclusão, as esponjas de cozinha são objetos que têm muito mais usos do que pensamos à primeira vista. Como resultado, podemos usá-las para resolver diferentes necessidades que temos em casa de uma maneira simples, econômica e fácil. Vá em frente e tente estes truques a partir de agora e você verá que bons resultados você obtém.