5 remédios naturais para a psoríase nas unhas

Os remédios naturais podem ser usados como coadjuvantes para o tratamento da psoríase nas unhas. Porém, para escolher um tratamento adequado, é importante consultar o seu médico.
5 remédios naturais para a psoríase nas unhas

Última atualização: 11 Fevereiro, 2021

A psoríase pode ser desconfortável e até mesmo dolorosa. A doença atinge qualquer parte da pele e é comum que comece nas unhas. Neste artigo, vamos propor 5 remédios naturais para a psoríase nas unhas.

Porém, é importante esclarecer que este não é um tratamento de primeira linha e, além disso, faltam evidências para comprovar a sua eficácia. Portanto, estes remédios devem ser considerados apenas um complemento e não devem ser um substituto para o tratamento médico.

O que é a psoríase?

A psoríase é uma condição crônica que se manifesta na forma de lesões escamosas espessas e inflamadas. Não é uma doença contagiosa, mas, uma vez que os efeitos na pele podem chegar a ser graves, ela geralmente afeta a qualidade de vida do paciente.

Entre as causas para o seu aparecimento estão, por exemplo, traumatismos, infecções do trato respiratório e fatores endócrinos durante a puberdade. Embora existam muitos tipos, um dos mais comuns é a psoríase ungueal ou nas unhas.

As células mortas da epiderme são substituídas ciclicamente a cada 30 dias. No entanto, conforme detalhado em uma publicação na revista Drugs, a psoríase ungueal provoca uma renovação acelerada das células da unha, alterando a sua aparência física.

As lesões são mais comuns nas mãos do que nos pés e geralmente são muito dolorosas. Além disso, estima-se que ela afete de 80-90% dos pacientes com psoríase em placas, sendo ainda mais comum em pacientes com artrite psoriática.

Pode se manifestar de várias maneiras:

  • Fragilidade.
  • Perda de brilho e aparecimento de aspereza na unha.
  • Aparecimento de um pó semelhante à serragem sob a unha.
  • Engrossamento de algumas áreas ou de toda a unha.
  • Manchas amareladas ou rosadas na parte distal ou protuberante da unha, que podem causar descolamento da área lateral (parte ungueal).
  • Covinhas ou depressões na unha, como se tivesse sido espetada por uma agulha.

Uma vez que o crescimento das unhas geralmente é lento, é comum encontrar pessoas que ficam desanimadas ao ver que o resultado do tratamento exige paciência durante a espera. Os cuidados com este tipo de psoríase devem ser contínuos e supervisionados porque geralmente não há uma resposta rápida ao tratamento.

5 remédios naturais para combater a psoríase nas unhas

Os tratamentos para a psoríase nas unhas geralmente são insatisfatórios e devem ser voltados especificamente para os casos em que há comprometimento funcional ou que afetem a estética significativamente.

De acordo com informações publicadas na revista Anais Brasileiros de Dermatologiaé importante fazer uma avaliação detalhada dos sintomas para determinar o tratamento adequado.

O tratamento pode envolver o uso de corticosteroides tópicos ou intralesionais, propionato de clobetasol a 0,05% na forma de gel ou creme, entre outros medicamentos.

No entanto, conforme já mencionamos, também existem alguns remédios naturais que têm sido usados ​​na cultura popular como coadjuvantes contra os sintomas desse problema. A seguir, vamos mostrar várias opções.

Usar cremes com vitamina D

remédios naturais para a psoríase nas unhas

A vitamina D tem propriedades anti-inflamatórias e promove a cicatrização das unhas danificadas.

Por esse motivo, conforme conclui um estudo publicado no Journal of Dermatological Treatment, os cremes ou loções que contêm essa vitamina são úteis para o tratamento da psoríase nas unhas.

Aloe vera

A aloe vera contém carricina, creatinina, emolina, fosfatos, saponinas e fitoesteróis que conferem propriedades analgésicas, cicatrizantes, anti-inflamatórias e antissépticas.

Portanto, a sua aplicação tópica é um bom remédio para aliviar os sintomas causados ​​pela psoríase nas unhas.

De fato, isso é apoiado por uma pesquisa publicada no Journal of the European Academy of Dermatology and Venereology, que destaca que o creme com aloe vera é mais eficaz contra a psoríase em comparação com a acetonida de triancinolona a 0,1%.

Como tratamento, use o gel da parte interna de uma folha de Aloe vera para esfregar sobre as unhas afetadas. Deixe agir durante cerca de 30 minutos e lave a área.

Você também pode extrair a seiva da folha e aplicá-la diretamente na superfície da unha durante a noite. Lembre-se de sempre limpar a área pela manhã com bastante água.

Solução de sais de Epsom

remédios naturais para a psoríase nas unhas
Os banhos com sais de Epsom não só ajudam a remover o mau odor dos pés, como também são relaxantes.

Como forma de complementar alguns dos tratamentos convencionais que os médicos utilizam, um banho quente com sais de Epsom é considerado uma alternativa caseira.

Esse tipo de sal parece aliviar a coceira e a irritação causadas pela psoríase. No entanto, faltam evidências científicas para que isso seja confirmado.

  • Basta encher um recipiente com água morna e adicionar 2 colheres de sopa de sais de Epsom.
  • Mergulhe as unhas durante 20-30 minutos e seque-as com um pano limpo.
  • Para finalizar, hidrate com um creme com vitamina D ou um óleo medicinal.

Óleo de arnica

De acordo com uma publicação na revista médica Planta Medica, este óleo tem funções anti-inflamatórias. Portanto, ele pode ser útil para proteger as unhas afetadas e acelerar a sua recuperação.

  • Para preparar este remédio, misture 1 xícara de azeite de oliva e 2 xícaras de flores de arnica em um recipiente.
  • Deixe descansar em um local escuro durante uma semana ou 10 dias. Após o tempo indicado, coe a mistura e aplique com frequência sobre as unhas danificadas.

Aveia

remédios naturais para a psoríase nas unhas

Avena sativa, tão útil na indústria cosmética, proporciona muitos benefícios para o tratamento de lesões na pele, tais como eczema, dermatite e prurido, conforme observado em uma revisão publicada no Indian Journal of Dermatology, Venereology and Leprology.

No caso das unhas, é considerada hidratante e restauradora. No entanto, ainda não há evidências que comprovem a sua eficácia contra a psoríase. De qualquer forma, este tratamento com aveia é seguro e muito simples:

  • Adicione 2 colheres de sopa de farinha de aveia em um recipiente com água morna e misture bem.
  • Mergulhe as mãos ou os pés na mistura durante cerca de 20 minutos.
  • Você também pode aumentar a quantidade de aveia e de água e tomar um banho completo para melhorar a aparência da pele.

Você quer saber mais sobre a psoríase? Consulte o seu médico

Embora ainda não exista uma cura definitiva para a psoríase, há um grande número de tratamentos disponíveis no mercado, bem como diversas recomendações naturais que podem ajudar no tratamento desta doença. O mais importante, porém, é consultar um especialista assim que aparecerem os primeiros sintomas.

Pode interessar a você...
Psoríase no couro cabeludo: sintomas e tratamento
Melhor Com SaúdeLeia em Melhor Com Saúde
Psoríase no couro cabeludo: sintomas e tratamento

A psoríase no couro cabeludo é uma dermatose inflamatória crônica. É caracterizada pela presença de placas eritematosas delimitadas com descamação ...



  • Rich, P., & Manhart, R. (2017). Nail psoriasis. In Psoriasis, Second Edition. https://doi.org/10.1201/9781315119298
  • Pasch MC. Nail Psoriasis: A Review of Treatment Options. Drugs. 2016;76(6):675–705. doi:10.1007/s40265-016-0564-5
  • Schons KR, Knob CF, Murussi N, Beber AA, Neumaier W, Monticielo OA. Nail psoriasis: a review of the literature. An Bras Dermatol. 2014;89(2):312–317. doi:10.1590/abd1806-4841.20142633
  • Balbás, G. M., Regaña, M. S., & Millet, P. U. (2009). Tacalcitol ointment for the treatment of nail psoriasis. Journal of Dermatological Treatment. https://doi.org/10.1080/09546630902787585
  • Chapman, A., & El Miedany, Y. (2017). Psoriasis. In Comorbidity in Rheumatic Diseases. https://doi.org/10.1007/978-3-319-59963-2_4
  • Menter, A., & Griffiths, C. E. (2007). Current and future management of psoriasis. Lancet. https://doi.org/10.1016/S0140-6736(07)61129-5
  • Rich, P., & Scher, R. K. (2003). Nail Psoriasis Severity Index: A useful tool for evaluation of nail psoriasis. Journal of the American Academy of Dermatology. https://doi.org/10.1067/S0190-9622(03)00910-1
  • Pazyar, N., Yaghoobi, R., Kazerouni, A., & Feily, A. (2012). Oatmeal in dermatology: A brief review. Indian Journal of Dermatology, Venereology and Leprology. https://doi.org/10.4103/0378-6323.93629