O chá verde ajuda você a perder peso? Descubra!

7 de maio de 2019
Os antioxidantes e cafeína presentes no chá verde podem ser seus aliados quando se trata de perder peso. Descubra os efeitos produzidos pelo chá verde de acordo com alguns estudos científicos.

Você está começando uma dieta para atingir seu peso ideal? Certamente algum conhecido recomendou que você incluísse o chá verde para perder peso, mas o que é realmente verdade sobre essa afirmação? O chá verde realmente ajuda você a perder peso?

Chá verde na dieta

Infusão de chá verde

Sem dúvida, o chá verde é uma das bebidas mais populares em todo o mundo. Não é incomum encontrar pessoas de diferentes culturas e idades desfrutando de uma xícara desta bebida no meio da manhã ou no meio da tarde. Agora, ela realmente ajuda a perder peso? Quais são suas propriedades?

No chá verde, predominam os polifenóis que possuem propriedades antioxidantes. Por outro lado, graças aos seus compostos desintoxicantes e anti-inflamatórios, pode ajudar a proteger as células da ação dos radicais livres.

Além disso, fornece vitaminas A, B, C, D, E, H e K e minerais como cromo, selênio e zinco. Todos estes compostos ajudam a melhorar as funções metabólicas. Agora, é realmente necessário beber chá verde para perder peso?

Não deixe de ler: Chá verde para perder gordura abdominal

Análise do chá verde para perder peso

Chá verde

1. Cafeína

A cafeína tem um efeito estimulante que, de acordo com alguns estudos, pode ajudar a queimar gordura. Embora a contribuição de cafeína em uma xícara de chá verde seja menor do que a de uma xícara de café, ainda é suficiente para nos proporcionar esse efeito estimulante.

2. Propriedades diuréticas

O chá verde tem propriedades diuréticas que ajudam o organismo a eliminar as substâncias que não precisam, combatendo assim a retenção de líquidos.

3. Antioxidantes

Esta bebida tem um alto teor antioxidante. Entre eles, destacam-se as catequinas do chá verde que ajudam a estimular o metabolismo. Algumas pesquisas indicaram que beber uma xícara de chá verde por dia pode elevar os níveis de antioxidantes no organismo.

O principal antioxidante no chá é o EGCG, um composto que pode ajudar uma enzima que quebra o hormônio noradrenalina. Quando a enzima é inibida e a quantidade de norepinefrina aumenta, a gordura é quebrada.

Confira ademais: 5 estratégias psicológicas para perder peso

O chá verde ajuda a perder peso?

Chá verde ajuda a perder barriga

Agora que vimos as propriedades do chá verde, tentaremos responder a essa pergunta. A realidade é que o chá verde por si só não vai fazer você perder peso, mas pode ser considerado um aliado na perda de peso.

Isso ocorre principalmente porque as catequinas presentes no chá verde fazem com que o corpo entre na termogênese – a capacidade do corpo de gerar calor devido às reações metabólicas -, produzindo a energia que ajuda a eliminar o excesso de peso.

Por outro lado, também pode ser considerado um supressor moderado da fome, já que seu consumo pode nos deixar com menos apetite e evitar lanches entre as refeições.

Não podemos esquecer que suas propriedades diuréticas fazem do chá verde um remédio natural contra a retenção de líquidos. Ao ajudar o corpo a se livrar da retenção de líquidos, a inflamação dos tecidos diminui.

Em conclusão, o consumo de chá verde para perder peso não é um mito, mas uma realidade. No entanto, não devemos considerá-lo uma poção mágica. Você deve combinar sua ingestão com uma dieta equilibrada e saudável e exercício físico regular.