A chlorella, um remédio natural muito efetivo

· 30 de outubro de 2018
A chlorella é tão versátil que pode ser consumida tanto como remédio ou como complemento da alimentação. Ajudando a melhorar a saúde de forma natural.

Cheia de proteínas e com uma incrível velocidade reprodução, a chlorella – alga microscópica e supernutritiva – pode ser um remédio natural de grande ajuda para melhorar a saúde.

Esta alga milenar deve sua cor verde escura e seu nome à grande quantidade de clorofila que possui. Por isso, é considerada um excelente antioxidante.

A chlorella, tão pequena quanto uma hemácia, não era comercializada como alimento até depois de 1950. Muitas pesquisas foram feitas para incluí-la como complemento alimentar, finalmente descobriram suas propriedades.

Leia esse artigo e faça anotações. Contudo, antes de consumi-la, consulte seu médico, caso acredite que sua ingestão possa causar algum problema.

Alga chlorella para cuidar da saúde

A chlorella, um superalimento

A chlorella é coberta por uma camada externa que, por um lado, tem a função de proteger seu interior. Por outro lado, permite absorver todos os nutrientes da água.

É primordialmente esta qualidade que a torna em um superalimento. A alga é rica em proteínas, ômega 3, fibras, vitaminas, minerais, 19 aminoácidos e betacaroteno.

Por que é bom consumir chlorella?

Além de proporcionar grandes quantidades de nutrientes e minerais, a chlorella pode ser um remédio desintoxicador efetivo. Também, pode trazer uma sensação de bem-estar geral.

Isso se deve, principalmente, ao alto teor de clorofila. Uma substância que permite a fotossíntese nas plantas.

Também possui outras séries de benefícios para o organismo. Pegue lápis e papel!

Ajuda a prevenir algumas doenças

Chlorella ajuda na memória

Visto que a chlorella contribui para o fortalecimento do sistema imune, pode ajudar a prevenir alguns tumores. Assim como a perda de memória ou o envelhecimento.

No entanto, não esqueça que a prevenção não significa que estas doenças não possam aparecer no futuro. Por esta razão, consulte com um médico sempre que for necessário.

Outros benefícios da chlorella

  • Pode ser útil para eliminar o mercúrio do organismo. Como também outras toxinas. E não é só isso, pode também ser um excelente regenerador celular. 
  • Fornece energia, fortalece as articulações e o tônus muscular.
  • Ajuda a facilitar a digestão e aliviar a prisão de ventre; ademais, é uma grande aliada no emagrecimento, visto que pode proporcionar uma sensação de saciedade.
  • É necessário destacar seus benefícios no alívio de feridas e úlceras. Assim como na proteção contra os raios ultravioleta.

A chlorella tem contraindicações?

Não existe nenhum efeito secundário grave relacionado com o consumo de chlorella. No entanto, em doses elevadas pode produzir fotossensibilidade, aumento do ácido úrico, náuseas e mal-estar estomacal.

Por seu efeito digestivo, pode causar mudanças na cor das fezes, gases, diarreia e dor de estômago.

Dessa forma, não se aconselha seu consumo durante a gravidez e o período de lactação. Posto que são desconhecidos seus efeitos nestes casos.

Olhe também este artigo: 8 hábitos para ter uma gravidez saudável

Para saber se pode consumir a chlorella sem problemas, teste-a primeiramente, misturando uma colher pequena (5 g) em um copo de água (200 ml).

Caso sofra qualquer efeito adverso ou dores, suspenda imediatamente o consumo e procure um médico.

Como posso consumir a chlorella?

Caso tenha decidido consumir esta alga, saiba que pode ou consumi-la em comprimidos ou em pó. Isso a torna um bom complemento nutricional, por isso pode ser adicionada em sucos, molhos, temperos, bebidas ou em um copo de água.

Em seguida mostraremos umas das possíveis formas de consumi-la: por meio de uma deliciosa bebida. Preste atenção!

Bebida depurativa com chlorella

Chlorella: receita de bebida deliciosa

Ingredientes

  • 1 cenoura
  • 1 xícara de suco de toranja (250 ml)
  • Gengibre fresco (a gosto)
  • 1/2 colher de chlorella em pó (3 g)
  • Mel orgânico ou adoçante (a gosto)
  • Gelo (a gosto)

Descubra: 13 razões para usar gengibre diariamente

Modo de preparo

  • Lave bem a cenoura e o gengibre e corte-os em pedaços pequenos.
  • Em um liquidificador, adicione todos os ingredientes, incluindo a chlorella.
  • Bata até não ficarem grumos. Terá uma rica bebida, para ser tomada cada vez que quiser eliminar toxinas.

Algumas recomendações mais

Sugerimos iniciar o consumo de chlorella gradativamente, com água ou suco de frutas. Caso queira uma bebida diária, pode alternar o suco de toranja por outro de sua preferência. Também a cenoura por morangos.

Do mesmo modo, pode liberar sua criatividade e preparar ricas vitaminas para o dia a dia. Pode tomá-las antes de treinar ou de tarde. Assim terá um extra de energia.

Se você seguir estas recomendações e conselhos, a chlorella se converterá uma opção saudável para sua dieta. Não hesite em experimentar!