Algas para uma alimentação saudável

16 de fevereiro de 2019
Você já comeu algas? Continue coma gente para descobrir mais sobre seus benefícios.

Quando falamos de vegetais a maioria das pessoas pensam imediatamente naqueles provenientes da terra. No entanto, há também aqueles que vêm do mar: que são as algas. 

A primeira coisa que você deve saber é que são um dos alimentos naturais mais antigos do planeta. Embora hoje não seja muito comum consumi-las, civilizações antigas o faziam. Um exemplo são os astecas que, no século XIV já consumiam espirulina.

Com o passar dos anos este costume foi perdido, até recentemente. Continue lendo para descobrir mais sobre estes incríveis alimentos.

Algas para uma alimentação saudável que ajuda a perder peso

A primeira das contribuições das algas na alimentação saudável vem do fato de que você vai perder aqueles quilos a mais que tanto te incomodam. As algas que têm o melhor efeito neste sentido são as pardas, graças à fucoxantina que fornecem.

Algas para uma alimentação saudável

A fucoxantina é uma espécie de carotenoide e também o pigmento natural destas algas. Além disso, tem um efeito queimador de gordura, que favorece a perda de peso quando você mantém uma dieta saudável. Tem sido demonstrado que este químico ajuda a controlar os níveis de triglicérides, a pressão arterial e a gordura acumulada no fígado.

Nossa recomendação é que pelo menos uma vez por semana você inclua algas pardas em sua dieta. Você pode usá-la como base para suas saladas e ir consumindo cada vez mais e mais.

Combatem e evitam o câncer

Você tem um histórico de câncer em sua família? Tem medo que essa doença também te afete um dia? Embora nunca seja possível garantir que você está completamente a salvo, existem alimentos que podem reduzir o risco. E é justamente esta uma das contribuições das algas na alimentação saudável.

Foram realizados vários estudos que embasam essa ideia. O primeiro deles estudou os efeitos de espirulina em pessoas com câncer oral. O teste durou 12 meses e no final, foi encontrada uma redução significativa nos sintomas.

A espirulina é uma das algas mais comercializadas porque fornece proteína e vitamina B12. No momento da compra, verifique se ela provém de uma alga de boa qualidade. Por serem tão comerciais, foram sugeridas fazendas especializadas em sua produção.

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Melhoram a saúde cardíaca

Uma das contribuições das algas na alimentação saudável é a sua capacidade de proteger a sua saúde cardiovascular e prevenir o fígado gorduroso. Se você está sofrendo de qualquer um dos dois problemas, ou se você tem uma alimentação pouco saudável, preste muita atenção.

Algas para uma alimentação saudável para o coração

Foi demonstrado que as algas azuis melhoram o perfil lipídico, previnem a inflamação e diminuem o estresse oxidativo. Isso se traduz em um fígado mais resistente aos efeitos de elementos nocivos, como álcool ou gordura. Também reduz o risco de que seu coração tenha problemas para funcionar corretamente.

Reduzem a inflamação e a dor

Você está lidando com a dor e inflamação causadas por doenças metabólicas? Neste caso, você vai adorar saber que a Laurencia obtusa, uma alga vermelha, reduz os efeitos da inflamação. Também foi demonstrado que este tipo de alga tem um efeito analgésico bastante potente.

A única coisa que você precisa é comer cerca de 50 miligramas por quilo que você pesar. Para cobrir esta porção recomendamos que você coma este tipo de alga várias vezes por semana.  Outro tipo de alga que tem um efeito anti-inflamatório é a Pyropia yezoensis. Ela possui quantidades elevadas de peptídeos ativos que protegem contra a inflamação.

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Os melhores tipos de algas que você pode consumir em sua dieta

Algas em frascos

Há uma grande variedade de vegetais procedentes do mar que você pode incluir em sua dieta. Em particular, procure consumir os seguintes tipos regularmente:

  • Spirulina. Ele fornece os 34% de proteína que você precisa por dia e 200 mcg de vitamina B12 em apenas 100 gramas de alga. É a mais comum, então será fácil de encontrar.
  • Chlorella. É uma alga rica em clorofila, que facilita a limpeza de seus órgãos. É perfeita para um regime desintoxicante sem te matar de fome ou seguir dietas excessivas. Além disso, é rica em betacaroteno, selênio, vitamina B12, C e E

Você já comeu algas? Quais são suas favoritas? Como você os prepara?

  • Ho S-H, S-W Huang, C-Y Chen, T Hasunuma, A Kondo & J-S Chang. 2013. Characterization and optimization of carbohydrate production from an indigenous microalga Chlorella vulgaris FSP-E. Bioresource Technology 135: 157-165.
  • Silveira-Font, Yadira, Gómez-Luna, Liliana, Kufundala-Wemba, Marília D., Salazar-Hernández, Dianelys, & Ortega-Díaz, Yadenis. (2018). Variación de la composición de pigmentos de Chlorella vulgaris Beijerinck, con la aplicación del campo magnético estático. Revista Cubana de Química30(1), 55-67.  http://scielo.sld.cu/scielo.php?script=sci_arttext&;pid=S2224-54212018000100005&lng=es&tlng=es.
  • Ponce López, Ernesto. (2013). Superalimento para un mundo en crisis: Spirulina a bajo costo. Idesia (Arica)31(1), 135-139. https://dx.doi.org/10.4067/S0718-34292013000100016
  • Belay, A. 2002 The potential application of Spirulina as a nutricional and therapeutic supplement in health management. JANA, 5: 27-48