Como é uma dieta saudável sem glúten?

01 Agosto, 2020
Uma dieta saudável e sem glúten evita completamente todos os tipos de alimentos que possam conter essa proteína. No entanto, em adultos saudáveis, adotar esse tipo de dieta pode ser prejudicial.
 

Você já se perguntou como é uma dieta saudável sem glúten? Primeiro de tudo, é preciso que fique claro que não há necessidade de eliminar o glúten da dieta se você não tiver nenhuma doença que impeça seu consumo. Decidir manter uma alimentação sem glúten não significa ter uma alimentação mais saudável.

Como algumas pesquisas sobre esse tema destacam, a eliminação da dieta de cereais que contêm glúten pode ser prejudicial para a flora intestinal normal do adulto saudável. Agora, se mesmo assim você quer saber o que comer para ter uma dieta saudável sem glúten, continue lendo e siga em frente!

Dieta saudável sem glúten: o que você deve saber

O mais importante em qualquer tipo de dieta que você queira fazer, incluindo a dieta saudável sem glúten, é respeitar os princípios básicos de alimentação, que são:

  • Quantidade: a dieta deve atender às suas necessidades diárias de energia.
  • Qualidade: deve ser completa e fornecer todos os nutrientes.
  • Equilíbrio: a relação entre os tipos de alimentos deve ser proporcional às suas necessidades.
  • Seleção adequada: selecionar corretamente os alimentos e a forma de prepará-los.

Não perca: Doença celíaca ou intolerância ao glúten: o que é?

Como em qualquer plano alimentar, uma dieta saudável sem glúten deve levar em consideração características como qualidade, quantidade e seleção de alimentos adequados.
 

Quais alimentos devo excluir para ter uma dieta sem glúten?

É muito simples: você deve evitar ou excluir todos os alimentos que contenham trigo, cevada, centeio ou até aveia em alguns casos. Para mais informações, você pode consultar essa tabela publicada pela Associação de Celíacos da Catalunha. No Brasil, consulte a Associação dos Celíacos do Brasil – ACELBRA.

Um detalhe relevante que todos devem levar em consideração é conferir o rótulo dos alimentos antes de comprá-los. Embora algumas pessoas ignorem esse fato, existem alimentos que aparentemente não contêm glúten, mas o usam como um extra em seu processo de fabricação.

Isso pode ocorrer, por exemplo, em carnes processadas ou produtos à base de carne. Um alimento processado pode conter glúten como:

  • Ingrediente em sua preparação. Seja trigo, cevada, centeio ou seus derivados.
  • Glúten oculto. Um aditivo que contém glúten e não é declarado.
  • Contaminação cruzada. Pela introdução involuntária de glúten em um alimento naturalmente desprovido dele ou processado como “sem glúten”.
Quando se trata de fazer uma dieta saudável sem glúten, é necessário verificar cuidadosamente os rótulos dos produtos. Alguns contêm glúten oculto ou foram expostos à contaminação cruzada.

Quais alimentos são saudáveis ​​e sem glúten?

Existe uma grande variedade de alimentos que você pode consumir sem nenhum problema. O mais importante é respeitar o conceito de uma dieta saudável e equilibrada, ou seja, sem excluir nenhum dos principais grupos de nutrientes. Entretanto, o ideal é primeiro consultar um nutricionista para avaliar se esse tipo de dieta é adequada para você.

 

Leia também: Nem glúten, nem lactose: a dieta da moda

Alimentos recomendados

  • Todos os legumes e frutas são uma excelente escolha.
  • Carne, frango, peixe, coelho e frutos do mar.
  • Cereais à base de milho, farinha de milho, massas sem glúten.
  • Laticínios e queijos.
  • Gorduras saudáveis ​​como abacate, azeite de oliva e frutos secos.

Você pode ter uma dieta totalmente variada e saudável se optar por se alimentar sem consumir glúten. Atualmente, existem muitas opções com alimentos saborosos e sem glúten.

Se for comer fora, informe antes no lugar que você é sensível ao glúten. Dessa forma, será possível evitar qualquer risco de contaminação cruzada durante o preparo dos alimentos.

Em resumo, você deve ter em mente que não se trata de seguir uma dieta saudável sem glúten simplesmente porque está na moda. Embora esse tipo de dieta tenha mostrado benefícios para o controle de peso e algumas condições, não é o mais adequado para pessoas que não são intolerantes ou celíacas. Portanto, o melhor é consultar um nutricionista.

 
  • De Palma G, Nadal I, Collado MC, Sanz Y. Effects of a gluten-free diet on gut microbiota and immune function in healthy adult human subjects. Br J Nutr. 2009; 102 (8):1154-1160.
  • Niland B, Cash BD. Health Benefits and Adverse Effects of a Gluten-Free Diet in Non-Celiac Disease Patients. Gastroenterol Hepatol (N Y). 2018;14(2):82–91.
  • Jones AL. The Gluten-Free Diet: Fad or Necessity?. Diabetes Spectr. 2017;30(2):118–123. doi:10.2337/ds16-0022
  • Melini V, Melini F. Gluten-Free Diet: Gaps and Needs for a Healthier Diet. Nutrients. 2019;11(1):170. Published 2019 Jan 15. doi:10.3390/nu11010170
  • Lichtenstein GR. Gluten-Free Diet. Gastroenterol Hepatol (N Y). 2018;14(2):67.