8 alimentos que melhoram a saúde da pele

Além de cuidar da nossa pele a partir do exterior com tratamentos cosméticos, também podemos otimizar sua condição através da nossa dieta se fizermos as escolhas certas. Conheça os alimentos que melhoram a saúde da sua pele.

Você gasta muito dinheiro em cremes que prometem cuidar da saúde da sua pele, mas não vê resultados efetivos? Antes de ficar desapontado e continuar gastando dinheiro, deve saber que é melhor começar a cuidar do seu corpo de dentro para fora para favorecer a sua aparência com alimentos que melhoram a saúde da pele.

Você tem excelentes aliados diretamente na sua cozinha para atrasar os sinais de envelhecimento e manter a pele radiante. Estes são alguns alimentos que melhoram a saúde da pele.

A lista é longa, algo bom porque facilita a escolha das suas opções preferidas, permitindo manter uma dieta variada.

Alimentos que melhoram a saúde da pele

1. Romãs

Romã

As romãs são excelentes e estão entre os alimentos que melhoram a saúde da pele por vários motivos:

  • O primeiro é que são ricas em antioxidantes que reduzem o dano celular e ajudam a regenerar a pele.
  • Isto é complementado por suas propriedades antissépticas e anti-inflamatórias que impedem a proliferação de bactérias e infecções.

Caso você tenha problemas de acne e inflamação na pele, consuma uma romã por dia sempre que puder.

2. Chá verde

chá verde é uma bebida rica em antioxidantes. Ao contrário das romãs, o chá verde está disponível durante todo o ano, por isso ajuda a melhorar a saúde da sua pele de forma contínua.

É uma bebida perfeita para substituir o café e os refrigerantes. Se você não gosta do seu sabor, combine com frutas ou com outros ingredientes, como a hortelã.

Entre os motivos para beber esse chá encontramos:

  • Mantém sua pele hidratada
  • Fornece antioxidantes
  • Reduz o risco de problemas cardíacos
  • Sua pele ficará mais elástica e macia
  • Reduz os efeitos da exposição aos raios UV

Você pode beber tanto chá verde quanto quiser. No entanto, se não é um consumidor frequente, você pode começar com uma xícara por dia para ir tomando gosto.

As melhores versões são as mais naturais que conseguir encontrar no seu mercado local. Se optar por um chá comercial, verifique o rótulo para se certificar de que não está consumindo aditivos extras.

3. Salmão

Salmão

O próximo dos alimentos que melhoram a saúde da pele é muito nutritivo e um dos mais saudáveis ​​que você pode encontrar.

Sua contribuição de ácidos graxos ômega-3 ajuda a reduzir os efeitos do sol, especificamente a inflamação que ele costuma causar.

Sendo rico em proteínas, o salmão evita a flacidez pois ajuda na construção de músculos.

4. Tomate

Se você está procurando uma opção simples para cuidar da saúde da sua pele, você deve experimentar o tomate. Por ser rico em licopeno, ele atua como protetor solar natural e é fácil de incluir na dieta.

Além disso, tem um alto teor de água, o que ajuda a hidratar a pele. Recomendamos que você o inclua em sua dieta diária. Se você não gosta muito do seu sabor, pode experimentar a seguinte máscara:

Ingredientes

  • 1 tomate maduro
  • 1 colher de açafrão em pó (15 g)

Preparação

  • Misture os dois ingredientes até obter uma pasta homogênea.
  • Lave o rosto, aplique a máscara e cubra com uma toalha macia.
  • Deixe descansar por 15 minutos e enxágue com água fria.

Você pode aplicar esta máscara uma vez por semana ou quando quiser ter um rosto relaxado e fresco. Também é uma boa ideia usar depois de se expor ao sol sem os cuidados adequados.

5. Ovo

Ovos

É um alimento com poucas calorias, rico em vitaminas e minerais. Embora os ovos tenham alto teor de colesterol, eles também são uma excelente fonte de proteína.

É um dos alimentos que melhoram a saúde da pele graças ao seu alto teor de colina, um nutriente vital para o corpo para construir membranas celulares.

Isso significa que suas células se regenerarão com a melhor qualidade possível.

Uma boa opção é incluir um ovo por dia em sua dieta e limitar a quantidade de óleos e gorduras que você usa para prepará-los.

6. Soja

Você provavelmente já ouviu falar que as mulheres asiáticas têm uma pele excepcional e poucas rugas. Uma das razões é o consumo de soja, um alimento rico em isoflavonas.

Esses nutrientes ajudam a promover a produção de colágeno e impedem sua quebra. Recomendamos adicionar pelo menos uma porção de soja por dia na dieta.

  • Se você não a consome regularmente, tente várias opções até se tornar um hábito.
  • Se você costuma fazer vitaminas, inclua leite de soja para melhorar a saúde de sua pele.

7. Água

Mulher bebendo água

A melhor maneira de manter a saúde da sua pele é bebendo bastante água natural. Isso irá ajudá-lo a:

  • Eliminar toxinas
  • Ter uma pele mais macia e elástica
  • Regular os níveis de glicose que podem causar síndrome metabólica

No mínimo, certifique-se de consumir dois litros de água por dia. Ela deve ser livre de açúcares e adoçantes artificiais. Se você não gosta de água sem sabor, experimente as infusões.

8. Carnes vermelhas magras

O último dos alimentos que melhoram a saúde da pele são as carnes magras. Estas fornecem proteínas de alta qualidade que fortalecem os músculos e reduzem a flacidez da pele pela contribuição de colágeno e elastina.

  • Tente incluir um corte deste tipo de carne todos os dias, acompanhado de vegetais e evitando gorduras.
Recomendados para você