Como preparar um creme natural para proteger sua pele dos efeitos do sol

· 6 de julho de 2017
Graças às propriedades de seus nutrientes, este creme natural pode se converter em um dos nossos melhores aliados na hora de proteger a pele contra os efeitos prejudiciais do sol.

A exposição contínua da pele aos raios ultravioleta está relacionada ao surgimento de manchas, rugas, e sinais precoces da idade. Por isso, neste artigo recomendaremos um creme natural para evitar que sua pele sofra com os efeitos do sol.

À primeira vista não nos damos conta de que geram danos irreversíveis nas células, que com o passar do tempo podem chegar a provocar o câncer de pele ou melanoma.

O mais preocupante é que seus efeitos não são visíveis de forma imediata, dessa forma, a maioria ignora os cuidados necessários para minimizar seu impacto.

Por essa razão têm surgido muitos produtos com propriedades protetoras cuja aplicação reduz o ressecamento da pele e outros efeitos negativos do sol.

Entre essas opções encontramos um creme 100% natural no qual se combinam vários ingredientes com benefícios para a pele. Queremos compartilhar em seguida suas principais propriedades e  esta simples receita para prepará-lo em casa.

Não deixe de experimentar!

Creme natural para proteger a pele dos efeitos do sol

Protetor solar natural

O creme natural para proteger a pele dos raios do sol, é um produto elaborado a partir da combinação de ingredientes repletos de nutrientes e benefícios.

Seu principal ativo é o óxido de zinco, uma substância que cria uma barreira protetora contra o sol, por isso reduz os seus danos no tecido cutâneo e nas células.

Pode ser encontrado em alguns protetores solares vendidos no mercado, ainda que seja um fator de proteção mais suave. Além disso, são aproveitadas as propriedades da cera de abelhas, conhecida na cosmética natural por sua ação hidratante, antioxidante e regeneradora.

Veja também: 3 sucos antioxidantes para combater o envelhecimento precoce

Os ingredientes são cheios de nutrientes essenciais que, depois de serem absorvidos pela pele, ajudam a equilibrar o seu PH e o nível de umectação.

Por outro lado encontramos um  prodigioso óleo de coco em gel de aloé vera, dois ingredientes altamente hidratantes que costumam ser utilizados como alternativa de muitos produtos de beleza tradicionais.

Seu uso regular diminui a ação negativa dos radicais livres, o excesso de ressecamento ocasionado pelas toxinas, e os desequilíbrios na atividade das glândulas sebáceas.

Além disso, suas propriedades regeneradoras, refrescantes, e antimicrobianas ajudam a cuidar da pele e das agressões solares, curando as queimaduras e evitando a morte dos tecidos.

Como preparar este creme natural para proteger a pele do sol?Creme natural à base de coco

Pela interessante e nutritiva combinação de ingredientes, este produto natural é recomendado para todos os tipos de pele.

Sua aplicação não provoca excesso de produção de oleosidade, nem problemas com poros dilatados que tendem a se obstruir.

Sem dúvida, é importante esclarecer que seus compostos devem ser 100% orgânicos, pois nesta apresentação eles conservam a totalidade de suas propriedades.

Ainda que existam marcas que são bastante econômicas, costumam ser produtos refinados em cuja elaboração são diminuídas suas qualidades nutricionais.

Creme caseiro para proteger a pele do sol

Ingredientes

  • 1 copo de óleo de coco sólido (200 g)
  • 2 colheres de sopa de cera de abelha (30 g)
  • 2 cápsulas de óleo de vitamina E
  • 5 colheres de chá de óxido de zinco puro (25 g)
  • 4 colheres de sopa de gel de aloe vera (60 g)
  • Uma colher de sopa de extrato de semente de uva (10 ml)

Utensílios

  • 1 frasco de vidro com tampa
  • 1 colher de madeira

Preparação

  • Primeiramente coloque o óleo de coco sólido em um recipiente resistente ao calor e aqueça em banho-maria.
  • Deixe que aqueça durante alguns minutos, e em seguida acrescente a cera de abelhas
  • Mexa com um utensílio de madeira e assegure-se de que ambos os compostos fiquem bem integrados
  • Logo em seguida retire-os do fogo e misture-os com as duas cápsulas de óleo.
  • Espere alguns segundos e acrescente o óxido de zinco e o gel de aloe vera
  • Continue mexendo e, antes que se solidifique, armazene em um frasco de vidro e agregue o extrato de sementes de uva.
  • Por fim, tampe bem o produto e deixe repousar em um lugar fresco e escuro.

Também recomendamos ler: Aprenda a preparar um esfoliante natural para o rosto e os lábios

Modo de aplicação

  • Logo após obter um produto com textura cremosa, pegue uma pequena quantidade com as pontas dos dedos e aplique.
  • Assegure-se de esfregá-lo bem até que se absorva, e deixe agir sem enxaguar.
  • Repita o seu uso todos os dias, e duas vezes durante o dia se estiver muito sol.

Você se preocupa com os efeitos do sol em sua pele? Então, anime-se a preparar este produto de origem natural e aproveite uma proteção extra de nutrientes para manter a pele mais bonita e saudável.

  • FLOR, Juliana; DAVOLOS, Marian Rosaly; CORREA, Marcos Antonio. Protetores solares. Química Nova, p. 153-158, 2007.
  • GALEMBECK, Fernando; CSORDAS, Yara. Cosméticos: a química da beleza. http://3. web. ccead. pucrio. br/. Acessado em, v. 2, n. 09, p. 20103, 2011.
  • MILESI, Sabrine da S.; GUTERRES, Silvia Stanisçuaski. Fatores determinantes da eficácia de fotoprotetores. Caderno de farmácia. Porto Alegre, RS. Vol. 18, n. 2 (jul./dez. 2002), p. 81-87, 2002.