5 estratégias psicológicas para perder peso

· 20 de abril de 2019
Neste artigo você vai descobrir as melhores estratégias psicológicas para perder peso sem utilizar somente o seu esforço. Você se anima a experimentar?

Perder peso será saudável, sempre que não nos excedamos arriscando nossa saúde. Para facilitar o processo podemos usar algumas estratégias psicológicas para perder peso.

Para saber se nos encontramos em nosso peso “ideal” ou recomendável devemos calcular nosso IMC (índice de massa corporal). Assim, se por exemplo, medimos 1,70, nosso peso ideal estaria entre 53 e 72 quilos.

Se você sobrepassar o IMC recomendado ou se quiser baixar alguns quilos mas não consegue, estas estratégias psicológicas para perder peso vão te ajudar. Hoje aqui, vamos contar quais são as mais efetivas.

O que está esperando para começar?

Estratégias para perder peso

1. Nunca faça compras com fome

Não comprar comida quando estamos com fome

Uma das primeiras estratégias psicológicas para perder peso é nunca ir ao supermercado com fome. Este é um conselho do qual se fala muito, mas que muito poucas pessoas põem em prática.

Este é um erro grave, já que isso provocará que você adquira comida de que não precisa, e pode se entusiasmar com ofertas de confeitaria ou outros alimentos nada saudáveis. Então, em lugar de perder peso, você vai ganhar uns quilos a mais.

2. Não deixe à vista determinados alimentos

Você aumenta de peso porque não pode evitar os chocolates quando os vê? Sendo assim, outra das estratégias psicológicas para perder peso é tirar da sua vista os alimentos que não ajudam a conseguir seu objetivo.

Se você adora chocolate, por exemplo, então o melhor é não o comprar. Mas, se alguém presentear você com esse doce irresistível, então coloque-o bem no fundo do armário.

Certamente já aconteceu que você encontrou alimento guardado lá no fundão da prateleira e que terminou esquecendo que ele existia.

Leia também: Diferenças entre a fome real e a ansiedade por comida. Descubra-as!

3. Coma devagar e sem pressa

Comer devagar é uma estratégia para perder peso

Às vezes, com certeza, não tem outro jeito a não ser comer muito rápido. Mas, se você puder evitar isso. É bem melhor. Quando você come devagar e sem pressa engana o estômago. Isso faz com que ele fique cheio antes e, portanto, evita que você se sinta pesado depois de comer e assim, favorece a perda de peso.

Se você costuma tomar o café da manhã muito rápido e com pressa, experimente acordar um pouco mais cedo. Isso te tirará alguns minutos de sono, mas será um benefício para perder peso.

Não deixe de ler: Cafés da manhã para perder peso de forma saudável

4. Livrar-se da ansiedade é uma das estratégias psicológicas para perder peso

A ansiedade é um dos motivos pelos quais você pode comer mais sem ter fome. Se é isso o que está provocando seu aumento de peso, comece a pôr em prática diversos hábitos que te ajudem a liberar a ansiedade.

O mais fácil e simples é fazer exercício. Se puder realizá-lo à noite, melhor ainda, já que assim você liberará todo o estresse que acumulou durante o dia. Também nos finais de semana, não duvide em fazer caminhadas ao ar livre, desfrutando a natureza. É uma prática excelente para lidar com a ansiedade.

5. Não coma até ficar saciado

Estratégias psicológicas para perder peso: evite comer por ansiedade

Você se sente “cheio” depois que termina de comer? A comida sempre te cai mal durante a pausa do trabalho? A última das estratégias psicológica para perder peso é tomar determinadas ações para evitar comer e sentir-se mal. Entre elas:

  • Pôr menos comida no prato.
  • Não repetir.
  • Não comer sobremesa.
  • Colocar no prato alimentos que você sabe que não vão fazer você se sentir pesado.

Nossa tendência é comer até sentir-nos saciados, mas isso não é necessário. Existe um ponto que sabemos que se o passamos, vamos a sentir-nos muito pesados, já que a digestão será mais lenta.

Você começou um plano para perder peso? Está tendo em conta alguma das estratégias que mencionamos para lograr seu objetivo? Então, queremos que você se anime a pôr em prática algumas das estratégias porque certamente vão ajudar muito a alcançar seu objetivo.

E não se esqueça de fazer exercícios regularmente e incluir frutas e vegetais para uma dieta equilibrada.